Home > Acir Antão > Acir Antão

Acir Antão

Na foto: Três grandes jornalistas de Minas: Lauro Diniz, João Carlos Amaral e Nestor Oliveira. A rigor, um time da pesada e que influencia nos bastidores da comunicação mineira

SACRÍFICIO – O prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), durante a campanha eleitoral, passou para o povo da cidade que ele lutava contra a caixa-preta da BHTrans, como se ele não tivesse a chave do cofre. Kalil dizia, na oportunidade, que estava lutando contra os desmandos no transporte coletivo, como se isso não fosse responsabilidade dele. Ficou a imagem péssima de que os empresários dos ônibus são os culpados de tudo que acontece de errado em nosso sistema de transporte público. Sempre que os empreendedores são chamados a colaborar estão prontos. Foi assim com a implantação do BRT, apelidado de MOVE em Belo Horizonte, com compra de novos ônibus e, ainda, na renovação da frota com ar refrigerado e freio a ar. Tudo isso custa dinheiro e investimento. Tem mais de um ano que o prefeito não concede aumento de passagens em Belo Horizonte e, mesmo assim, os empresários estão esperançosos com a chegada da vacina para que o comércio e a indústria voltem a funcionar normalmente e o passageiro ande de ônibus como antes.

UMA PEQUENA HISTÓRIA – A imprensa nunca foi de noticiar suicídio, porque a simples divulgação aumentava o volume de casos. Sendo assim, por iniciativa própria, passamos a não divulgar mais. Agora vem a informação de Brasília que o ministro da Justiça, com base na Lei de Imprensa, está tentando processar o jornalista e escritor Rui Castro que, em artigo na Folha de S. Paulo, defendeu que o presidente Jair Bolsonaro se suicide, comparando-o ao norte-americano Donald Trump que incentivou a invasão do Congresso. No artigo, Castro se lembrou do suicídio de Vargas que deixou carta dizendo que deixava a vida para entrar na história e, durante muito tempo, foi à referência das classes trabalhadoras do Brasil.

GOSTODE GOVERNAR – Parece que o nosso governador Romeu Zema (Novo), depois de 2 anos de mandato, resolveu deixar a Cidade Administrativa e andar pelo estado. Nesta última semana, esteve visitando várias cidades do Sul de Minas, onde foi a empresas e incentivou a criação de novos empregos. Aproveitou as viagens para fazer uma inspeção na distribuição de seringas que serão usadas na imunização contra a COVID no estado. Segundo Zema, em Minas não faltará insumos para a vacinação.

DA COCHEIRA

Brigando com os bancos, o jornalista Paulo Ponce anda irritado com o Banco Itaú. “O banco oferece crédito consignado, mas a taxa de juros nunca é a mesma indicada na hora da negociação”, afirma. O cliente se sentiu duplamente “enganado” ao procurar um escritório de advocacia especializado que prometeu resolver tudo certinho, mas terminou, na realidade, foi complicando ainda mais a situação. Ou seja, ao final da pendenga, o valor a ser quitado passou ser ainda mais escorchante. “Um horror”, comenta o jornalista.

A 9ª edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo, com inscrições que começam no dia 1º de fevereiro, terá um tema único: a recuperação econômica dos setores de comércio e serviços de Minas Gerais. Em função da pandemia, o prêmio foi reformulado e teve o prazo de publicação/veiculação das reportagens estendido. Agora, podem concorrer reportagens publicadas/veiculadas entre 1º de outubro de 2019 a 21 de fevereiro de 2021.

Já está tudo certo entre o prefeito Alexandre Kalil (PSD) e seu vice Fuad Noman (PSD). Enquanto Kalil vai cuidar de viajar pelo estado e tocar sua futura campanha visando o governo do Estado, Noman vai tocar obras.

O presidente do Cruzeiro vem anunciando que vai transferir a sede do clube do atual prédio na Rua dos Timbiras, construído na administração de Zezé Perrella, para as dependências do chamado Shopping do América, em Santa Efigênia. Interessante é que ninguém reclamou e que se Sérgio Rodrigues quiser, pode usar a sede do Barro Preto, na Rua Guajajaras, que tem espaço para todos e não vai precisar da suprema humilhação de se abrigar na sede do América.

O município de Contagem perdeu no coração do Eldorado um terreno que foi a sede da Cuco e, depois, o Centro de Consultas Iria Diniz. De repente colocaram tapumes e até mesmo a Feira de Artesanato foi transferida para outro local. Ninguém reclamou e quis saber o que aconteceu. O que era público virou privado. A Câmara Municipal permanece em silêncio.

ANIVERSARIANTES

Domingo, dia 17 de janeiro
Jornalista Clever Ribeiro – Rádio Itatiaia
Radialista Beth Seixas
Jornalista Fernando Elias

Segunda-feira, 18
Sambista Reinan de Oliveira
Júlia Antoneli
Radialista Almir Roberto

Terça-feira, 19
Jornalista Maria Cláudia Santos – editora Itatiaia
Paulo Henrique
Coronel Ramon Zuretta
Cristiano Iderlandes – Edição do Brasil

Quarta-feira, 20
69 anos de fundação da Rádio Itatiaia
Lomelino de Andrade Couto
Wiliam Sebastião Penido do Vale – ex-presidente da Copasa

Quinta-feira, 21
Jornalista Fábio Doyle – Jornal Estado de Minas
Empresário Waldemar de Castro
Agnes Melgaço

Sexta-feira, 22
Radialista Haroldo Ameno
Marli Amorim Lobo Cordeiro
Priscila Batista Torres de Lacerda

Sábado, 23
Radialista Enoque Passos
Jornalista Joana Dias
Jornalista Gabriela Speziali – Rádio Itatiaia

A todos, os nossos parabéns!

O conteúdo desta coluna é de responsabilidade exclusiva do seu autor