Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Perguntar não ofende…
Muito badalado como um homem culto, o senador Antonio Anastasia (PSD) chegou a ser cogitado para presidir o Senado. Além disso, ele é citado também para se tornar ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), entre outros cargos de relevância no âmbito da Justiça brasileira.
Comentário único. Em Minas, um levantamento realizado pela denominada grande imprensa, constatou uma realidade: quando ele foi governador mineiro não fez nenhuma grande obra para marcar época.
Cena final. Politicamente, Anastasia só foi vitorioso quando pertencia ao grupo de Aécio Neves (PSDB): foi eleito governador e senador. No pleito para governador, em 2018, tentou voltar ao comando do Executivo, mas foi derrotado. Na oportunidade, ele já estava afastado de seu antigo padrinho Aécio, envolvido em várias denúncias que, por sinal, continuam sendo apuradas até hoje.

Brant x Zema
No Café Boca de Pito, no edifício 5ª Avenida, região Centro- -Sul de BH, a vida de personalidades públicas servem sempre de munição para comentários maldosos. Semana passada, se diziam por lá: “não é nada bom o relacionamento entre o governador Romeu Zema (Novo) e seu vice, Paulo Brant”. Ambos, de acordo com a falação, estariam convivendo apenas institucionalmente. A conferir…

Sucessão estadual
Quando viu o nome do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), sendo lembrado para disputar o governo de Minas, outro parlamentar estadual disse: “ele se declara candidato a governador para, no fim das contas, se tornar vice de Alexandre Kalil (PSD). A ideia é abrir espaço, senão, acaba ficando no limbo”.

Kalil e a imprensa
Mesmo com seu estilo de fazer declarações pesadas, sem muitos rodeios, o prefeito de BH, Alexandre Kalil (PSD), está com muito mais prestígio na imprensa tradicional do que o governador Romeu Zema (Novo). É essa a avaliação da crônica política da capital mineira.

Política em Uberlândia
Reeleito para mais um mandato, o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), reconduzido ao posto com mais de 70% dos votos, tem o seu nome citado frequentemente na lista da política majoritária: às vezes, para ser candidato a governador, vice e, até mesmo, para o Senado. Contudo, ele mesmo nada fala sobre o assunto. Segundo amigos, é cedo para este tipo de manifestação. Comentário final. Apenas para relembrar: o ex-governador Rondon Pacheco, na década de 1970, foi ó ultimo governador nascido em Uberlândia.

Poderoso Oswaldinho
Na administração de Aécio Neves (PSDB) no comando de Minas, a figura mais proeminente era o então poderoso presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), empresário Oswaldo Borges da Costa. Falar com ele então, à época, era um privilégio. Agora, o dito Oswaldinho está na lista de denunciados por maracutaia, tendo em vista a construção da Cidade Administrativa, sede do governo mineiro.

Tribunal de Contas
Como previsto, inclusive por esta coluna, o conselheiro José Alves Viana, mais conhecido como Dr. Viana, ex-deputado estadual, foi eleito para o cargo de presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais.

Sucessão na Granbel
O sonho da prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha (PSDB), sempre foi ser presidente da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel). E, ao que tudo indica, esse desejo pode se tornar real, pois ela foi reeleita para o cargo de prefeita, enquanto o atual presidente, Vitor Penido (DEM), prefeito de Nova Lima, encerra seu mandato neste dia 31 de dezembro.

Superministro
O vice-prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, tem sido chamado nas rodas mais íntimas de “superministro”. Em realidade, o vice-prefeito tem um bom relacionamento fora da capital, especialmente no eixo São Paulo/ Brasília, desde os tempos em que militou como técnico do Banco Central. “O homem é fera para conseguir recursos públicos para a Prefeitura de Belo Horizonte”, dizem amigos.

Política em Sabará
Foram 4 anos de completo isolamento de Wander Borges (PSB) como prefeito de Sabará. Ele sequer apareceu nas reuniões da Associação Mineira de Municípios (AMM), na qual faz parte da diretoria. Agora, espera-se que ele realize uma administração mais voltada em prestigiar os bens culturais e turísticos de sua cidade. Essa é a aposta de pessoas dos meios políticos. Será?
Cena única. Sabará é berço da história de Minas Gerais, mas o seu acervo artístico está empanado.

Ao lado do presidente
A ordem do cerimonial do Palácio foi que, durante solenidade do presidente Jair Bolsonaro com os governadores para lançamento do Plano Nacional de Vacinação, o governador Romeu Zema (Novo) ficasse sentado logo atrás do chefe da nação e, assim, pudesse ser visto por todo o Brasil. Certamente, o cerimonial cumpriu orientação do presidente, não é mesmo gente!?

Candidato caipira
A sucessão para a Câmara de Deputados em Brasília está pegando fogo. Enquanto isto, o único deputado mineiro a se colocar como candidato ao posto de presidente é o parlamentar Fábio Ramalho (MDB), mais conhecido como Fabinho Liderança. Os próprios colegas deles arrematam: “é considerado o candidato caipira. Ou seja, não está sendo levado a sério”. Coitado!

Fiemg, Faemg e a COVID
As duas maiores instituições de produção no estado, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), mesmo em época de pandemia, fizeram um balanço positivo de suas respectivas entidades.

Donos do Galo
Na porta do Café Nice, Centro de BH, são feitos comentários, às vezes, não convencionais. Por exemplo, na segunda-feira, dia 21 de dezembro, um atleticano apaixonado desabafou: “a diretoria do Galo são muitas: a eleita, os membros das famílias de Ricardo Guimarães e de Rubens Menin e o pessoal do médico Renato Salvador, da Rede Mater Dei de Saúde”. Eu, hein!?