Home > Economia > Último trimestre de 2020 tem abertura de 400 mil novas vagas temporárias

Último trimestre de 2020 tem abertura de 400 mil novas vagas temporárias

O ano está chegando ao fim e algumas atividades econômicas estão sendo retomadas aos poucos. E, para quem busca uma oportunidade de emprego e até mesmo a chance de efetivação no mercado, uma pesquisa da Associação Brasileira de Trabalho Temporário (Asserttem) aponta que 400 mil novas vagas temporárias devem ser criadas no último trimestre de 2020. Quem deverá puxar as contratações é o setor industrial.

De acordo com o diretor regional da Asserttem, Glaucus Botinha, a alta demanda está concentrada nos segmentos farmacêutico, embalagens, automobilístico, agronegócio, alimentício, entre outros. “A estimativa é que 60% das 400 mil vagas serão do ramo industrial. O restante é distribuído, principalmente, entre comércio e serviços”, explica.

Segundo ele, os números podem ser explicados por meio de três fatores. “No início da pandemia houve uma redução grande no quadro de funcionários das empresas, sobretudo nas indústrias. E essa retomada no segundo semestre pegou as companhias com poucos colaboradores trabalhando. O segundo ponto é a flexibilidade desse tipo de contrato. Ele possui uma lei especifica e está atrelado ao prazo da demanda complementar de serviço, sendo uma modalidade mais rápida no ato de admissão e com custo mais baixo quando comparado a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O terceiro é que tivemos uma modernização da lei em 2017 e a emissão de um decreto do governo federal no ano passado. Esse conjunto trouxe uma grande segurança jurídica”.

Nos meses de novembro e dezembro, o setor de comércio e varejo deverá ganhar destaque por conta da Black Friday e Natal. “Uma parte dessas 400 mil vagas são para datas comemorativas de final de ano. No entanto, por conta da pandemia, haverá uma contratação menor no setor de varejo e vendas. Além disso, o fenômeno do e-commerce diminuiu a quantidade de oportunidades, pois a atividade do temporário está mais ligada ao trabalho físico”.

Uma boa notícia é que a Asserttem prevê que 20% dos trabalhadores contratados para vagas temporárias serão efetivados após o período. “Isso quer dizer que nos próximos 3 meses, cerca de 80 mil pessoas poderão ser contratadas, sobretudo, aqueles que têm um bom desempenho profissional”, afirma.

Os interessados podem buscar as agências de trabalho temporário. No site www.asserttem.org.br, o cidadão consegue consultar por estado quais são os locais credenciados e associados à entidade. Na página também está disponível as vagas oferecidas pelas empresas. “A maioria delas já utiliza o processo on-line durante a seleção e recrutamento. No decorrer das etapas de admissão pode ser necessária a presença física, mas a prioridade é sempre pelo virtual”, finaliza.

Conquistando uma vaga

Em 2018, a vendedora Edilaine Mota preencheu uma das vagas temporárias e se dedicou ao máximo a desempenhar a sua função. Após o prazo estipulado, ela foi chamada para conversar e decidiram efetivar o contrato de trabalho. “Eu estava desempregada e agarrei uma dessas oportunidades de final de ano. A demanda cresce bastante e sempre procuram mais pessoas para ajudar. Quando entrei fiz o meu melhor, mas não tinha tanta esperança de ser contratada, afinal sei o quanto é difícil”.

Ela conta que ficou muito satisfeita e feliz com a notícia de sua admissão. “Meu salário aumentou e passei a ter mais benefícios. Lá se vão quase 2 anos e eu já consegui realizar várias coisas na minha vida. Amadureci demais nesse tempo e a experiência foi engrandecedora”.