Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Problemas à vista
As grandes empresas também possuem seus problemas neste período de pandemia. Um dos registros que merece destaque foi que muitos hospitais importantes tiveram uma enorme ociosidade. Inclusive, há relatos de empresas de elevado porte, como o Mater Dei, que teria sido obrigado a demitir dezenas de funcionários. A conferir…

Amil x Unimed
Está completando um ano que a empresa Amil, plano de saúde fortíssimo em São Paulo, se afastou do mercado mineiro. Eles ficaram instalados aqui por cerca de 3 anos, mas diante do segmento completamente dominado pela Unimed, os paulistanos bateram em retirada com a promessa de voltarem com mais pujança.

Sucessão no Sicepot
Já se comenta nos bastidores sobre a sucessão de Emir Cadar Filho, atual presidente do Sindicato da Construção Pesada de Minas Gerais (Sicepot-MG). Quem foi mencionado para voltar ao posto é o empresário Alberto Salum. Até recentemente ele negava essa possibilidade, porém, como onde há fumaça pode existir fogo, seria oportuno aguardar a marcha dos acontecimentos.

A pandemia e a Cemig
Um dos símbolos da resistência contra a privatização da Cemig, o engenheiro e ex-diretor da empresa Aloísio Vasconcelos comenta: “o tema está hibernado devido a esses problemas da pandemia. Mas, se o governo voltar a falar no assunto, apresentaremos nossas armas de batalha contra esse possível ato”, avisa.

Ensinamento político
Em Brasília, a frase mais comentada nos bastidores da política ficou com o presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia (DEM-RJ). Após reunião de conciliação com o ministro da Economia Paulo Guedes, ele vaticinou: “A gratidão é uma coisa que não prescreve”.

A importância do turismo
Falando a jornalistas semana passada, a megaempresária Luiza Trajano (Magazine Luiza) comentou: “a volta da plena atividade do turismo é muito importante para a retomada do crescimento econômico. O segmento emprega os mais diferentes perfis. Vai do funcionário que porta o diploma de primário a um dono de avião. Ou seja, uma quantidade enorme de pessoas que fazem parte dessa cadeia produtiva”.

Sucessão em Contagem
Em Contagem, terceiro maior colégio eleitoral de Minas, parece que a situação política e de sucessão vai ser resolvida antes mesmo do pleito. Segundo as últimas pesquisas, a deputada Marília Campos (PT) tem uma frente espetacular em relação aos demais concorrentes. “Mudança de cenário só se vier acontecer algo efetivamente muito grave”, dizem especialistas.

Eleição em Uberlândia
O deputado federal Weliton Prado (PROS-MG), que tem base eleitoral em Uberlândia, não quis ser candidato a prefeito pelo fato de saber que não teria chance de ser eleito. Essa é a avaliação de pessoas que conhecem bem os bastidores da capital do Triângulo Mineiro.

Reforma necessária
Durante um evento na TV Cultura, o experiente empresário e ex-deputado federal, Emerson Kapaz, mandou um recado para o governo federal: “se querem efetivamente diminuir as despesas, cuidem de fazer a reforma Administrativa. A partir daí, aparecem todas as condições para minimizar os pagamentos que hoje comprometem grande parte da arrecadação”, disse.

Sucessão em BH
Todas as vezes que o PT assumiu a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), as esquerdas estavam unidas. Porém, neste pleito, o PT está para um lado, o PCdoB para outro, o PSOL em outra frente e até o PCO atua sozinho. “Com a esquerda dividida, o bicho papão vai adorar”, comenta-se na porta do tradicional Café Nice.

Artigos falsos
Ao avaliar o quadro da crise sanitária, o médico e diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, comentou: “uma média de 80% de todas as publicações referentes à COVID-19 são falsas ou contém informações truncadas. Um verdadeiro lixo! Por conta disso, as pessoas, às vezes, são induzidas a usarem remédios sem receita, mas que na realidade estão sendo medicadas de maneira indevida”.

Copasa x Vale
Pessoas que estiveram em Brumadinho, recentemente, dão conta de que as obras para captação de água do Rio Paraopeba, com a finalidade de abastecer o sistema Rio Manso, podem não ficar prontas até o próximo mês como era previsto no início do projeto. A Vale e a Copasa fizeram uma parceria para tentar resolver o problema de possível desabastecimento na região metropolitana.

Proposta radical
Irado com tanta falácia de Brasília, o filósofo Luiz Felipe Pondé aconselhou: “para conseguir dinheiro destinado a financiar os programas sociais basta cortar em 50% os salários e os gastos em geral de todos os serviços públicos e dos funcionários da capital federal durante um ano. Aí, o problema estaria solucionado”, afirmou.

Sem privatizações
Segundo jornalistas da crônica política de Brasília, o programa de privatizações do governo federal subiu no telhado desde o mês passado, quando foi oficialmente formalizada a parceria entre o presidente Jair Bolsonaro e os deputados do Centrão. “Mesmo assim, o assunto permanece e as promessas de campanha continuam valendo”, avaliam os comunicadores.

Lacerda e a PBH
Irritado com a quantidade de pessoas que vão ao seu encontro apenas para solicitar ajuda financeira para as campanhas, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, desabafou semana passada. “Se soubesse que seria esse desassossego todo, eu preferia ter me candidatado. Já não aguento mais tanta pressão por grana”, teria dito Lacerda.

Duração limitada
Para os especialistas de Brasília, a recente paz entre o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem tempo determinado para subir no muro quando começar a disputa pela presidência da Casa, ou seja, daqui a 40 dias. A conferir…

Eleição em Nova Lima
Na região da grande BH, a situação política mais intensa está em Nova Lima. De um lado, a liderança do atual chefe do Executivo Vitor Penido (DEM) sendo colocada à prova. Do outro, o nome do ex-prefeito Carlinhos Rodrigues (PDT), que está gerando uma celeuma imensa na cidade, inclusive, com acionamento do Judiciário. O bicho vai pegar, ora se vai.

Política em Lagoa Santa
Pessoas próximas ao ex-prefeito Genesco Aparecido Filho (MDB) estão reafirmando que, efetivamente, a pretensão de ser candidato a prefeito nesta eleição estaria suspensa por decisão judicial.