Home > Política > “Planejo ampliar os horários das Unidades Municipais de Educação Infantil para as 19h”

“Planejo ampliar os horários das Unidades Municipais de Educação Infantil para as 19h”

Após atuar como vereador em Belo Horizonte e deputado estadual, o Professor Wendel Mesquita concorre à prefeitura da capital. A saúde pública tem espaço de destaque em seu plano de governo. “Quero criar o projeto Hospital para Todos, que visa a construção de convênios com as redes e hospitais particulares a fim de trazer atendimento para toda a população. A ideia já foi implementada em São Paulo e outras capitais e tem dado muito certo”.

O candidato almeja retomar a Parceria Público-Privada (PPP) do governo Marcio Lacerda. “Vamos aprimorar as estruturas físicas das unidades de saúde, criando uma condição de atendimento mais eficaz. Para melhor assistir à população, pretendo implementar tecnologia aos atendimentos com prontuários eletrônicos, em que qualquer médico possa ter acesso às informações do paciente”.

Antes mesmo de se tornar vereador, Mesquita já demonstrava preocupação com os estragos que a chuva costuma causar na capital. “Criei na época o movimento BH Sem Enchentes. Depois, como vereador, elaborei vários projetos de lei, incluindo um que traz orçamento específico para o combate às enchentes. Naquele tempo, Alexandre Kalil (PSD), destinou R$ 100 milhões para a proposta”.

Ele visa ainda um planejamento para obras. “Quero intervir na Avenida Professor Clóvis Salgado, na Cristiano Machado, na Tereza Cristina e em todos os pontos mais críticos da cidade”.

A educação também receberá atenção. “Essa área passa por um momento crítico, por isso precisamos correr atrás do prejuízo. Pretendo colocar cada ano em 6 meses para que nenhum aluno fique prejudicado devido à pandemia. Além disso, vou investir fortemente na universalização da educação, trazendo reestruturação para as quadras e laboratórios de informática das escolas municipais. Um projeto bem parecido com o ‘Mãos à obra’, criado pelo governo de Minas”.

A tecnologia também é algo que chegará para a educação. “Vou colocar wi-fi gratuito nas escolas e esse dispositivo será aberto à noite para a comunidade do entorno. Além disso, planejo trabalhar na extensão dos horários das Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) de 17h para às 19h, ajudando os pais que trabalham até mais tarde”.

O candidato pensa ainda em investir financeiramente nos alunos. “Vou criar o projeto Poupança Jovem, que o governo de Minas já teve no passado. Nele, os estudantes do ensino fundamental, ao concluírem cada série com média de 70% das notas, recebem um depósito em conta e podem retirar no fim do ano letivo. Além disso, quero instituir o projeto Tarifa Estudantil, no qual o aluno da rede pública pague apenas R$ 2 no transporte até a escola”.

Mesquita finaliza lamentando pelo fechamento de grandes empresas este ano. Para tentar reaver esses empreendimentos, ele visa a criação do microcrédito. “Quero fortalecer a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que teve um orçamento irrisório em 2020. É preciso investir na pasta, incentivar o comerciante, reduzir a carga tributária e elaborar a isenção de IPTU para os lojistas que retornarem aos seus estabelecimentos”.

[table “” not found /]
[table “” not found /]
[table “” not found /]