Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Eleição importante

Em dezembro ocorrerá a eleição para a mesa diretora do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), e, como deve ser mantida a tradição, o atual conselheiro José Alves Viana muito possivelmente será indicado ao cargo de presidente da Corte.

Inversão da pauta

No passado, a frase comum ouvida na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) era: voto com o relator. Hoje, a máxima continua sendo pronunciada, mas quem comanda as votações, especialmente dos projetos enviados pelo Executivo estadual, venha a ser o presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus (PV), já que a liderança do governo continua anêmica.

Bolsonaro em BH

Árduo defensor da candidatura do deputado Bruno Engler (PRTB) à sucessão de Belo Horizonte, o presidente Jair Bolsonaro já determinou a sua assessora que encontre a melhor maneira de garantir apoio ao seu amigo. Aliás, o parlamentar espera ganhar mais corpo junto ao eleitorado da capital. Por enquanto, está muito incipiente.

INSS sem greve

Ao longo dos anos, os funcionários do INSS sempre promoveram greve 2 vezes por ano, ficando assim, vários meses sem atender ao público. Agora, devem estar frustrados, pois essa tradição foi quebrada diante do isolamento social.

Retração econômica

“A queda no Produto Interno Bruto (PIB) em mais de 9% aconteceu de uma vez e assustou a todos. O problema é que a recuperação da economia por conta do baque, lamentavelmente, vai ser muito lenta”, avalia a jornalista Juliana Rosa. Ufa.

Sem dinheiro

Segundo comentários em Brasília, o governo federal já decidiu que somente a partir de janeiro irá buscar, junto aos congressistas, uma solução para garantir a verba necessária para pagamento dos programas sociais, inclusive o Bolsa Família. Agora, o assunto por lá é atender as demandas advindas da COVID-19.

Mateus governador?

O Partido Novo, mesmo do governador Romeu Zema, tem um projeto político em médio e longo prazo. Inclusive, um dos nomes influentes da sigla, Mateus Simões, pode ser um dos futuros candidatos ao governo de Minas. Conversa ouvida na porta do Café Nice, Centro de Belo Horizonte.

Milhões nas escolas

Em São Paulo, conforme autoridades da área de educação, o retorno às aulas naquele estado representaria uma aglomeração de cerca de 15 milhões de pessoas somente na região metropolitana, o que facilitaria a contaminação pelo coronavírus.

Cruzeiro, ontem e hoje

Diante de um fraco desempenho nas partidas pela Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro começa a ter problemas para conseguir patrocínio para manutenção de seu caríssimo elenco de jogadores.

Sucessão em Contagem

A petista Marília Campos está na dianteira de todas as sondagens de votos. No seu alcance estaria o ex-prefeito Ademir Lucas. No entanto, segundo analistas políticos daquele município, ele pode perder consistência no decorrer do tempo por falta de estrutura de campanha.

Política em Juiz de Fora

Ao longo dos anos, Marcos Pestana (PSDB) sempre manifestou o interesse em disputar a Prefeitura de Juiz de Fora. Agora que seu partido não tem outro concorrente, Pestana amarelou e já avisou que não tem condições de entrar no páreo. Certamente tem receio de um resultado eleitoral pífio.

Eleição em BH

Por enquanto, nem mesmo os profissionais especialistas no marketing político sabem avaliar qual seria o peso de um possível apoio vindo do senador Antonio Anastasia (PSD), no tangente à sucessão da capital mineira.

Soube e desce de Bolsonaro

Enquanto estava pagando R$ 600 de auxílio emergencial para milhões de brasileiros, o presidente Bolsonaro teve sua popularidade aumentada em números exorbitantes. Agora, com a redução do valor em 50%, tudo indica que seu nome terá uma avaliação proporcional ao corte dos repasses, ou seja, pela metade. A conferir.

Simplicidade de Zema

A cena em que o governador Romeu Zema (Novo) aparece lavando pratos em sua residência para demonstrar simplicidade gerou diferentes comentários. Uns entenderam se tratar de um cidadão de hábitos ingênuos. Porém, os mais cáusticos avaliam que se ele não quer gastar dinheiro público com esse propósito, que trate de pagar uma funcionária do seu bolso, pois se trata de um homem de posses. “Afinal, a responsabilidade de quem governa um Estado, agora com os problemas aumentados por conta da pandemia, tem outras tarefas importantes, além de cuidar de afazeres domésticos”, comentam.

Fake news em pauta

Ironicamente, o historiador Marco Antonio Villa dispara: “o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho mais novo do presidente da República, é o rei das fake news no Brasil”.