Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Ministro ausente

Segundo avaliação de jornalistas da crônica política em relação a atuação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, poucas foram as vezes em que ele esteve com o governador Romeu Zema (Novo) para tratar de projetos de sua pasta para atender o Estado. No tangente à política partidária, apesar de ser o deputado federal mineiro mais votado na última eleição, Marcelo sequer está influenciando em relação ao pleito de Belo Horizonte, ou seja, sua liderança está sendo, a estas alturas, devidamente questionada.

Sucessão no Sicepot

Tido com uma das mais influentes entidades de Minas Gerais, o Sindicato da Indústria da Construção Pesada (Sicepot-MG) está em ritmo de sucessão de diretoria. Pelo que se sabe, não há mais interesse e/ou possibilidade técnica na recondução do atual presidente Emir Cadar Filho. A conferir.

Política em BH

Pessoas próximas ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) dizem: “o ex-secretário de Fazenda da PBH, Fuad Noman, continua fortíssimo para ser o escolhido a fazer parte na chapa de Kalil como candidato a vice no pleito de 2020”, avaliam.

Líder importante

Um amigo do empresário Rubens Menin manteve contato com nossa redação para dizer: “não concordo que o perfil do Rubens seja igual ao do saudoso ex-vice-presidente José Alencar. Até porque ele é muito mais dinâmico, está com muito mais presença no cenário nacional do que Alencar”, disse a fonte.

Bolsonaro no Nordeste

“Depois de distribuir dinheiro para os pobres, o presidente Jair Bolsonaro agora quer priorizar muitas obras no Nordeste, pois isso irá lhe garantir mais popularidade a partir do próximo ano, e, como a eleição de 2020 já está em curso, vale tudo”. Opinião do empresário e ex-deputado Emerson Kapaz.

Maldita COVID-19

Segundo avaliação do médico cardiologista Dante Senra, os estudos internacionais comprovam que 20 alunos infectados, frequentando salas de aula por 2 dias seguidos, têm capacidade de transmitir o novo coronavírus para 800 pessoas. Cruz credo, gente!

Imposto indevido

O jornalista e analista econômico Carlos Alberto Sadenberg critica com veemência e considera um absurdo a ideia do governo federal de taxar os livros.

Assembleia isolada

Ao longo dos meses, a Assembleia Legislativa esteve praticamente fechada por conta do isolamento social, em função da COVID-19. Mas, agora, para evitar manifestações contra a votação do projeto de reforma da Previdência, a Casa do Povo está ainda mais isolada devido às enormes grades nas escadarias de acesso ao prédio. Mais parece uma prisão. Cruz credo, gente!

Kalil X Galo

Muito se fala e pouco se esclarece em relação a propalada briga entre o prefeito Alexandre Kalil (PSD) e a atual cúpula do Clube Atlético Mineiro. E olha que o presidente Sérgio Sette Câmara, foi eleito na primeira versão de sua diretoria, sob a tutela de Kalil. Vai entender os pormenores do mundo do futebol.

Impasse no Congresso

A jornalista e comentarista de política Vera Magalhães vaticinou: “acho difícil o Congresso Nacional aceitar a proposta do governo para diminuir o valor de R$ 600 do auxílio emergencial. O problema é que estamos perto dos acontecimentos políticos por conta das eleições municipais e os parlamentares não querem se desgastar com suas bases”.

Governo x Senado

“O relacionamento do governo federal com o Senado nunca foi tão sofrível como está agora. Tanto é verdade que volta e meia os parlamentares mandam recado e votam contra os interesses do Palácio do Planalto. Enfim, eles querem expor a sua independência perante o público”. Opinião da jornalista Mônica Waldvogel.

Perseguição à democracia

O inquieto historiador Marco Antonio Villa atacou: “o Brasil é o único país do mundo que persegue as pessoas que defendem a democracia”.

Saco sem fundo

Especialistas afirmam que os valores gastos para atender os programas sociais do governo pode levar ao maior descontrole fiscal do país de todos os tempos. No entanto, como o resultado político tem sido satisfatório, os ministros continuam incentivando a continuidade dessas ações, mesmo sem saber de onde vem o dinheiro para tanta bondade. “A carga tributária vai aumentar pesadamente a partir de janeiro”, apostam os empresários.

Problemas à vista

Os depósitos feitos por Fabrício Queiroz nas contas de familiares do presidente Jair Bolsonaro é uma realidade cristalina, assim como outras acusações anteriores que culminaram com a cassação de nome importantes, como o ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha. “Agora, resta saber como essas denúncias recentes se transformam em processo e com que rapidez isso vai circular nos bastidores da Justiça, mas as consequências delas serão perniciosas”, avalia o jornalista Gerson Camarotti.

Sucessão em Nova Lima

Os representantes do PT, em Nova Lima, querem aproveitar o período eleitoral para bater pesado contra políticos, inclusive, expondo o atual prefeito Vitor Penido (DEM).

Sem pressa

As autoridades ligadas à saúde carecem de muita parcimônia. Não se pode atender apenas à pressão do segmento econômico e começar sem critério a tirar as pessoas do isolamento horizontal, passando para o vertical, sem antes um estudo mais completo da situação. “Se houver um problema mais sério, quem vai sofrer mais com as consequências são os pobres e os moradores das comunidades. E isso não é justo”, avalia o professor da Fundação Getulio Vargas, Oscar Vilhena.