Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Prestigio do Patrus

Uma análise feita por jornalistas da crônica política indica que o atual presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Agostinho Patrus (PV), continua sendo o mais equilibrado nas suas falas em público. Por essa razão, nutre um bom prestígio perante os formadores de opinião no estado.

Falta de prática

Volta e meia o governador Romeu Zema (Novo) faz declarações que o evidencia como um administrador bem intencionado, mas sem traquejo político. E isso deixa a população sem entender a sua pose de homem público diante de uma atuação de certa forma dúbia.

Kalil em alta

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), mantém seu estilo bolsonarista, usando frases fortes, batendo de frente com os adversários e criando fatos políticos por meio de suas falas quase sempre consideradas açoitas. Mas apesar da polêmica, ainda possui prestígio junto à população. Resta saber quando chegar a hora da eleição deste ano.

Sucessão em Contagem

Conhecedores da política de Contagem avaliam que o atual prefeito Alex de Freitas deve estar se aposentando da vida pública. No início deste ano, ele anunciou que não iria mais disputar a reeleição. Aí, surgiu a informação nos bastidores que o prefeito estaria se preparando para disputar a Câmara Federal, em 2022.

Turismo em Sabará

Enfim, o prefeito de Sabará, Wander Borges (PSB), deixou de olhar o município apenas com seus problemas na periferia e resolveu atuar firme para voltar a badalar as atrações turísticas da histórica cidade. Antes tarde do que nunca!

Política em Nova Lima

As habilidades políticas do atual chefe do Executivo de Nova Lima, Vitor Penido (DEM) não foram suficientes para convencer o seu vice-prefeito João Marcelo Dieguez Pereira (PSDB) a concorrerem juntos. Ambos estarão em lados opostos na sucessão deste ano.

Fim das impunidades

No Brasil e no mundo, o celular não serve apenas para comunicação rápida entre os usuários. Os aparelhos tem funcionado também como ferramenta para registrar cenas inusitadas, inclusive de agressões e outros crimes. Ainda bem, não é mesmo?

Harmonia na educação

De acordo com observação da jornalista Natuza Nery, o governo federal está adorando os primeiros dias de atuação do novo ministro da Educação, Milton Ribeiro. A lua de mel é plena até o momento, mas vamos ver com o passar dos meses”, especula a comunicadora.

Sem verba

A jornalista Patrícia Campos Melo atacou: “acho estranho o governo federal orientar o corte de verba da Educação, especialmente nas escolas básicas, para atender outros setores oficiais. Isso é menosprezar a importância e o futuro dos estudantes que dependem do sistema de ensino público”, vaticina.

Vírus palaciano

“Pelo visto, o novo coronavírus está gostando de circular livremente no Palácio do Planalto. Cada hora tem um figurão sendo infectado”. Palavras do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Falta estrutura

Comentando em relação ao aumento do nível de pobreza no Brasil por conta da pandemia, o advogado Roberto Delmanto Junior afirmou: “tem coisas que precisam ser resolvidas urgente. Por exemplo, até hoje 40% da população brasileira ainda não tem saneamento básico em suas casas. Isso é um absurdo”, avaliou

Estado laico

Defendendo a presença do ministro Milton Ribeiro na pasta da Educação, o filósofo Luiz Felipe Pondé voltou à história no princípio da era cristã para lembrar: “os evangélicos sempre foram contra a junção do Estado com a religião. Acredito que o ministro será isento ao tomar suas decisões e não permitirá a mistura das duas coisas”, prevê.

Gasolina X Impostos

Sabe por que a gasolina no Brasil é considerada uma das mais caras do mundo? Indagou a jornalista da GloboNews Juliana Rosa. “Pelo fato de embutir em seu preço por litro uma carga de 45% só de impostos e taxas. Uma loucura sem tamanho” comentou.

Nomes importantes

O ex-diretor geral do Ministério da Saúde, João Gabarro, confessou: “o segundo escalão é que faz a pasta ser eficiente. Ou seja, os nomes de segunda posição, na maioria das vezes, são mais importantes do que o próprio ministro”, sentenciou.

Sucessão no Galo

Devido à crise sanitária não tem havido os tradicionais encontros na porta do Café Nice, local onde assuntos políticos são tratados cotidianamente. Alguns frequentadores estão falando muito sobre a eleição para diretoria do Atlético que ocorrerá ainda no final do ano.

Sem aumento de preços

Analisando sobre a repercussão da nova lei estabelecendo um marco regulatório para o saneamento básico no Brasil, o médico Paulo Saldiva disse que essa é uma oportunidade de resolver o problema crônico da falta de esgoto nos lares brasileiros. “Só espero que não venha aumentar o preço dos serviços a ponto de deixar a população sem condições de ser beneficiada pelo novo sistema”.

Assustando os jornalistas

Depois de circular pelo Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF), o experiente jornalista Gerson Camarotti enfatizou: “o Palácio do Planalto quer de qualquer maneira assustar os jornalistas para que eles façam as jogadas políticas de interesse ao grupo deles”.