Home > Artigo > Futebol mineiro volta em 26 de julho

Futebol mineiro volta em 26 de julho

O esporte no Brasil parou devido à pandemia de COVID-19 e observar os estádios vazios sem torcida é muito triste. Apenas o Campeonato Carioca retornou com os jogos e podem ir aos estádios os jogadores, comissão técnica, diretoria e o pessoal da federação, além da imprensa, a torcida continua impedida de assistir as disputas.

O Campeonato Mineiro está paralisado há mais de 3 meses, desde o dia 15 de março. Restam duas rodadas para o término da primeira fase, semifinais e final. O América lidera com 21 pontos, o Tombense, com 20, Atlético, com 18 pontos, Caldense com 17, Cruzeiro com 14 pontos, Patrocinense com 12, Uberlândia com 11, URT com 11, Boa Esporte com 8, Coimbra com 7, Villa Nova com 4 pontos e o Tupynambás com 3 pontos. Classificam os 4 primeiros para as semifinais.

No mês passado foi realizada uma reunião entre os dirigentes e comissão médica do América, Atlético e Cruzeiro com a Federação Mineira de Futebol (FMF) e a Secretaria de Estado da Saúde para uma análise da situação da pandemia no estado e do protocolo para a volta aos gramados. A FMF está analisando àquilo que foi apresentado e eventuais alterações que tenham que ser feitas. Se tudo isso for seguido e cumprido, os dirigentes estão otimistas para a marcação de jogos oficiais a partir do dia 26 de julho.

Até o momento, o regulamento da competição permanece inalterado. A ideia é terminar o campeonato no campo, com a finalização da primeira fase, com a 10ª e a 11ª primeira rodada, depois disso terão as semifinais e finais. Paralelamente, às semifinais e finais ser realizada, pela primeira vez, a competição do Troféu Inconfidência.

Muitos assuntos são discutidos entre as equipes, a FMF, o Governo Estadual e as prefeituras. A situação ainda está em análise, mas tudo indica que no dia 26 de julho os jogos retornam sem torcida. Várias propostas estão sendo analisadas para a retomada dos jogos, com inúmeras variáveis, sempre com portões fechados. Entre elas: retomar a competição com mando de campo das equipes em suas respectivas cidades e estádios, transferir as partidas em centro de treinamentos, passar o mando de campo das partidas para a FMF e realizar todos os confrontos em sede única, entre outras. A tendência é que os confrontos sejam em sede única, provavelmente Belo Horizonte, com início em 26 de julho e desfecho em 16 de agosto, com jogos aos finais de semana e meio de semana.

Todos nós que gostamos do esporte, principalmente do futebol, sabemos que este ano não será o mesmo para ninguém, como dizem, a agenda de anotações parou, ninguém anota mais nada nas agendas, as folhas estão brancas, todas as reuniões são por videoconferências, Skype, Zoom e outros aplicativos. Os times do América, Atlético e Cruzeiro, além do Boa Esporte, em Varginha, Tombense, em Tombos, que jogam as séries A, B, C do Campeonato Brasileiro, estão treinando há mais de 50 dias, em seus centros de treinamentos, com toda segurança, inclusive, semanalmente, os atletas, comissões técnicas e funcionários fazem exames para saber se estão com o coronavírus.

O que sabe, até o momento, é que o prejuízo é grande na parte técnica e tática sem os jogos há mais de 3 meses, sem os recursos de bilheterias, vendas de camisas e outros produtos oficiais que os torcedores compram. Segundo os dados das empresas de estudos econômicos em esportes, os bilhões de reais de dano têm ocasionado a redução de salários em média de 25% na conta dos atletas, comissão técnica, além de muitas demissões de funcionários.

Vamos acreditar que, em breve, voltaremos a ver os jogos e gritar “É campeão”. A CBF divulgou que o Campeonato Brasileiro deve iniciar em 8 e 9 de agosto, o calendário vai ficar apertado, passando para 2021, terminando a competição em fevereiro de 2021. Próximo ao Carnaval, isso se tiver Carnaval.

Agradecemos aos cientistas em todo o mundo que estão trabalhando 24h para tentar descobrir a vacina contra o coronavírus e tudo voltar ao normal!

*Sérgio Moreira
Jornalista