Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Política em Montes Claros

Em Montes Claros, segundo comentários ouvidos nas proximidades do Café Galo, tradicional ponto de encontro no centro da cidade, o projeto do deputado Gil Pereira (PP) é ser prefeito de lá. Mas, com certeza, não será desta vez, diante da popularidade do atual chefe do Executivo Humberto Souto (PPS), candidato a reeleição.

Novo líder

 Com a indicação do deputado Raul Belém (PSC) para líder do governo, vários parlamentares adiantam que a vida do governador Romeu Zema (Novo), no âmbito da Assembleia Legislativa, irá mudar completamente. O posto estava vazio há quatro meses.

Brant desolado

Ainda existem alguns saudosistas achando que o vice-governador Paulo Brant pode aceitar a ideia de disputar a sucessão em Belo Horizonte. No entanto, quem esteve com ele recentemente acha exatamente o contrário. “Inclusive, há possibilidade de Brant se afastar da política em definitivo”, indicam as fontes.

Viana governador?

 Ninguém sabe quem foi a fonte divulgadora da tese de que o senador Carlos Viana (PSD) poderá ser candidato ao governo de Minas em 2022, com o apoio do prefeito Alexandre Kalil (PSD).

Sucessão em Fabriciano

Como já propalado pela imprensa, o ex-prefeito Chico Simões (PT) está de volta à cena política. Irá buscar mais um mandato à frente Prefeitura de Coronel Fabriciano, desta feita em companhia do seu colega de partido, o vereador e ex-presidente da Câmara, Marcos da Luz.

Disputa no Cruzeiro

Mal terminou a eleição no Cruzeiro e alguns cartolas já começam a comentar a respeito da próxima sucessão, já que a nova diretoria só fica no cargo até novembro. Agora, a indagação é que se o clube está em situação de penúria, com inúmeros problemas administrativos e financeiros, como é que ainda tem tanta gente interessada em ser dirigente?

Déficit do governo

Segundo o deputado Guilherme da Cunha (Novo) e amigo pessoal do governador Romeu Zema, o déficit no orçamento do governo de Minas deve oscilar em torno dos R$ 20 bilhões neste ano.

Disputa atleticana

Semana passada, em frente ao Mercado Central de BH, três atleticanos conversavam sobre o time, quando um deles indagou: quem manda mais no Atlético, Rubens Menin ou Ricardo Guimarães? Engraçado é que o nome do presidente Sérgio Sette Câmara sequer foi mencionado.

Política em Contagem

A partir de agora, os nomes que irão participar da eleição em Contagem começam a ganhar destaque. Na lista está o ex-prefeito Ademir Lucas, que pretende mostrar que ainda tem prestígio na cidade.

Sucessão em BH

Pelo sim pelo não, o deputado João Vitor Xavier (Cidadania) não quis correr risco. Semana passada, bem antes do prazo exigido para desincompatibilização, ele fez a despedida do seu programa diário na Rádio Itatiaia para se colocar como pré-candidato à PBH.

Demissão no Mater Dei

As dispensas do trabalho em Belo Horizonte não estão ocorrendo maciçamente apenas no setor do comércio. Na área da saúde, também são centenas de demissões, inclusive, no badalado Hospital Mater Dei.

Presidente X Cultura

Experientes jornalistas que atuam na imprensa em Brasília garantem que a recente decisão do presidente Jair Bolsonaro, ao sancionar a lei de ajuda financeira ao setor cultural enquanto perdurar a pandemia, tem um único e explícito objetivo: a aproximação do chefe da nação com o setor.

Segunda onda do vírus

Na avaliação do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, a possível segunda onda da COVID-19 não deverá ter o mesmo impacto de agora, afinal, os especialistas já terão mias experiência para cuidar do assunto.

COVID-19 nas empresas

Em São Paulo, ao participar de um programa na TV Cultura, o empresário Emerson Kapaz disse: “É um absurdo o governo forçar as empresas pagarem pelos testes dos seus funcionários. Elas já estão sem dinheiro para nada e ficará ainda mais complicado se tiver mais esta obrigação. O poder público é quem tem de arcar com essa responsabilidade”, sentencia.

Flávio Bolsonaro

Para a jornalista da GloboNews, Natuza Nery, o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) não está perdendo terreno junto aos seguidores bolsonaristas nas redes sociais, mesmo com as recentes denúncias contra ele.

Recessão econômica

Sem exibir dados concretos, porém citando fontes do segmento econômico, o historiador Marco Antonio Vila, em debate em uma emissora de TV de São Pulo, disse: “Se for mantido o que está sendo desenhado, o Brasil terá a maior recessão econômica depois da época da segunda Guerra Mundial. Cruz credo, gente!

Aulas remotas

Sobre a experiência relacionada a aplicação de aulas remotas durante o período de isolamento social, o filósofo Luiz Felipe Pondé vaticinou: “Essa realidade virtual para as escolas públicas, especialmente em regiões de comunidades, vai ser um desastre total”.

Agências do governo

O governo de Minas já concluiu o processo de licitação das agências de publicidade que irão atender os diversos órgãos estaduais ligados à administração. Especialistas avaliam que a partir deste segundo semestre, a comunicação oficial terá a possibilidade de se posicionar no mercado de maneira mais intensa.