Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Efeitos da COVID-19

O Judiciário mineiro está trabalhando remotamente, o que tem provocado a ira de alguns advogados pelo fato de terem os seus processos paralisados, dependendo do caso. Porém, muitos magistrados gostaram do novo modelo, pois ficaram livre da presença física dos juristas e as demoradas audiências.

Burguês e Nely

No âmbito da Câmara Municipal, dois membros são cotados para fazer parte da chapa do prefeito Alexandre Kalil (PSD) na condição de vice. Pela ordem, seria o atual líder do governo, Léo Burguês (PSL). Em segundo plano, viria a presidente da Casa, Nely Aquino (Podemos), cujo nome é lembrado também para integrar a candidatura de outros postulantes.

Deputados sem projeto

Um levantamento informal realizado pela imprensa comprova: os deputados estaduais mineiros mais engajados nas redes sociais conseguem excelentes resultados no aspecto comunicação virtual. No entanto, eles não se destacam quando o assunto é autoria de projetos e matérias mais consistentes.

Copasa x Governo

O governo de Romeu Zema (Novo) entra para a história como o mais discreto dos últimos anos. Inclusive, há auxiliares do chefe do Executivo, como o diretor-presidente da Copasa, Carlos Eduardo de Castro, no qual ninguém nunca viu a foto do cidadão estampado em jornais. Tempos modernos!

Rio e a corrupção

O Rio de janeiro está vivendo duas situações complicadas: a pandemia, com milhares de mortos, e a corrupção, que assola o estado há várias décadas. Para piorar, agora os milicianos estão atuando também dentro da administração pública. A Cidade Maravilhosa não merece isso. Opinião do apresentador Marcelo Tas.

Só em 2021

O respeitado médico e membro da Academia Nacional de Medicina (ANM), Paulo Saldiva, avalia: “A vacina com a finalidade de imunizar a todos contra a COVID-19 não deve aparecer no mercado antes do primeiro semestre de 2021. Diversos testes vão acontecer até lá. Apenas testes”.

Comunidade indígena

A professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marlise Matos, recomenda: “Os médicos e cientistas devem ficar atentos com a possibilidade de uma onda avassaladora de infecção de COVID-19 na comunidade indígena, capaz de praticamente exterminar aquela nação”.

Jornalista x Bolsonaro

Em entrevista à Rádio Itatiaia na semana passada, o jornalista Carlos Lindenberg atacou: “Os bolsonaristas estão sempre fazendo manifestações em defesa do governo federal. Essa ideia de usar as ruas foi tão boa que agora as passeatas estão sendo feitas também pela oposição. Ou seja, em breve pode haver um confronto desses grupos por causa desta realidade”, vaticina o comunicador.

Guerra ideológica

Ao se expressar a respeito das mudanças constantes no comando do ministério da Educação, o filósofo Luiz Felipe Pondé aproveitou para criticar. “A partir de agora, o ideal é que a pasta não seja mais usada com a finalidade de incentivar uma verdadeira guerra ideológica cultural”.

Financeiro x Política

Diante das oscilações na política brasileira, o jornalista Carlos Alberto Sardenberg comentou: “Ainda bem que os conflitos não contagiaram a taxa de juros que, inclusive, estão em níveis mais baixos da história. Algo positivo para buscar a retomada do crescimento, logo após essa tormenta”, avalia.

Liberdade de imprensa

Eis uma frase da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, que vai ficar para a história: “A liberdade de imprensa é item da cesta básica da democracia”.

Responsabilidade fiscal

Mesmo sabendo que ainda não é hora de falar sobre assuntos financeiros, o professor da Fundação Getulio Vargas e presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Gesner Oliveira, lembrou sobre a necessidade do governo federal, no segundo semestre, não esquecer de voltar a preservar a Política de Recuperação Fiscal para não deixar a economia brasileira entrar em um verdadeiro buraco escuro e sem saída.

Líder do governo

Nos bastidores da Assembleia, o deputado Guilherme da Cunha (Novo), mesmo partido do governador Romeu Zema, continua batalhando para se tornar líder do governo naquela Casa Legislativa. É esperar para ver o que vai acontecer.

Sem volta às aulas

Em São Paulo, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, opinou: “Os estados e municípios estão discutindo sobre o retorno das aulas. Se isto acontecer sem um critério técnico, pode representar a volta descontrolada da circulação do coronavírus”. Ave Maria.

Crise na Avenida

Nestes tempos de pandemia, a situação ficou tão difícil que até mesmo as prostitutas, sempre vistas no alto da Avenida Afonso Pena, em Belo Horizonte, à procura de clientes estão desaparecidas.

Reunião complicada

Diversos prefeitos da região metropolitana da capital estiveram semana passada no Palácio Tiradentes para um dedo de prosa com o governador Romeu Zema (Novo), mas a choradeira por falta de dinheiro não deixou outro assunto prosperar. Um horror!

Briga dos poderosos

Em uma de suas participações durante o Jornal das Dez, na GloboNews, a jornalista Rosana Cerqueira insinuou que o relacionamento entre o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), e o governador do estado João Doria (PSDB), já não é tão destacado como outrora. Deve ser por conta da vaidade que norteiam os homens públicos.