Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Política em Pará de Minas

Mesmo à espera de possíveis mudanças no calendário eleitoral, o ex-prefeito Antônio Júlio (MDB) continua deixando claro sua pretensão de se candidatar no pleito deste ano em Pará de Minas, sua cidade natal. Tanto é que tem concedido entrevistas, realizado encontros políticos e se mantido ativo nas redes sociais. Além de ex-prefeito e ex-deputado de várias legislaturas, também foi presidente da ALMG e comandou a Associação Mineira de Municípios (AMN). Do lado oposto, seu adversário político, o deputado estadual Inácio Franco (PV), o silêncio impera quando o assunto é sucessão no município mineiro.

Política em BH

Para quem desconfiava da possível presença na política do secretário de Fazenda da PBH, Fuad Noman, agora não resta mais dúvidas. E, conforme esta coluna estava informando o tempo todo, ele é o nome preferido para compor chapa como o atual prefeito Alexandre Kalil (PSD). Vai depender das composições políticas no momento oportuno.

Sucessão em Betim

De acordo com pesquisa do Instituto DataTempo, se as eleições fossem hoje, o atual prefeito de Betim, Vittorio Medioli, venceria com uma enorme margem de votos. Caso esta tendência se confirme, pode ser que o PT naquela cidade esteja enterrado para sempre. Afinal, nos últimos pleitos a ex-prefeita e ex-deputada petista Maria do Carmo, líder do partido na região, não demonstrou tanto prestígio junto à população local.

Eleição em Contagem

Fontes ligadas ao prefeito de Contagem, Alex de Freitas, garantem: por enquanto, a decisão dele é não ser candidato a reeleição. Aliás, o assunto político naquele município continua sendo tema proibido. Por lá, no âmbito da prefeitura, os comentários se resumem a crise sanitária de COVID-19.

Dinis fora da política

Nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), comenta-se que o sumiço do ex-presidente da Casa, Dinis Pinheiro, tem muitos motivos, mas um deles é que o ex-parlamentar está sem espaço dentro da própria família para se movimentar politicamente. Sua Irmã, Ione Pinheiro (DEM), é deputada estadual e seu sobrinho, o Pinheirinho (PP), é deputado federal. Fazer o que então? Indagam alguns ex-parceiros.

Sucessão em Montes Claros

Nas imediações do Café Galo, ponto de bate-papo em Montes Claros, a indagação é para saber que efetivamente será o candidato a vice do atual prefeito Humberto Souto (Cidadania). Popular na cidade, se o pleito fosse hoje, ele estaria reconduzido para o posto com os “pés nas costas”, segundo o que se ouve em ambientes públicos.

COVID-19 X Zema

A crônica política avalia que as ações do prefeito Alexandre Kalil (PSD) e do presidente da ALMG, o deputado Agostinho Patrus (PV), são muito mais divulgadas do que as informações do governador Romeu Zema (Novo), quando o assunto são as atuações voltadas para a contenção da COVID-19 no estado. Será, gente?

Cemig em pauta

Sobre o assunto relacionado à venda da Cemig, defensores da continuidade da empresa em poder do governo estadual avisam: vamos provar que a estatal mineira é vital para o nosso povo. Estamos um pouco no estaleiro por causa da onda gerada pelo coronavírus, mas, se precisar, entraremos em ação”. Um dos que compartilham essa ideia é o engenheiro e ex-presidente da Eletrobrás, Aloísio Vasconcelos.

Eleição em Divinópolis

Há uma enorme torcida de deputados estaduais no sentido de que o parlamentar, Cleiton Azevedo (Cidadania), mais conhecido como Cleitinho, seja efetivamente eleito este ano como prefeito em Divinópolis. Seria uma maneira de ficarem livre dele naquela Casa Legislativa, onde diariamente sua excelência usa as redes sociais para detonar muitos dos demais companheiros, inclusive, denegrir a própria Assembleia.

PT X Simões

Os parlamentares do PT, na Assembleia, estão compilando argumentos para entrarem em verdadeiro combate contra o influente secretário-geral do governo de Minas, Mateus Simões (Novo). Será um embate pesado no momento oportuno, garante a deputada petista Beatriz Cerqueira.

Sem líder

Desde o afastamento do posto do deputado Luiz Humberto Carneiro (PSDB), a liderança do governo no âmbito da Assembleia continua vaga. Enquanto isso, os temas de interesse do Executivo são defendidos pelo próprio presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus (PV), juntamente com o Colégio de Líderes. Mas quando terminar o período da pandemia, tudo deve ser resolvido para o bem do governo.

Instabilidade econômica

A experiente jornalista Juliana Rosa vaticina: “essa política só vai complicando cada vez mais a possibilidade de estabilização da economia. Então, enquanto não houver uma pacificação no Planalto, viveremos momentos de uma verdadeira gangorra, deixando tudo mais difícil do que já está atualmente”.

Reinaldo X Racismo

O ex-atacante Reinaldo do Atlético comentou os protestos dos últimos dias nos Estados Unidos e em diversos outros países contra o racismo, por conta do assassinato de George Floyd, um ex-segurança negro que morreu após ter o pescoço prensado pelo joelho de um policial branco, em Nova York. Em entrevista à Rádio Itatiaia, o “Rei”, que comemorava os gols erguendo o braço com o punho cerrado – inspiração no movimento Panteras Negras, que lutava contra o racismo nos Estados Unidos – afirmou que no Brasil há um “racismo camuflado” e disse: “Se for preciso, vamos para as ruas também”.

Empresário lamenta

Para o empresário Emerson Kapaz, alguém de bom senso deveria intermediar um diálogo proativo entre o presidente Jair Bolsonaro e os membros do Supremo Tribunal Federal (STF). “Eles brigam em Brasília e a população paga a conta no interior do Brasil. Esse confronto gera muitos problemas, inclusive afastando os possíveis investidores internacionais”, disse Kapaz. Mas quem seria esse interlocutor credenciado para realizar essa difícil tarefa? Alguém se habilita?