Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Adversários frustrados

É enorme a frustração dos pré-candidatos a prefeito em Belo Horizonte. Eles, inclusive o deputado João Vítor Xavier (Cidadania), estão sem condições de fazer campanha, pois o momento é de falar em COVID-19. No entanto, como era de se esperar, o atual prefeito Alexandre Kalil (PSD) aparece diariamente na mídia por conta de suas ações relativas à pandemia. O fato é que o pleito deste ano tende a ser completamente diferente dos demais, podem apostar!

Sucessão em JF

Segundo se comentam na porta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o ex-deputado e atual conselheiro do Tribunal de Contas, Sebastião Helvécio, já teria avisado que não pretende antecipar sua saída do posto para se envolver diretamente na sucessão de Juiz de Fora, sua cidade natal. Por outro lado, dizem que o político pode estar atuando neste assunto de maneira discreta.

Sucessão em Ouro Preto

Ainda sobre as eleições municipais deste ano, o atual prefeito de Ouro Preto, Julio Pimenta (MDB), não teria muitas realizações para mostrar à população, mas, mesmo assim, analisa a possibilidade de se candidatar à reeleição.

Sem desgaste

Os momentos de crises intensas, como essa do novo coronavírus, mostram o quanto os administradores públicos sofrem desgastes. Mas, aqui em Minas, o governador Romeu Zema (Novo) se mantém ileso neste complicado período na vida dos mineiros.

Câmara faz economia

Jornalistas que cobrem, diariamente, a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) fazem uma indagação de certa forma merecedora de atenção: a edilidade da capital em geral, só tem reunião plenária durante uma quinzena por mês. Então, diante da pressão para se gastar menos no setor público, não seria o caso de ficar fechada nos demais dias? Com a palavra, a presidente da CMBH, Nely Aquino (PRTB).

Sucessão em Vespasiano

Cidade influente da grande BH, Vespasiano sempre teve uma vida política muita ativa. Por lá, a atual prefeita Ilce Rocha (PSDB) ainda não sabe se será candidata à reeleição, mas o assunto referente ao pleito deste ano é um tema recorrente. Inclusive, o ex-prefeito Carlos Murta também está indeciso sobre a questão, segundo amigos.

Cuidando dos negócios

Poucas são as pessoas que têm acesso ao ex-presidente da Assembleia Legislativa, Dinis Pinheiro. Nos bastidores, ele é lembrado como ex-político, agora pensando apenas em cuidar do mundo empresarial. “Neste segmento, vai muito bem obrigado”, confessa uma pessoa próxima.

Fla x Flu da pandemia

“É notória a rivalidade entre os estados brasileiros. Enquanto um decreta um tipo de isolamento social, outros fazem de maneira diferente, sempre com discordâncias sobre o assunto, querendo aparecer perante a população ou concedendo longas entrevistas às TVs. É uma espécie de Fla x Flu da pandemia”, opinião do filósofo Luiz Felipe Ponde.

Redes sociais

Em Brasília, comenta-se que o presidente Jair Bolsonaro continua forte nas redes sociais, mas o seu público fiel já não demonstra tanto entusiasmo como ocorria até o final do ano passado. Agora, depois destas denúncias, tudo pode mudar, avaliam os jornalistas da crônica política da capital federal.

Economia revitalizada

Especializada em cobertura de cunho econômico, a jornalista Juliana Rosa disse: “A reafirmação do prestígio do ministro da Economia, Paulo Guedes, era tudo que os empresários queriam ouvir. Agora, tudo pode voltar a uma aparente calmaria do ponto de vista do futuro da economia”, afirma a comunicadora. Será?

Rasgando a bandeira

Outro jornalista famoso, o comentarista político da GloboNews Gerson Camarotti, fez uma análise dos acontecimentos políticos e disparou: “O presidente Jair Bolsonaro, ao fazer uma aliança com os partidos políticos do Centrão, está rasgando de vez a sua bandeira da campanha política.

Sem isolamento

Em São Paulo, dados comprovam que a quantidade de carros circulando pelas ruas da capital durante o período de isolamento social passou a ser quase a mesma quando não havia as medidas de distanciamento. Isto significa que o decreto do governador João Doria (PSDB) começa a ir por água abaixo.

Esqueceram Brumadinho

Nos últimos 40 dias, a imprensa começa o dia e chega à noite falando de coronavírus, pandemia e isolamento social. Assim, terminaram esquecendo de continuar bombardeando a Vale por conta do desabamento da Barragem do Córrego do Feijão, com quase 300 mortos. Mas a comunidade da cidade continua atormentada com este drama local, além do isolamento, claro.

Espertos empresários

Em épocas de grandes catástrofes, como esta pandemia da COVID-19, a maioria da população é afetada negativamente e convive com o problema por meses, às vezes, anos a fio. No entanto, existem aqueles empresários sem coração que só pensam no lucro. Basta olhar para os banqueiros particulares: eles só estão emprestando dinheiro que vem carimbado com a assinatura do governo. Os valores dos próprios caixas dos seus respectivos bancos nunca entram nessa roda.

Municípios sem dinheiro

Ao comentar sobre o cenário nacional, o deputado mineiro Lafayette Andrada (Republicanos) foi direto ao ponto: “Se o governo federal não enviar dinheiro para os municípios, até os serviços essenciais como a circulação de ambulâncias para transporte de pacientes infectados, ficará inviável, pois as prefeituras estão completamente exauridas”. Cruz credo!