Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Câmara desorganizada

Depois de quase um mês de atividades suspensas, a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte voltou a funcionar recentemente. E, mais uma vez, os ilustres parlamentares protagonizaram uma verdadeira baixaria no plenário. E, segundo os jornalistas da crônica política, tudo por causa da vaidade pessoal de alguns deles. Diante disso, fica difícil a população acreditar que os acontecimentos da nossa edilidade sejam sérios. Uma barbaridade!

Deputados sem projetos

Não precisa investigação, basta apenas um levantamento no próprio Portal da Assembleia para constatar que os mais de 10 deputados estaduais, eleitos por influência das redes sociais, não apresentam uma atuação destacada, especialmente no que diz respeito à apresentação de projetos, como era esperado pela população.

Batendo na Cemig

Ex-deputado federal, ex-presidente da Eletrobras e ex-diretor da Cemig, o engenheiro Aloisio Vasconcelos tem feito um extenso trabalho de bastidores para provar que é um erro o atual governo estadual privatizar a Cemig. “Por exemplo, neste momento de dificuldades, a empresa está ajudando, pois Romeu Zema (Novo) conseguiu minimizar os valores das tarifas para pessoas de baixa renda, além de aumentar o prazo de pagamentos das contas”. Vasconcelos é claro: “É hora de repensar essa ideia desenfreada de simplesmente liquidar o patrimônio dos mineiros”.

Sucessão em Brumadinho

Em Brumadinho, o prefeito Neném da Asa (PV) não almeja discutir política. Para muitos, eles ainda nutre a esperança de que o seu mandato seja prorrogado por 2 anos. Como diz o ditado popular: “de bobo ele não tem nada”.

Prorrogação?

Uma pesquisa realizada pela Rádio Itatiaia comprova que grande parte dos atuais prefeitos é a favor da prorrogação dos atuais mandatos para coincidir com as eleições majoritárias de 2022. No entanto, esse argumento não convence os deputados federais. Eles entendem que jogar para frente esse tema, sem muita discussão, é polêmico. Aliás, a Constituição é clara: a alteração de data da eleição tem de ser votada um ano antes do pleito.

Prorrogação 2

Em Minas, o deputado estadual Roberto Andrade (Avante) tem a mesma opinião do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Roberto Barroso, em não apoiar a prorrogação das eleições para mais 2 anos.

Cena única – Mas é claro que a tese não tem o menor apoio dos prefeitos interessados em esticar seus mandatos.

Tudo por dinheiro

Ex-deputado e advogado Airton Soares não poupou críticas aos laboratórios farmacêuticos. “Muitos não querem nem saber da vida do paciente. Na verdade estão interessados em faturar no Brasil e no mundo. Deveria haver uma lei para coibir esse abuso”, comentou irritado.

Elogiando Bolsonaro

Sempre crítico quando o assunto é o governo Bolsonaro, o comentarista e jornalista Carlos Alberto Sardenberg disse, recentemente, que a equipe econômica do governo tomou iniciativas, de imediato, para ajudar o Brasil a não sucumbir diante da crise da COVID-19. “Foram medidas econômicas acertadas”, sentenciou.

2 milhões de infectados

Os médicos, profissionais mais informados sobre a crise sanitária da COVID-19, apostam que, até o final deste semestre, serão 2 milhões de brasileiros infectados pelo novo coronavírus. Cruz credo, gente!

Sem decolar

Em Brasília, os comentários com relação à CNN Brasil são os mais variados possíveis. No entanto, uma coisa parece unir grande parte dos jornalistas da crônica política: havia uma expectativa de uma presença maior no mercado de TV a cabo no país. Ou seja, o ibope da nova emissora não seria o almejado pelos seus diretores. A conferir…

A China é brasileira

A China não é forte apenas na produção de material para atendimento ao sistema de saúde em geral. Aqui, no Brasil, ela marca presença também na denominada agricultura familiar. Isso ainda vai dar problema para o governo brasileiro. Vamos aguardar!

Ministro cansado

Quando resolveu fazer crítica ao presidente Bolsonaro, durante entrevista à TV Globo, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, sabia os efeitos de suas falas e tudo indica que Mandetta queria mesmo era sair do posto por cima. “Ele estava cansado”, disse o deputado Fábio Ramalho (MDB) ao ser indagado pela imprensa.

Barnabés de Brasília

Agora, em abril, foi veiculada uma pesquisa indicando que Brasília tem o maior número de pessoas isoladas por conta da COVID-19. E depois dessa informação, um jornalista disparou: “É óbvio. Grande parte da população de capital federal tem excelentes empregos públicos e, com o gordo salário caindo na conta, não precisa sair às ruas”.

Exportadores agradecem

“O reatamento diplomático do Brasil com a China, depois das críticas feitas por integrantes do Palácio do Planalto ao país asiático, foi uma medida acertada e agradou de maneira espetacular os exportadores brasileiros”. Opinião da jornalista e comentarista econômica Juliana Rosa.

Reatamento

Complementando esse assunto entre Brasil e China, o jornalista, da Globo News, Gerson Camarroti disse: “Foi o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta que abriu o diálogo entre os dois países, pois, naquele momento, ele precisava encomendar uma grande quantia de produtos médicos de lá”.

Americanos estão morrendo

“Se o governo norte-americano tivesse tomado as devidas providências, talvez não contabilizaria centenas de milhares de mortes por conta do coronavírus. Lá, como aqui, há um grau de imprudência sobre o assunto e que só traz desassossego ao povo”. Opinião do historiador Marco Antonio Villa.