Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

MEDIDAS DE ISOLAMENTO DÃO RESULTANDO EM BH E MG

Diante da pandemia do coronavírus, o pedido do governo mineiro para que a população procure ficar em casa parece que está surtindo efeitos positivos. Quase duas semanas depois das escolas públicas e particulares terem suspendido as aulas, e o comércio reduzir o funcionamento, o aparecimento de novos casos da COVID-19 apresentou uma leve redução. Vale lembrar que começou no dia 18 de março as primeiras medidas de isolamento social adotadas por recomendações médicas e implementada pelo governo de Minas e pela Prefeitura de BH. Segundo especialistas da área da saúde, a partir da próxima semana é que se poderá ter uma visão mais completa sobre a eficácia do isolamento. Portanto, vamos respeitar as recomendações dos órgãos de saúde para ficar em casa e tomar os cuidados com a higiene pessoal e do local.

BANCOS FATURAM ALTO EM TARIFAS

Em todas as crises que o país enfrentou, dificilmente os bancos não tiveram lucros. Somente em 2019, os brasileiros deixaram mais de R$ 29 bilhões nas cinco maiores instituições financeiras só com pagamentos de pacotes e serviços de conta corrente. E a maioria dos clientes desconhece o quanto paga pelos serviços bancários. O mais curioso é que o brasileiro não precisa pagar tarifa para manter conta aberta em nenhum banco. Desde 2010, vigora a resolução nº 3.919/2010 do Banco Central que obriga as instituições a oferecerem os serviços essenciais gratuitamente aos clientes de qualquer faixa de renda. A dica para frear esses abusos é a pessoa optar pelos bancos digitais que não tem burocracia, quase não cobram tarifas, além de ser uma tendência global.

QUEDA DA GASOLINA AINDA NÃO CHEGOU AO CONSUMIDOR 

Na semana passada, com um novo corte, a queda acumulada da gasolina da Petrobras somou cerca de 40% em 2020. A redução ocorreu em meio a um “tombo” dos preços de petróleo e derivados, impactados pela expansão do coronavírus e de uma guerra de preços entre grandes produtores no mundo. Diante disso, os proprietários de carro querem saber porque o repasse dessa diminuição não é imediato, já que o valor poderia estar abaixo de R$ 3. Tem que se achar uma solução para baixar o preço da gasolina imediatamente, que está entre os cinco mais altos do mundo. Encher o tanque com gasolina nos postos brasileiros tem tido um peso significativo no bolso dos motoristas.

CANAL ABERTO

Cresce o uso de drones na indústria. Entre tantas transformações que a tecnologia trouxe para as cadeias produtivas, o crescimento da utilização de drones é uma das que mais têm chamado a atenção. Desde que surgiu no Brasil em 2013, eles são capazes de atuar em várias frentes, tais como, segurança, agricultura e entrega de produtos. São mais de 100 mil equipamentos no país, sendo 73 mil cadastrados na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), órgão que regulamenta o uso da ferramenta.

Portabilidade da conta de luz. Uma boa notícia para os consumidores brasileiros é a aprovação pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados da proposta que cria a portabilidade da conta de luz entre os diferentes fornecedores no mercado de energia elétrica. A medida está prevista no Projeto de Lei (PL) 1917/15 que, no primeiro momento, fará com que as indústrias comprem energia livremente. E, a partir de 2022, o consumidor comum também poderá escolher de qual operadora pretenderá comprar, em um sistema de abertura total. As consequências seriam a melhoria da qualidade e a redução do custo do serviço prestado aos destinatários.