Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

Na foto: O empresário Ricardo Rogério, que mora em Miami há mais de 20 anos, veio a Belo Horizonte para comemorar seu aniversário entre amigos e familiares.

SALVO PELO GONGO – O governador Romeu Zema (Novo) conseguiu se livrar da grave crise que ele mesmo provocou ao propor aumento de mais de 41% no salário para as forças de segurança de Minas Gerais. Afinal, a outra tensão, provocada pelo coronavírus, alastrou-se pelo Brasil, colocando na geladeira a questão salarial dos funcionários estaduais. Apesar do enfrentamento com o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), Zema vai se saindo bem diante da crise sanitária que abala o país.

PRESERVADO – O general Hamilton Mourão (PRTB), vice-presidente da República, não tem sido ouvido por Bolsonaro, que toma decisões por conta própria e não ouve nem os seus auxiliares mais próximos como o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Apesar disso, Mourão tem sido discreto no momento em que toda a nação pede a cabeça do presidente.

COMPARAÇÃO – Estamos vivendo um momento econômico grave, só comparado quando o então presidente Fernando Collor de Mello confiscou a poupança e os depósitos bancários, deixando muita gente em desespero com a falta de dinheiro. Isso também trouxe problemas para as empresas, que ficaram sem capital de giro até para pagar os salários.

RÁPIDO NO GATILHO – O prefeito Alexandre Kalil (PSD), que fez aniversário no mesmo dia da comemoração dos 112 anos do Clube Atlético Mineiro, fez questão de postar nas redes sociais a confirmação do isolamento social que impôs ao comércio, bares, restaurantes e lanchonetes da cidade diante da crise do coronavírus. O pronunciamento do prefeito aconteceu após o presidente Bolsonaro ter mandando todo mundo voltar para as ruas.

DA COCHEIRA

Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara, está com o pedido para a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Bolsonaro. Há uma lenda de que todo presidente da Casa que tocou uma solicitação dessa natureza não teve sorte, como são os casos de Ibsen Pinheiro, que presidiu o caso Collor; e mais recente Eduardo Cunha. O primeiro foi cassado e o segundo cassado e preso.

O ex-governador Fernando Pimentel (PT), aniversariante desta semana, evitou qualquer tipo de comemoração. Além da crise sanitária do coronavírus, prefere passar a data junto a sua mulher e filhos.

Bolsonaro já soma 15 casos de irresponsabilidade no seu mandato. Os inimigos estão de olho.

Diante da falta de partidas de futebol, vôlei, basquete e outros, os canais especializados da TV a cabo estão exibindo jogos antigos, que são verdadeiras joias do esporte, e as histórias dos clubes vencedores.

Há um vácuo de liderança política no Brasil neste momento. Duas figuras do governo federal, além do vice-presidente general Hamilton Mourão (PRTB), estão preservadas: os ministros Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta.

Com a COVID-19, Belo Horizonte está vivendo dias nunca vistos, sem poluição e nem congestionamento.

ANIVESÁRIOS

Domingo, dia 29 de março
Roberto Abrás – Rádio Super Notícia
Médico Dr. José Rafael Guerra

Segunda-feira, 30
Jornalista João Bosco Martins Sales
Sra. Rute de Matos Carneiro – esposa de Cleuber Carneiro.
Ex-deputado Gláucia Brandão

Terça-feira, 31
Jornalista Sinfrônio Veiga
Ex-governador Fernando Pimentel

Quarta-feira, dia 1º de abril
Marilac Moraes – Brumadinho
Antônio Bertolin
Edézio Lucas Diniz
Luiza Souza – Edição do Brasil

Quinta-feira, 02
Yara Tupinambá
Publicitário Álvaro Resende
Leandro Augusto Carneiro – Rádio Itatiaia

Sexta-Feira, 03
Claudio Augusto Chaves de Mendonça
Léia Leda Antônio Ministério
Comandante José Afonso Assumpção – Líder Táxi Aéreo

Sábado, 04
Advogada Juliana Batista Torres de Lacerda
Lúcia Helena Cicarine Nunes
Cássia Cristina – Rádio Itatiaia

A todos, os nossos parabéns!