Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Zé Dirceu em BH

Nem mesmo os melhores repórteres investigativos sabem o motivo das discretas visitas do ex-ministro José Dirceu a Belo Horizonte. Mas, fica a dica: sempre que ele está na capital mineira encontra-se com políticos de seu velho partido, o PT

Política em Juiz de Fora

Ao contrário da nota na semana anterior, na qual afirmamos que Bruno Siqueira (MDB) era prefeito de Juiz de Fora, ele, na verdade, é ex-prefeito da cidade. Segundo amigos próximos, Bruno não tem pretensão de disputar cargo eletivo no pleito municipal deste ano.

Ciro “metralhadora”

Membros da imprensa nacional estão chamando o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) de metralhadora, pois, em todas as suas entrevistas, fala mal de políticos, como Lula (PT) e Bolsonaro. Em sua última participação no Programa Roda Vida, da TV Cultura, ele foi enfático ao criticar a mídia. “O Brasil tem uma imprensa nada democrática, já que apenas 5 famílias dominam os maiores veículos de comunicação do país”, disparou. Mas Ciro esqueceu de mencionar o fato de que, na era da comunicação virtual, tudo está bem diferente.

Mulheres poderosas

Segundo a economista e analista de projetos sociais, Iara Vânia, atualmente, os valores pagos pelo Bolsa Família têm como beneficiárias diretas, em 90% dos casos, mulheres. “As donas de casa são mais organizadas na hora de gastar o dinheiro, dando prioridade aos filhos”. Será?

Pimentel na política

Discretamente, o ex-governador Fernando Pimentel (PT) está desenvolvendo ações políticas. Segundo pessoas próximas, ele tem ajudado na articulação de candidaturas de prefeitos em diversas regiões do Estado, especialmente nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri.

Críticas ao governador

Avaliando o cenário político mineiro, o jornalista Orion Teixeira, participando de um Programa na TV Assembleia, foi taxativo: “No momento, o governador Romeu Zema (Novo), politicamente, tem perdido espaço”.

Pior para os desempregados

“Quando ocorrem pandemias, como a do coronavírus, muitas pessoas e empresas ficam prejudicadas. A tendência é que os subempregados e desempregados sejam as maiores vítimas, pois, sem dinheiro circulando e as atividades empresariais enfraquecidas, a vida dessas pessoas se complica ainda mais”. Comentário do cientista político Sergio Fausto.

Governo X Congresso

“Nem a pandemia do coronavírus foi suficiente para arrefecer os ânimos entre o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. Depois que os parlamentares derrubaram os vetos do presidente em alguns projetos, a situação está azeda”, garante o jornalista Gerson Camarotti.

Crescimento pífio

De Brasília, eis o comentário do jornalista João Borges: “O crescimento da economia brasileira está centrado no consumo das pessoas. Mas, sem investimento em obras de infraestrutura, essa caminhada fica difícil. Esperar só pelo consumo dos brasileiros é muito frágil”, alfineta o comentarista.

Ministro X Planalto

“O ministro da Saúde tem feito um trabalho brilhante na condução das ações contra o coronavírus. Todavia, a sua atuação poderia ter mais efeito se não fosse torpedeado o tempo todo pela alta cúpula do Palácio do Planalto”. Opinião do economista e cientista político Ricardo Sennes.

Seriedade do assunto

Indagado pela imprensa se o coronavírus deveria ser levado a sério, o professor e membro da Academia Brasileira de Medicina, Paulo Saldiva, atacou: “Depois que o vírus passou a ser transmitido no Brasil, o sistema sanitário perdeu o controle. Agora é esperar para ver o tamanho do problema”.

Fim da lua de mel

Conversando com a imprensa, a senadora do Mato Grosso do Sul, Simone Tebet (MDB), atacou: “Acabou a lua de mel entre o Palácio do Planalto e o Congresso. A partir de agora, o presidente Bolsonaro terá de parar de administrar pelas redes sociais e trabalhar com o Brasil real”, vaticinou.

Sem Bolsa de Valores

Para o historiador Marco Antonio Villa, as pessoas comuns não devem ficar impressionadas com o sobe e desce da Bolsa de Valores de São Paulo. “Aquilo é um mundo à parte, pois a realidade de nosso povo, que trabalha e produz, é outra”.

Drama nacional

Diretor da Faculdade de Economia da PUC de São Paulo, Antônio Corrêa de Araújo, comentou: “Diante do estrago econômico causado pelo coronavírus fica difícil saber o que fazer com os milhões de desempregados atuais. Ou seja, a esperança deles de conseguirem um trabalho de carteira assinada fica cada vez mais longe, pois a realidade será cruel nos próximos meses”.

Pacheco na política

A partir deste início de abril, o senador Rodrigo Pacheco (DEM) pretende ficar mais tempo em Belo Horizonte e visitar o interior, ajudando a acertar muitas candidaturas às prefeituras, especialmente dos grandes municípios.

Alberto, o conselheiro

O ex-governador Alberto Pinto Coelho, por conta de sua experiência política, tem sido consultado constantemente. Amigos queriam saber sua opinião sobre “jogar água fria” para minimizar a temperatura que subiu entre o governador Zema e os deputados estaduais.

Família silenciosa

Semana passada, foi o aniversário do ex-governador Hélio Garcia. Embora seja um político respeitado pelos mineiros, sua família sequer fez qualquer alusão à data. Aliás, nos últimos anos, só se fala em desavença entre filhas, genros e netos do ex-governador. Cruz credo, gente.