Home > Destaques > Um em cada cinco brasileiros admite uso do celular ao volante

Um em cada cinco brasileiros admite uso do celular ao volante

Uma pesquisa lançada pelo Ministério da Saúde indicou que um em cada cinco brasileiros admite o uso do aparelho celular enquanto dirige. A divulgação do estudo foi feita pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Os dados sinalizaram ainda que as pessoas entre 25 e 34 anos (25,1%) são as que mais assumem cometer a infração.

Não é novidade para ninguém que quebrar essa regra coloca em risco as vidas dos que estão fora e dentro do carro. O psicólogo e especialista em psicodrama socioeducacional, Celso Braga, diz que a resposta ao celular prende mais a atenção do que um possível acidente. “A pessoa é ‘sequestrada’ por algo emocionalmente que acaba sendo prioridade se comparada à razão”.

Por que ignoramos as regras de trânsito, como a de usar o celular enquanto dirigimos?
As pessoas ignoram as regras pois têm imunidade às mudanças. O que ocorre é que, mesmo com a punição, a resposta no celular tende a ser mais importante do que a multa ou que a consequência de um possível acidente do ponto de vista emocional. A imunidade é quando você é “sequestrado” por algo emocionalmente que acaba sendo a prioridade se comparada à razão.

Esse comportamento mostra falta de empatia e cuidado, visto que a pessoa coloca sua vida e a de outras em risco?
A pessoa tem o hábito de se colocar acima do outro em muitas situações e usar o celular, de maneira imprópria, é uma delas. A diferença é que, no que se refere a seguir regras, estamos propensos ao “jeitinho brasileiro”. Somos pouco cuidadosos conosco e com o outro. O brasileiro culturalmente acredita em heróis, alguém que vai nos livrar do mal, então, por que olhar para os riscos?

As pessoas ainda tendem a duvidar de que usar o celular no trânsito é perigoso?
Está mais que comprovado que, em dois segundos de descuido ao olhar para o celular, a pessoa se coloca em risco ao volante. Geralmente, ninguém duvida disso. A questão é que passam por cima da razão, pois “é só uma olhadinha” apontando uma falta de percepção emocional para o risco que correm.

Por que olhamos o celular o tempo todo?
Síndrome do presenteísmo – o termo se refere ao comportamento de pessoas que, mesmo presentes fisicamente, têm seus pensamentos longe das tarefas do trabalho que precisam desenvolver -. Hoje, em nome da agilidade, que se tornou um valor na sociedade, as pessoas respondem mensagens dirigindo, talvez, por medo de perder oportunidades e atenção ou até serem consideradas “lentas”.

Como podemos driblar o impulso de checar o celular a todo o momento?
Para vencer hábitos emocionais é preciso estratégia, inclusive, já existe a opção de você entrar no carro e colocar no modo dirigindo, o que quer dizer que não receberá mensagens. Há seguradoras que têm aplicativos que mostram quantas vezes você pegou o celular dirigindo e te premia se não usar nenhuma vez. De verdade, o melhor a se fazer é mudar o próprio hábito e saber o que é melhor para você, a escolha é sempre de quem dirige.

Se não respeitamos as regras, de que outra forma a conscientização poderia ser feita?
O processo de conscientização tem três condições básicas para acontecer, o diálogo sobre o tema necessita ser mais frequente, o relacionamento entre as pessoas deve aumentar no que se refere a percebermos melhor os outros no trânsito e precisamos aprender coletivamente às técnicas e ferramentas para nos doutrinarmos a não pegar o celular. Devemos falar sobre esse assunto nas escolas, empresas e em casa.
Enquanto isso, as multas precisam continuar, as campanhas de orientação necessitam ser incrementadas e as seguradoras podem adotar a prática de incentivar os bons motoristas sobre as melhores maneiras do uso correto e seguro do celular.