Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

DESTINOS NACIONAIS PÓS-CARNAVAL

O Carnaval 2020 nos principais destinos brasileiros foi uma festa com altas ocupações hoteleiras, grande movimento de turistas e aumento da movimentação da economia. E o mês de março reserva ao visitante das inúmeras cidades brasileiras uma variada oferta de atrativos, como eventos de lazer, esportes, gastronomia, religião, etc. O Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo aponta um total de 110 realizações espalhadas pelo Brasil, que podem motivar o viajante a colocar o pé na estrada o ano todo e quem ganha com isso é a cadeia do turismo.

 

SANEAMENTO BÁSICO NO BRASIL É PREOCUPANTE

A falta de tratamento do esgoto e do fornecimento de água potável à população causa sérios problemas à saúde pública e ao meio ambiente, ou seja, o quadro é preocupante, pois prejudica a qualidade de vida das pessoas. Segundo um estudo do Instituto Trata Brasil, cerca de 17% dos brasileiros não têm acesso à água tratada, 48% não possuem coleta de esgoto e mais da metade dos resíduos não recebe tratamento adequado. A discussão sobre os investimentos na área está na esfera do Poder Legislativo, mas especialistas advertem que não se pode tomar uma decisão sem um amplo debate com a sociedade.

DOCUMENTO DO CARRO NÃO SERÁ MAIS IMPRESSO

 A partir deste ano, o documento do carro não será mais impresso em papel. Nove estados já estão emitindo a versão digital. Sempre que o motorista é parado em uma blitz, ele é obrigado a apresentar aos policiais de trânsito a carteira de motorista e o documento de cor verde, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). No entanto, esse documento de papel, está com os dias contados. Os Detrans de todo o país têm até junho para implantar a novidade. O motorista precisa baixar o aplicativo, que é de graça, e, assim que pagar o IPVA, o documento eletrônico já aparece na tela do aparelho.

CANAL ABERTO

Bancos digitais estão crescendo no Brasil. Os bancos digitais estão crescendo e ganhando mais clientes no Brasil, apesar de ser uma novidade recente. Eles vieram para suprir com tecnologia e eficiência um mercado que sofria com a burocracia. Por isso, eles estão mudando a forma como muitos cuidam de suas finanças pessoais. O objetivo é ter mais agilidade no atendimento e, assim, atingir um número maior de consumidores. A maior vantagem dos bancos digitais é a economia de tempo e de dinheiro, afinal muitos serviços já são gratuitos, tais como conta corrente digital e cartão de crédito sem anuidade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 55 milhões de pessoas ainda não têm conta em banco e nem mesmo poupança. A substituição da agência bancária física pelos bancos digitais é uma tendência global. Fonte: Blog Magnetis

Cartórios batem recordes de arrecadação em 2019. Para os cartórios, a palavra crise não existe. A arrecadação dos cartórios brasileiros atingiu um novo recorde de arrecadação: R$ 15,9 bilhões em 2019. Os dados são da plataforma Justiça Aberta, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que ainda indicam que as serventias tiveram receita de R$ 97 bilhões de 2013 até o ano passado (sem correção monetária). Fonte: Poder 360