Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Sucessão em BH

Depois das chuvas intensas que abalaram as estruturas de BH, especialmente na periferia, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) está focado em encontrar uma solução para o drama. Contudo, ninguém está autorizado a falar com ele a respeito do assunto.

Sucessão em Sabará

O deputado Mauro Tramonte (Republicanos) visitou o município de Sabará para demonstrar solidariedade em relação às vítimas das fortes enchentes que assolaram o município. E, por lá, o parlamentar observou que é enorme a popularidade política do prefeito Wander Borges (PSB).

Cena única – Por isso, na cidade, comenta-se que não existe ninguém que possa enfrentar Borges nas urnas. Mas, como as eleições só acontecem no segundo semestre, tudo pode acontecer.

Zema e o Legislativo

Nos bastidores da Assembleia Legislativa de Minas Gerais existem os pessimistas, aqueles que entendem que o governador Zema (Novo) terá dificuldades de convivência com alguns deputados por não ter uma bancada expressiva. No entanto, os mais experientes dizem que o governador está cumprindo a promessa de pagar as emendas parlamentares em dia, e é isso que conta.

Sucessão em Lagoa Santa

Pessoas próximas ao prefeito Rogério Avelar (PPS) de Lagoa Santa, indicaram que o ex-prefeito da cidade Genesco Aparecido estaria impedido por lei de concorrer ao pleito deste ano. Mas o próprio Genesco esclareceu que não tem nada disso. Ele já está, inclusive, realizando encontros para discutir os temas de sua pré-campanha. A sucessão em Lagoa Santa promete ser uma das mais animadas da Grande BH.

China sem liberdade

Semana passada, o jornalista e apresentador Marcelo Tas colocou em dúvida as informações relacionadas aos números de pessoas mortas e acometidas pelo coronavírus na China. “É um país fechado, não existe liberdade alguma, inclusive a imprensa de lá é amordaçada. Nada que vem de lá pode ser 100% verdade”, arrematou.

Briga com os índios

Não será fácil conseguir a aprovação da Câmara Federal para o projeto do governo autorizando a exploração de atividade mineral em terras indígenas. “Vai ser um duelo pesado e de consequências traumáticas”, prevê o jornalista Gerson Camarotti.

Acúmulo de processos

Ao visitar Belo Horizonte, o presidente do Tribunal Superior de Justiça, João Otávio de Noronha, justificou a importância da instalação de um Tribunal Regional Federal em Minas. Ele alegou que, atualmente, os desembargadores do TRF 1, com sede em Brasília, e jurisdição em diversos estados, inclusive em Minas, trabalham com uma média de 15 mil processos. “Assim, ninguém consegue trabalhar direito”, disse o presidente.

China sem democracia

Para o historiador e professor Luiz Felipe Pondé, a democracia faz parte do dia a dia da maioria das nações desenvolvidas do mundo. Mas, para ele, a China continua subdesenvolvida nessa questão. Isso porque a palavra democracia é quase proibida por lá.

Sucessão em Araxá

A imprensa de BH não deu muita importância quando o deputado João Bosco (Avante) disse que analisava a possibilidade de ser candidato a prefeito de Araxá. Por lá, não existem pesquisas para avaliar a popularidade do parlamentar, porém, todos os pré-candidatos estão de olho em uma realidade: a prefeitura tem um orçamento público de causar inveja. Então, vai começar a caça ao tesouro.

China e o mundo

“A não ser que aconteça um milagre, o efeito do coronavírus na China vai trazer consequências para o crescimento mundial, inclusive no Brasil”. Opinião do reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, recentemente na TV Cultura.

Gasolina barata?

Em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro pediu urgência a sua equipe para encontrar uma fórmula que possibilite abaixar os preços da gasolina. Mas, isso está sendo um desafio até para o ministro da Economia, Paulo Guedes, que não está conseguindo encontrar uma solução. Opinião da jornalista Cristiana Lôbo.

Juros descontrolados

Os empresários do Brasil estão questionando a decisão do governo em controlar, mediante decreto, os juros do cheque especial que estão girando na média de 8% ao ano, quando se sabe que a taxa de inflação anual ficará na faixa dos 4%. Os especialistas em economia avaliam que se trata de um jogo em que só os banqueiros saem ganhando.

Tragédia de Brumadinho

O presidente da Associação de Moradores de Brumadinho, Jaime Melo, aponta que existe um compromisso dos representantes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais com o município. Por isso, eles só vão parar as buscas quando a última vítima do rompimento da barragem da Vale for encontrada. Porém, o presidente não tem a menor ideia de quanto isso está custando aos cofres públicos, com certeza, a Vale deverá ressarcir esses valores.

Falta planejamento

Ao ver as águas de fevereiro invadir as cidades de São Paulo e Belo Horizonte, o cientista político Sérgio Fausto, atacou: “Seria importante chamar novos engenheiros para refazer o planejamento dessas duas cidades”. Bem, nobre cientista, resta saber quem pagaria essa conta. Afinal, já imaginaram que complexo seria mudar tudo na quatrocentona São Paulo?

Falta seriedade

As pessoas com poder de opinião em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, localidades mais atingidas pelas recentes chuvas, declaram que falta competência do poder público para evitar as ocupações nas encostas, locais onde sempre acontecem deslizamentos, muitos com vítimas fatais.