Home > Educação e Cultura > Currículo estruturado aumenta chance de conquistar uma vaga de emprego

Currículo estruturado aumenta chance de conquistar uma vaga de emprego

Com o desemprego alcançando cerca de 12,6 milhões de pessoas e um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, ter um bom currículo é fundamental para quem está em busca de uma vaga. De acordo com levantamento realizado pela Catho, 30% dos recrutadores demoram em média de 6 a 10 segundos para descartar um currículo para uma entrevista. Sendo assim, redigir um documento bem estruturado pode aumentar as chances de conquistar uma colocação no mercado.

O profissional que recebe cerca de 100 currículos analisa em média 15 com maior critério e cautela. “Após o primeiro olhar do recrutador sobre o currículo é feito uma análise de forma detalhada. Ainda assim, é primordial ter as informações nobres do documento em destaque e bem colocadas, pois dessa forma serão facilmente observadas, garantindo maiores chances desse candidato ser selecionado para uma entrevista”, afirma Tabitha Laurino, gerente da Catho.

Para a supervisora de Recursos Humanos Glaucia Ramos, o tempo é curto, pois na maioria das vezes, a quantidade de currículos recebidos é muito grande. “Tenha certeza de que você tem os requisitos buscados pela empresa. Em uma primeira avaliação, os recrutadores querem agilidade para entender o perfil do candidato e tem o olhar treinado para identificar palavras-chave que tenham ligação com a vaga de emprego”.

Ainda segundo Glaucia, o documento é importante durante todo o processo seletivo. “Eles funcionam como uma etapa eliminatória. Se forem bem elaborados, podem garantir o acesso para a próxima etapa. Muitas pessoas ainda têm dificuldades na elaboração e acabam perdendo chances de serem selecionadas, ainda mais em um cenário de grande concorrência”, comenta.

O currículo ideal
Antes de começar a redigir, a formatação é um item que deve ser levado em conta. “Recomendo o uso de folha branca e letras básicas na cor preta. As fontes mais conhecidas são Times e Arial. Um tamanho entre 12 e 14 é o ideal. Já os formatos de documentos mais indicados para um bom currículo são Word e PDF”.

As primeiras informações que devem aparecer são os dados pessoais. “Sempre coloque no topo a sua identificação com nome completo, idade, endereço e informações para contato. Esses dados devem ser fáceis de serem encontrados, pois o recrutador vai usá-los para entrar em contato com você”.

Uma das grandes polêmicas é com relação ao tamanho do currículo e se deve colocar uma foto. Glaucia diz que o documento deve ter, no máximo, duas páginas com as informações necessárias para o cargo. “Já no caso da foto, somente é recomendado colocar se for uma exigência para a vaga desejada. Ela deve ser 3×4, ter boa qualidade e priorizar uma postura profissional”, explica.

Outra questão é quanto a experiência profissional. “Não precisa colocar todas, basta elencar as três últimas ou aquelas que mais tem a ver com a vaga pretendida. “Mencione nome da empresa, cargo, período de atuação e suas atribuições de forma clara e objetiva. Quem busca o primeiro emprego, vale ressaltar as experiências na faculdade, estágios, trabalhos voluntários, habilidades e aptidões”.

De acordo com Glaucia, também é importante destacar o nível de informática, idiomas e os cursos complementares. “Coloque o seu conhecimento técnico das ferramentas de informática e internet, assim como os cursos relacionados à área de interesse. Preencha o tema e o nome das instituições onde foram realizados”.

Por último, ela recomenda ser sincero e nunca mentir para chamar a atenção do recrutador. “Inserir experiências ou habilidades que você não tem pode funcionar no primeiro momento, mas vai te colocar em uma saia justa nas próximas etapas. Isso porque você será testado e deverá comprovar as informações declaradas”, conclui.