Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Na foto: A União Educacional do Vale do Aço S.A. (Univaço) que oferece o curso de medicina em Ipatinga tem novo diretor. O professor Vinícius Lana Ferreira tomou posse no cargo de diretor-geral, em substituição a Gesilda de Sales Bicalho Silva, que dirigiu a unidade nos últimos 15 anos.

PORTABILIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA
A possibilidade dos consumidores brasileiros escolherem a distribuidora de energia começa a movimentar o mercado. A chamada portabilidade da conta de luz vai permitir que milhares de pessoas passem a economizar. Para isso, está tramitando no Senado Federal o Projeto de Lei 232/2016, que altera o modelo comercial de energia elétrica com a intenção de, progressivamente, permitir que os pequenos consumidores façam parte do mercado livre, hoje restrito a grandes consumidores de energia. A ideia é que, em longo prazo, ocorra no setor elétrico o mesmo que aconteceu com a telefonia. No caso dos consumidores residenciais, por exemplo, a relação com as distribuidoras será mantida apenas para o serviço de distribuição, e haverá liberdade para a compra de energia da geradora. O projeto estimula a concorrência no setor elétrico brasileiro e, em consequência, beneficia os consumidores.
Fonte: Agência Senado

SETOR BRAILLE DE MG COMPLETA 55 ANOS
O Setor Braille da Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais, espaço criado para promover a acessibilidade sociocultural de pessoas com deficiência visual, completa 55 anos agora em janeiro como referência nacional no segmento. Fundado em janeiro de 1965, tem funcionamento ininterrupto desde então e contempla o público com um acervo que inclui livros acessíveis em Braille, áudio livros, equipamentos adaptados e atividades de incentivo à leitura. Aproximadamente mil pessoas com deficiência visual frequentam o espaço todo mês. Por meio do edital de acessibilidade lançado pelo antigo Minc, em 2014, o Setor Braille recebeu capacitações, acervos e equipamentos assistivos para se tornar referência em acessibilidade e inclusão, multiplicando o modelo para as demais bibliotecas públicas do estado. O mineiro tem mais é que se orgulhar dessa referência nacional na área de deficiência visual.

TURISMO CRESCEU EM 2019
O índice de atividades turísticas no Brasil apresentou um crescimento de 2,6% em relação ao mesmo período de 2018. O resultado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os setores de locação de automóveis, de hotéis e serviços de catering, buffet e outros negócios de comida preparada foram os principais impulsionadores do índice no período. Regionalmente, 9 das 12 unidades da federação investigadas também registraram crescimento de janeiro a novembro de 2019, com destaque para o Ceará (5,4%), seguidos por São Paulo (5,1%), Minas Gerais (2,5%) e Rio de Janeiro (2,3%). Minas também teve um crescimento no mês de novembro em relação a 2018.

CANAL ABERTO

Brasileiros compram cada vez mais pela internet. Um estudo divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que o número de brasileiros que fazem compras pela internet quase dobrou nos últimos anos. Entre 2013 e 2019, a parcela da população que realizou compras on-line subiu de 23% para 42%. Praticidade e preço mais baixos são os fatores que mais atraem os consumidores para o e-commerce. É sempre bom lembrar que todas as pessoas devem ter cuidado ao fechar uma compra pela web para evitar problemas posteriores.

Uso de celular ao volante aumenta em 400% risco de acidentes. Uma das cenas mais comuns para quem está acostumado a encarar o trânsito diariamente é olhar para os lados e ver motoristas utilizando os celulares com a maior naturalidade enquanto dirigem. Além de ilegal, o ato é extremamente perigoso. Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet)), essa atitude é a terceira maior causa de mortes no país, vitimando cerca de 150 motoristas por dia e 54 mil anualmente. O Detran informa que qualquer que seja a motivação, o uso do celular deveria ser evitado, pois aumenta em cerca de 400% as chances do motorista se envolver em acidentes. Para se ter uma ideia da gravidade da questão, esse percentual elevado é comparável ao perigo de dirigir sob o efeito de álcool. O uso do celular ao volante é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece a infração como gravíssima.