Home > Acir Antão > Acir Antão

Acir Antão

Na foto: A 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes acontece do dia 24 janeiro a 1º de fevereiro, com quatro espaços de exibição: o Cine Praça, o Complexo de Tendas, o Cine Lounge e o Cine Teatro do Sesi. O festival movimenta a economia da cidade e de toda a região, com ocupação de todos os hotéis e pousadas, o que reflete inclusive no setor gastronômico.

INFLAÇÃO OFICIAL E INFLAÇÃO REAL – Todos deveríamos ter o costume de guardar os preços de início do ano, mais precisamente de janeiro para, no ano seguinte, nós mesmos fazermos a conta e medir a inflação real. O exemplo vem agora com o governo anunciando a inflação de 4,25%, medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, se você fizer uma comparação de custos, só a carne bovina subiu 34% no ano de 2019, que refletiria uma inflação real muito mais elevada do que a anunciada pelo IBGE. Dei o exemplo da carne bovina, mas as bebidas também tiveram reajuste de mais de 6% neste ano, mais que o índice anunciado pelo governo.

CONTRIBUINTE DO IMPOSTO DE RENDA – Na declaração de renda do ano base 2019, o contribuinte não vai poder mais deduzir as despesas com o empregado doméstico. A lei que permitiu essa dedução foi extinta no ano passado e ela havia sido implantada para aumentar a contratação desses profissionais.

BOA MEDIDA – O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) sancionou uma lei interessante, proibindo bares, restaurantes e lanchonetes de usarem descartáveis de plásticos como copos, pratos, talhares e garrafas. O objetivo é melhorar o meio ambiente da capital paulista. Se cada cidade brasileira fizesse o mesmo, o ambiente seria outro.

José Ângelo de Melo, vice-presidente da CDL/BH, e Marcelo de Souza e Silva, presidente da instituição, estiveram nos Estados Unidos, semana passada, participando de um evento mundial de interesse da classe empresarial. Os dois aproveitaram para visitar a Bolsa de Valores de Nova York, considerada como uma das mais famosas do mundo.

DA COCHEIRA

A política de Contagem continua fervilhando depois que o ex-prefeito Ademir Lucas anunciou que vai disputar a prefeitura neste ano. A deputada Marília Campos também, ex-prefeita por duas vezes, já anunciou sua disposição de ser candidata. O prefeito Alex de Freitas vai tentar a reeleição.

O governo não conseguiu dar vazão a demanda de pedidos de aposentadoria e anunciou que vai gastar R$ 9 bilhões para colocar o serviço em dia. Para ter condições de apreciar os pedidos, esse montante será investido em toda rede do INSS para se adequar a nova lei da Previdência.

O IBGE está anunciando que, em 2022, os evangélicos serão maioria no Brasil. Segundo o instituto, o catolicismo está perdendo força e, a cada dia, os católicos têm migrado para outras religiões.

É fantástico o crescimento da indústria do turismo em Minas. E isso tem ocorrido sem que o governo do estado tenha feito algo para melhorar o setor. A verdade é que, a cada dia, surgem novos caminhos gastronômicos, estadas diferenciadas, passeios exclusivos e degustação de queijos, frutas, etc.

 

 

 

 

 

 

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 19 de janeiro
Marconi do SOS das Panelas – Padre Eustáquio
Coronel Ramon Zureta
Maria Cláudia Santos – chefe de jornalismo da Rádio Itatiaia
Cristiano Iderlandes – Edição do Brasil

Segunda-feira, 20
68 anos da Rádio Itatiaia
Wiliam Sebastião Penido do Vale

Terça-feira, 21
Drª Flavia Cristina – Juíza do Trabalho
Jornalista Fábio Doyle – jornal Estado de Minas
Hélio Bontempo Junior
Waldemar de Castro

Quarta-feira, 22
Radialista Haroldo Ameno
Jornalista Clerí Maciel
Priscila Batista Torres de Lacerda

Quinta-feira, 23
Radialista Enoque Passos
Jornalista Gabriela Speziali – Rádio Itatiaia

Sexta-feira, 24
Ex-deputado e médico Silvio Mitri
Jornalista Sônia Zuim

Sábado, 25
Leila Mendes Barbosa
Cantor e compositor Lecy Strada
Célio Salomon

A todos, os nossos parabéns!