Home > Destaques > Romeu Zema fecha primeiro ano de governo com 57,6% de aprovação

Romeu Zema fecha primeiro ano de governo com 57,6% de aprovação

O esforço do governador Romeu Zema (Novo), neste primeiro ano, à frente do Executivo, rendeu frutos. De acordo com pesquisa divulgada pelo jornal O Tempo, 57,6% dos entrevistados aprovam sua gestão. Simplicidade, dedicação e trabalho são apontados como causas para a boa avaliação dos mineiros.

Para entender esse cenário, é preciso voltar um pouco. Logo no início do mandato, o governo lançou o “Transforma Minas”, programa para aperfeiçoar o modelo de atração, seleção, desenvolvimento e desempenho de profissionais para a administração pública do estado. O objetivo era que os servidores selecionados fossem preparados para enfrentar grandes desafios pelos quais o estado passava e passa.

Mesmo com o cenário financeiro tão negativo, o governo atraiu para Minas Gerais mais de R$ 55 bilhões em novos investimentos. Gerou, de janeiro a novembro, 133 mil novos postos de trabalho com carteira assinada. A gestão também tem focado em diminuir a burocracia e fomentar o desenvolvimento por meio do programa “Minas Livre para Crescer”, lançado no início de dezembro. O governador pagou, mesmo com o estado quebrado, o 13º salário de 2018 aos servidores, devido pela gestão anterior, e saldou o abono natalino deste ano para 61,5% do funcionalismo.

Para conhecer de perto os problemas de cada região, Zema visitou mais de 80 cidades neste ano. Também procura ir às secretarias de Estado para saber das equipes o que pode ser melhorado e como fazer. Segundo informações, seu salário só é depositado em sua conta depois que todos os funcionários recebem e ele faz questão de doar o valor para instituições de caridade.

Zema é um exemplo quando o assunto é engajamento, criatividade, empenho e dedicação. O governador não tem se deixado abater com as críticas, uma vez que seu objetivo é trabalhar por Minas. Para solucionar os problemas do estado, convoca todos os poderes, independentemente de partido político.