Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Agostinho Patrus, governador?

A deputada estadual Ione Pinheiro (DEM), na presença de dezenas de prefeitos, lançou o nome do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus (PV), como candidato a governador.  Após o anúncio, Ione foi bastante aplaudida. Esse assunto ainda vai render…

 

Política em Uberlândia

Nos corredores da Assembleia, o deputado federal Weliton Prado (Pros) faz questão de garantir que não vai ser candidato a prefeito de Uberlândia, sua cidade natal. Mas, lá na cidade, os comentários sobre esse assunto indicam que Prado não aceita colocar seu nome à disposição dos eleitores porque tem certeza da falta de votos suficientes para conseguir êxito.

Cena final. Traduzindo: o parlamentar, que começou como vereador de Uberlândia, tornou-se deputado estadual e agora é federal, não tem estofo para enfrentar o grupo do atual prefeito Odelmo Leão (PP). Pelo menos, é o que avaliam os comentaristas da política local.

 

Brant e Zema

Semana passada, o vice-governador Paulo Brant (Novo) participou do programa Mundo Político, da TV Assembleia, e descreveu o governo Zema (Novo) como democrático, bem conectado e sem corrupção. Mas, em sua opinião, a partir do próximo ano, precisa acelerar mais para conquistar as metas anunciadas na época da campanha. É aguardar para conferir…

 

Batendo na CBMM

Sem meias palavras, o deputado João Vítor Xavier (Cidadania), relator na Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa, bateu pesado na Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), pois a mineradora, que explora o nióbio em Araxá, estaria se negando a repassar os valores devidos ao estado, advindos da qualidade do mineral extraído diretamente das minas, que pertencem ao governo estadual. O montante, segundo o deputado, é de cerca de R$ 5 bilhões. Uau!

 

Tostão preocupado

Tostão, ídolo celeste, teme que o Cruzeiro deixe de ser um time grande. “Por causa da caótica situação financeira que pode se tornar, em longo prazo, um clube médio, como ocorreu com outros grandes times no Brasil, sem condições de disputar títulos importantes, como Botafogo, Fluminense e Vasco”.

 

Patrus e Kalil

Nos bastidores da política mineira, o comentário corre solto a respeito do vínculo próximo entre o presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PV) e o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Eles, segundo fontes, devem aproveitar as férias parlamentares de Patrus, no mês de janeiro, para traçar um plano de ação política para 2020.

Comentário único – Na avaliação dos matemáticos da política estadual, o grupo liderado por Kalil ganha força dia a dia, a ponto de deixar o grupo do governador Zema (Novo) com certa dose de ciúmes. Coisas da política mineira.

 

Falta grana?

Em Brasília, circulam comentários irônicos a respeito da caravana do ex-presidente Lula (PT) pelo interior do Brasil. Dizem abertamente que “deve estar faltando dinheiro para ele comparecer aos grandes eventos nacionais”.

 

Campeão de processos

Também em Brasília, o senador e ex-presidente do Senado Renan Calheiros (MDB) é o campeão de processos. Depois de receber uma condenação na semana passada, os jornalistas contabilizaram: ele ainda tem 8 pendências judiciais. Cruz credo!

 

MDB mineiro

No interior do estado, o MDB, atualmente presidido pelo deputado federal Newton Cardoso Júnior, ainda mantém um certo nome. Porém, na capital, a previsão é de que a sigla deve encontrar muita dificuldade para formar uma chapa de vereadores. Quem te viu, quem te ver, MDB!

 

Judiciário caro

De acordo com comentários do cientista político paulistano Ricardo Sennes, o judiciário brasileiro é considerado oficialmente o mais caro do mundo e de resultados cada vez mais morosos.

 

Obra de infraestrutura

“Para o crescimento do Brasil levantar voo de vez, basta o governo federal iniciar obras de infraestruturas. Assim a situação econômica do país muda para melhor”. Avaliação do jornalista e comentarista econômico Carlos Alberto Sardenberg.

 

Ministros desconhecidos

Ironias à parte, o historiador Marco Antonio Villa disse, na semana passada, que o governo federal poderia estar mais bem avaliado, caso os ministros fossem mais proativos. “Alguns ministros sequer conhecem o Brasil”, criticou.

 

Brumadinho e Brasil

Em relação à tragédia ambiental em Brumadinho, de acordo com o comentarista de economia e jornalista João Borges, a catástrofe atingiu negativamente, mesmo que de maneira leve, a economia nacional. Aqui em Minas, porém, o impacto foi pesado, caro jornalista.

 

Produção de alimentos

“Quem conhece a realidade brasileira sabe que é perfeitamente possível aumentar a produtividade na atividade rural, especificamente, no tangente à produção de alimentos, sem necessidade de aumentar a área plantada”, vaticina o professor da Universidade São Paulo (USP) e médico Paulo Saldiva. Será, doutor?

 

Congresso pressionado

Quando o assunto é a votação da matéria restabelecendo a prisão após segunda instância, a temperatura no Congresso Nacional sobe. “De modo que os senadores e deputados, caso não queiram efetivamente votarem o assunto, terão de encontrar uma boa explicação para seus eleitores”. Opinião do jornalista e escritor Merval Pereira.

 

Brasil e Argentina

A torcida agora é de que a ida do vice-presidente brasileiro, Hamilton Mourão (PRTB), para representar o país na posse no novo presidente Argentino tenha amenizado os ânimos já que, até semana passada, o clima entre as partes era de muita animosidade. “Um horror”, comentou a jornalista global Cristiana Lôbo.

 

Deputado forte

Ninguém nos bastidores da Assembleia acredita em maiores consequências contra o deputado João Magalhães (MDB), que foi condenado pela justiça. “Ele é muito inteligente e vai terminar mudando este cenário”, comentam os amigos.

 

Volta do vereador

Na Câmara Municipal de BH é discutida a possibilidade da volta do vereador Wellington Magalhães (DC), cassado recentemente pelo plenário da Casa, após seus advogados recorrerem à Justiça.

 

Sucessão em BH

Por onde passa, o deputado estadual Mauro Tramonte (PRB) é chamado de prefeito de Belo Horizonte. Ele já não nega a possibilidade de aceitar o desafio de enfrentar o atual prefeito Kalil (PSD). É aguardar para conferir, claro.

 

Sucessão em Nova Lima

Como se sabe, o atual prefeito de Nova Lima, Vitor Penido (DEM), exercendo o mandato em períodos sequentes, não pode mais ser candidato. Mesmo assim, ele é o grande nome de seu município. Vale ressaltar que a sucessão por lá, passa pelo seu crivo.