Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Venda da Cemig
A partir de janeiro, o ex-presidente da Eletrobras e ex-deputado federal Aloísio Vasconcelos promete dedicar seu tempo ao movimento contra a privatização da Companhia Energética de Minas Gerais S.A (Cemig). Aliás, ele e outros profissionais liberais, sindicalistas e parlamentares de oposição. Ou seja, vai ser um período tenso.

Coitado do Salim
Recentemente, quando esteve em BH, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) voltou a disparar sua metralhadora giratória contra o megaempresário Salim Mattar, atual ministro de Desestatização do governo federal. Mattar, segundo Ciro, “gosta de fazer farra com o chapéu dos outros, pois detesta pagar impostos como determina a lei”, ironiza.

Família sem prestígio
Aos poucos, a poderosa família Pentagna Guimarães vai perdendo prestígio em Minas. Isso se deve ao fato deles deixarem o controle do Banco BMG para o grupo Itaú, de São Paulo. Aliás, rotineiramente, o ex-presidente do Galo e membro da família, Ricardo Guimarães se desloca para a capital paulista.

Mercantil do Brasil
Na Avenida Paulista, centro financeiro de São Paulo, os poderosos banqueiros e grandes industriais dizem que o Banco Mercantil de Minas Gerais se transformou na instituição financeira destinada a atender os aposentados do INSS. Que maldade, gente!

Deputado abusado
Certo deputado estadual mineiro, eleito por influência das redes sociais,  vive detonando tudo e todos, inclusive, seus próprios colegas. Acontece que ele não faz o dever de casa, pois sequer paga o condomínio do apartamento onde reside. A coluna está fazendo o levantamento para saber de quem se trata. Logo, logo voltaremos ao assunto.

Luta dos negros
Ao avaliar a situação dos negros, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cristiano Rodrigues disse que, atualmente, eles continuam lutando para terem uma posição de destaque no mercado de trabalho e de inserção nos meandros sociais. Para os brancos, tudo é mais fácil. É o que afirma o professor.

Dólar oscilante
Em Brasília, o jornalista e comentarista econômico João Borges disse que quem faz investimentos ou necessita de trabalhar com o dólar, precisa saber que a moeda americana terá muita oscilação neste fim de ano, afinal isso já é tradição.

Investir no social
Em São Paulo, o empresário e ex-deputado Emerson Kapaz avaliou que as grandes empresas no Brasil investem pouco em projetos sociais e na área da ciência. “Nos países desenvolvidos, essa realidade é bem diferente. Por lá, os grandes empreendimentos apoiam abertamente essas iniciativas”, comentou.

O filho do presidente
“O senador Flávio Bolsonaro está uma pilha de nervos depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que permitiu o compartilhamento de informações sigilosas do Banco Central e da Receita Federal”. É o que diz a jornalista Natuza Nery.

Profissão x Tecnologia
Debatendo sobre diversos temas, a jornalista Luciana Garbin lembrou que, em breve, a tecnologia vai acabar com a vida profissional de muita gente. Em sua avaliação, o aluno que, hoje, estiver no curso médio deve prestar atenção na área de ciências exatas, pois é dela que virá o conhecimento que vai ajudar os estudantes no futuro mercado de trabalho.

Problemas da Amazônia
O desmatamento da Amazônia, constantemente, está no noticiário. Agora, o advogado Roberto Delmanto Junior, ao ser procurado pela imprensa, disse que o presidente da República não pode declarar à comunidade internacional que o desmatamento da região é descontrolado. “Isso seria o mesmo que dar um revólver para o adversário”, disparou.

Sem embaixador nos EUA
As informações nos bastidores do Planalto indicam que, até o Carnaval, não teremos um embaixador brasileiro nos Estados Unidos, pois a leitura do expediente indicando o novo titular não foi realizada pelo Senado, que entra em férias em dezembro e só volta em fevereiro.

Patrus com Kalil
Assessores do governador Romeu Zema (Novo) dizem que o atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), Agostinho Patrus (PV), é muito mais próximo do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), do que do chefe do Executivo estadual.

E os pobres?

“Até parece que os dirigentes em Brasília só pensam nos ricos. O governo como instituição não pode deixar de fazer programas para atender aos pobres, senão, nos transformamos em um caldeirão de problemas sociais”, aponta o filósofo Mario Sergio Cortella.

Sucessão em JF
Em Belo Horizonte, a deputada estadual delegada Sheila (PSL) já sinalizou sua pretensão em entrar firme na disputa pela sucessão em Juiz de Fora.

Política em Ipatinga
O ex-prefeito Sebastião Quintão segue visitando bairros e fazendas em Ipatinga. Seu objetivo é participar da sucessão local. Indagado sobre o fato de ser um octogenário, ele respondeu: “Estou pronto para enfrentar mais essa jornada”.

Sucessão em Uberaba
Se a eleição fosse hoje, depois de 8 anos no poder, o grupo do atual prefeito de Uberaba, Paulo Piau (MDB), teria possibilidade de perder o pleito. Mas, como isso só acontece em outubro de 2020, é bom esperar para ver quanta água vai passar por debaixo dessa ponte.