Home > Cidades > Programa CCBB Educativo promove oficinas com a exposição “Paul Klee – Equilíbrio Instável”

Programa CCBB Educativo promove oficinas com a exposição “Paul Klee – Equilíbrio Instável”

Durante o mês de novembro, o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) irá oferecer oficinas que interajam com as temáticas da exposição “Paul Klee – Equilíbrio Instável”. A atividade faz parte do Programa CCBB Educativo e terá atrações para crianças e adultos que estimulam o diálogo com a arte de maneira criativa e lúdica. A mostra fica em cartaz até 18 de novembro, período em que há diversas ocasiões para aproveitar o Lugar de Criação, sempre com entrada gratuita, aos sábados domingos e feriados das 11h às 13h e das 15h às 17h.    

O educador Mateus Mesquita diz que as atividades foram pensadas para que o público crie um diálogo melhor com o artista que está com suas obras em cartaz. “Fazemos uma pesquisa profunda para tentar entender o processo de criação do autor e trazemos esse resultado para as oficinas que são ofertadas”.

Ele explica ainda que as atividades são pensadas de acordo com 4 eixos principais, nos quais, por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais, há o desenvolvimento da criatividade, trazendo a experiência de ateliê para quem está participando das oficinas. “As aulas são pensadas para atender a todas as famílias. Queremos receber todos no nosso espaço”.

Também estão na programação atividades inclusivas. Todos os domingos do mês, das 14h às 15h, no Lugar de Criação em Libras, há ações acessíveis que promovem a cultura surda por meio de jogos e temáticas artísticas.

Paul Klee nas oficinas 

O Paul Klee está presente em todas as oficinas. Na “Como nasce uma obra de arte?” o público é apresentado ao “Ateliê das Cores”, no qual os participantes serão convidados a experimentar o mundo das cores por meio de materiais explorados pelo artista, como a aquarela e o giz pastel.

Já na atividade “Levar o som pra colorir”, com ajuda de crianças e seus familiares, é possível compor canções efêmeras a partir das formas e cores das obras de Klee e objetos sonoros, brincando de misturar percepções sensoriais. A “Imaginário Cotidiano – Fantoches e Mamulengos” traz a admiração do artista pelo teatro popular de fantoches. Nesta oficina, cada participante poderá construir fantoches a partir de seu repertório cotidiano, se divertir, criar e contar histórias.

E, para finalizar, a atividade “Kleetipia” propõe a realização de impressões únicas, também conhecidas como monotipias. Os materiais usados no processo são orgânicos e efêmeros: plantas, folhas e flores. Ao fim da atividade, as pessoas poderão criar composições que dialogam com práticas desenvolvidas pelo artista durante suas aulas de pintura na Bauhaus.


Programa CCBB Educativo – Lugar de Criação

 

Como Nasce uma Obra de Arte? – Ateliê das Cores

Data/horário: 15 de novembro. A sessão tem duração de 2h com as entradas nos seguintes horários: 11h e 15h.

Indicação etária: a partir de 7 anos, acompanhado dos pais ou responsáveis.

 

Trocação de História – Imaginário Cotidiano – Fantoches e Mamulengos

Data/horário: 16 e 17 de novembro. Cada sessão tem duração de 2h com as entradas às 11h e às 15h.

Indicação etária: Acima de 6 anos e acompanhado dos pais ou responsáveis.

 

Eu faço meu brinquedo – Kleetipia

Data/horário: 23 e 24 de novembro. Cada sessão tem duração de 2h com as entradas às 11h e às 15h.

Indicação etária: A partir de 4 anos e acompanhado dos pais ou responsáveis.

 

Lugar de Criação em Libras

Data/horário: todos os domingos. Cada sessão tem duração de 1h com entradas às 14h.

Indicação etária: Acima de 5 anos e acompanhado dos pais ou responsáveis.

 

Local: CCBB – BH (Praça da Liberdade, 450 – Funcionários)

Informações: Clique aqui

Entrada gratuita.