Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Cidadania recebe Nardyello
O Primeiro Encontro Regional do Cidadania 23, no Vale do Aço, celebrará a filiação do prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, à sigla. O evento acontecerá na próxima quinta-feira, 31, às 18h30, no salão de eventos do Ipaminas Esporte Clube, com a presença de filiados e convidados de cerca de 20 cidades da região metropolitana do Vale do Aço. O encontro contará com a presença do presidente nacional da legenda, Roberto Freire, e do presidente do diretório mineiro, deputado estadual João Vitor Xavier. Nardyello Rocha é considerado a grande aquisição do Cidadania em Minas Gerais.
Dinis x PBH?
Recentemente, o ex-presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro, depois de um longo tempo sem aparições públicas, visitou o diretório estadual de seu partido, o Solidariedade. Segundo texto divulgado, ele foi ao local para discutir ações da sigla a favor das políticas sociais e, no mesmo informativo, comemorava-se também o fato de que, no último pleito, Pinheiro se candidatou ao Senado e, mesmo não tendo sido eleito, conquistou mais de 3 milhões de votos.
Comentário único – Essa informação veiculada nas redes sociais vem de encontro com as que circularam nos meandros da política: Dinis Pinheiro tem intenção de se envolver diretamente na sucessão para a Prefeitura de Belo Horizonte. A conferir…

Deputado x Governo
Ao avaliar o projeto encaminhado pelo governo mineiro à Assembleia com a finalidade de dar início aos debates sobre o plano de Recuperação Fiscal, o deputado estadual José Reis (PSD) disse que a primeira versão não está detalhando como seria o plano a ser implementado.

Dupla dinâmica
Para ajudar a melhorar o relacionamento do governador Romeu Zema (Novo) na Assembleia, o vice-governador, Paulo Brant (Novo), juntamente com o secretário de governo, Bilac Pinto, estão formatando uma espécie de força-tarefa para conquistar mais espaço junto ao legislativo mineiro. Vão ter que trabalhar muito, podem apostar.

Política nacional
Os comentaristas da crônica política nacional analisam o cenário do momento sob a seguinte ótica: para os representantes do segmento da esquerda, Lula (PT) é um deus. Já para militantes da direita, quem comanda os céus é o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Ou seja, pelo visto, as pessoas gostam de criar esses símbolos. “Esse tipo de mito não é bom para nenhum dos lados”, sentenciam os comunicadores.

Amazônia continental
Debatendo sobre a importância da Amazônia no contexto brasileiro e mundial, o escritor amazonense, Márcio Souza, lembrou: “Só o estado do Amazonas teria espaço para abrigar todo o continente europeu. Então, quem fala sobre a região, sem o devido conhecimento pleno, deveria ir lá e percorrer aquele rincão para saber exatamente a dimensão da maior floresta do mundo”, vaticinou o escritor.

PSOL x PSL
Sem meias palavras, a inquieta deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL) atacou: “Existem pessoas do bem no PSL, mas lá abrigam também milicianos”. A menção da parlamentar não gerou qualquer comentário dos representantes do partido atacado, embora ela tenha feito dessa declaração em rede nacional.

Filhos encrenqueiros
“Ninguém aguenta mais a interferência dos filhos do presidente da República em temas de governo, como se tivessem autoridade para isso. Enquanto o chefe do Executivo trabalha para recuperar o Brasil, eles continuam atrapalhando. São, na minha avaliação, três encrenqueiros”. Palavras do escritor e jornalista Merval Pereira.

Anastasia sumido
Efetivamente, o senador mineiro Antonio Anastasia (PSDB) deve estar se afastando da vida partidária. Ele praticamente não aceita convites para participar de eventos na capital mineira e, quando está na cidade, fica em completo isolamento. Em Brasília, comenta-se que o tucano estaria em rota de colisão com seu padrinho Aécio Neves (PSDB). Será?

Ajuda necessária
Ao analisar que a internet tem criado uma enorme quantidade de novos profissionais, o filósofo paulistano Luiz Felipe Pondé comentou: “O governo teria de entrar em campo para apoiar as pessoas a fazerem cursos e se prepararem para esses desafios, senão o desemprego pode aumentar”, avalia o professor.

Presidente X STF
“Parece que há uma aproximação exagerada entre o presidente da República e os ministros do Supremo Tribunal Federal. Isso pode não ser bom para a continuidade do pleno regime democrático, no qual se estabelece a separação dos poderes. Seria bom os brasileiros ficarem em alerta”. Avaliação do cientista político Ricardo Sennes.

Fim do SUS
Ao longo de 30 anos, o SUS tem sido a salvação da população pobre do Brasil e isso ninguém pode negar. Contudo, sob a ótica do professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Ronaldo Teodoro, o sistema, considerado um dos maiores do mundo, pode entrar em uma rota perigosa, pois vem definhando ano a ano por pressão dos planos de saúde. “A população precisa ficar atenta a essa realidade para não ter surpresas desagradáveis”.

Política educacional
Diante das mudanças na vida do brasileiro, eis que surge a sugestão da professora e chef de cozinha, Bel Coelho: “É necessário estabelecer um debate nacional sobre o modelo educacional do país, começando com a abertura de espaço para que os professores do ensino fundamental sejam protagonistas”. Até parece que ela não conhece os políticos. Acha mesmo que eles iriam permitir um movimento desses, professora?

Leilão na Petrobras
De acordo com levantamento das autoridades de Brasília, já são, até o momento, 17 grupos interessados em participar do megaleilão do pré-sal. Isso demonstra a importância da Petrobras com indutora da política do setor.

Medicina da família
Sob a coordenação da cientista política e professora da UFMG, Helcimara Telles, já está circulando, em todo o Brasil, um livro sobre a importância da medicina da família para garantir a boa condição de atendimento aos pacientes mais pobres. No debate sobre a publicação, ela aproveitou para dizer que o fim do programa “Mais Médicos” pode ter sido um erro do governo federal.