Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Trio parada dura
Embora tenha sido eleito pelo partido Novo, o governador Romeu Zema, tem, ao longo dos 10 meses de governo, contado com o apoio de três nomes no âmbito da Assembleia: o líder do governo, Luiz Humberto Carneiro (PSDB), Gustavo Valadares (PSDB) e Roberto Andrade (PSB).
Cena única – Falta experiência aos três parlamentares do Partido Novo para ajudar Zema nesta fase crítica de crise financeira. Mas, lá na frente, eles irão aprender.

Partido de aluguel
Ao fazer um comentário no programa “Conversa de Redação”, da Rádio Itatiaia, o jornalista Júnior Moreira, sem meias-palavras, disse: “Todo mundo sabe que pelas ações passadas e recentes, o PSL se tornou um partido de aluguel”. Pegou pesado!

Ganância financeira
“Estamos vivendo em um país onde a arrecadação de impostos tem servido para pagar as dívidas externas e internas. E vejam bem: do total de tributos recebidoa, 75% fica com o governo federal. Isso está errado. Neste sentido, um dia, ainda haverá mudanças para que ocorra uma distribuição do bolo de forma mais justa entre os entes federados”. Opinião do professor de direito da UFMG, Onofre Alves Batista.

Sem deflação
A jornalista, especializada em economia, Juliana Rosa usou as redes sociais e disse: “Com a experiência em informações de que disponho, posso afirmar que dificilmente haverá deflação permanente no Brasil. Isso seria fazer a economia andar para trás, de modo que uma inflação abaixo de zero, neste início de mês, foi um caso isolado. Não temos tradição neste sentido”, comentou.

Crise do PSL
Na avaliação do jornalista Gerson Camarotti, a crise do PSL foi criada pelo presidente Jair Bolsonaro com o propósito de se manter na mídia e, por outro lado, desbancar um grupo de políticos muito próximo ao deputado e presidente da sigla, Luciano Bivar.

Futuro de Adalclever
Quando a imprensa tomou conhecimento do afastamento do ex-presidente da Assembleia Adalclever Lopes (MDB), da Secretaria de Governo, muitos foram os comentários. Uns indicam que Lopes saiu por divergência com o prefeito Alexandre Kalil (PSD). Outros palpitam que ele será o candidato a vice. No entanto, é quase certo que Lopes irá mesmo presidir o Instituto de Previdência do Legislativo do Estado de Minas Gerais (IPLEMG), que cuida de administrar uma pequena fortuna dos ex-parlamentares.
Comentário único – A instituição é presidida, há anos, pelo ex-deputado Gerardo Renault, que está com a saúde completamente debilitada.

Adalclever e Patrus
Nos bastidores da Assembleia comenta-se que o atual presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus (PV), copia o ex-presidente Adalclever Lopes (MDB) em muitas coisas, inclusive na mania de evitar contato com o público, despachando sempre no gabinete reservado que fica no prédio anexo à sede. Possivelmente, a tática é para evitar contatos indesejados.

Partido deteriorado
“Quem assiste à briga para saber quem controla o PSL tem a certeza de que o partido do presidente da República entrou em declínio. Ao que tudo indica começa agora sua completa deterioração’. Opinião do cientista político Sérgio Furtado. Será?

Fim do PSL?
Com experiência de duas décadas na cobertura política nacional, a jornalista Natuza Nery afirmou: “Eu pago para ver o PSL sobreviver sem o apoio ou o interesse do presidente Bolsonaro. É claro que o partido vai esfacelar, óbvio”, sentenciou.

Educação priorizada
Sobre a decisão do governo estadual em acabar com a educação de tempo integral, o assunto mereceu a censura do deputado Roberto Andrade, vice-líder do governo. “Mesmo que paulatinamente a situação volta ao passado na época das escolsa em tempo integral”, comemora o parlamentar.

Juros bancários
“O Brasil assiste à luta do governo federal para fazer a economia nacional voltar a crescer. E, para colaborar com essa realidade, só falta a boa vontade dos grandes bancos. Eles deveriam baixar os juros e, assim, tudo ficaria mais fácil”. Opinião do empresário e ex-deputado de São Paulo, Emerson Kapaz.

Falta infraestrutura
“O projeto de lei enviado pelo Palácio do Planalto ao Congresso Nacional, estabelecendo normas para o Orçamento Geral da União, prevê um irrisório investimento em infraestrutura. Assim, fica difícil alavancar o crescimento do país”, diz a jornalista Thais Heredia.

Direto de Brasília
Nos corredores da Câmara dos Deputados, mais precisamente na sala de imprensa da Casa, o comentário indica que os filhos de Bolsonaro estão brigando para sair do partido como se fossem decisões deles. Mas, na verdade, foi tudo combinado com o seu pai.

Redes sociais
Palestrante brasileiro de marketing político, o jornalista e consultor Fred Perillo, disse, em entrevista à TV Assembleia, que as redes sociais serão importantíssimas nas eleições do próximo ano, mas que só a comunicação virtual não resolve. “Os candidatos precisam ter conteúdo. Senão, o resultado nas urnas será uma catástrofe”.

Amazônia polêmica
Relativamente à polêmica envolvendo a degradação da Amazônia, em um debate na TV Cultura, o cientista Leonardo Sakamoto enfatizou que a deterioração da região trará sérios problemas para todo o Brasil, inclusive para o agronegócio de São Paulo.

Diplomacia ineficiente
“Todo país que se prese tem diplomacia eficiente e com desenvoltura mundial. No momento, a nossa está muito fraca. Tanto que o Brasil tem sido sistematicamente derrotado em assuntos internacionais. Isso precisa mudar” avalia o economista e consultor econômico Laura Carvalho.

Poluição das praias
Assim que surgiram as manchas de óleo no mar, especialmente nas cidades nordestinas, muitos foram os comentários sobre o assunto. O advogado Roberto Delmanto Junior disse que, anualmente, uma média de 300 toneladas de óleo ou petróleo são despejadas nas águas do mar e oceano mundo afora. “Somente leis mais severas pelos quatro cantos do mundo, poderia minimizar essa realidade”.

Situação em Brasília
Os especialistas afirmam que a situação fiscal do governo federal é tão complicada, que se o perfil de hoje for mantido, quando o orçamento for executado no próximo ano, alguma conta vai ter que ficar fora. Para eles, é possível que, inclusive, ocorra o fechamento de algum ministério. Será?

Leilão da Petrobras
Em seus comentários feitos nas redes sociais e na TV, a jornalista Cristiana Lôbo tem sido enfática em dizer que salvação do governo federal pode estar centrada na realização do megaleilão da Petrobras. Ela confessa ter informação de que no dia do evento, no início de novembro, estão presentes investidores do mundo inteiro.

Subindo no telhado
Há poucos dias, o cenário era outro, mas, de acordo com especialistas, a indicação do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), para embaixador brasileiro nos Estados Unidos, pode não ser aprovada no plenário do Senado. É aguardar…