Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Na foto, Valdez Maranhão com a aniversariante Jaqueline Oliveira, no Dayrell Hotel, em BH.

COBRANÇA DE BAGAGENS NOS AVIÕES
Recentemente, o Congresso Nacional manteve o veto do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que eliminava a franquia gratuita de bagagens em voos comerciais no Brasil. Com isso, as empresas aéreas continuam liberadas para cobrar pelo despacho de malas. Em dezembro de 2016, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberou a cobrança com o objetivo de reduzir o preço das passagens para os passageiros que viajam apenas com a mala de mão. No entanto, esse argumento parece que não surtiu efeito, porque os indicadores de inflação demonstraram que, passados 2 anos e meio, os preços foram aumentando gradativamente e não houve melhorias nos serviços para os usuários.

USO DE PATINETES VOLTA A SER DISCUTIDO
As patinetes elétricas voltaram a ser tema de discussão em uma audiência na Câmara de Belo Horizonte. A reunião aconteceu menos de duas semanas após a capital mineira registrar a primeira morte causada pelos veículos, quando um empresário caiu e bateu a cabeça em um bloco de concreto. A cada 2 dias, uma pessoa é vítima de acidente com patinete elétrica e, sem regulamentação, o uso do veículo compartilhado enfrenta uma série de desafios, principalmente a ausência de dispositivos de segurança. A Prefeitura de Belo Horizonte informou que não tem um prazo para a regulamentação desse tipo de transporte, porque é um assunto de natureza complexa e que exige tratamento especializado e qualificado.

GUERREIROS DO TRÂNSITO
Todos os anos cerca de 400 mil pessoas ficam feridas no Brasil em decorrência de acidentes de trânsito. São aproximadamente 50 mil mortes. A Associação de Proteção Veicular da América Latina (APVS), com sede em Belo Horizonte, está colocando nas ruas a Campanha Guerreiros APVS, criada pela agência Brasil84. Inspirada em um “Guerreiro”, a campanha vai além da representação de quem luta por uma causa, ela reflete sobre a essência do povo brasileiro, uma gente que faz o impossível para vencer os desafios. Nesse contexto, o que faz a diferença são as escolhas que tomamos e as parcerias que fazemos. Afinal, num campo de batalha tão importante quanto ir ao ataque é preservar suas conquistas. Para o desenvolvimento da campanha, a agência levou em consideração a necessidade de posicionar a associação como aliada de seus associados. Eles, em sua maioria, são o retrato dessa gente guerreira que encara o trânsito para chegar ao trabalho, levar os filhos para a escola, enfrentar uma jornada tripla para continuar os estudos e que, para fazer tudo isso, precisa do veículo bem protegido.

CANAL ABERTO

Faturamento no turismo nacional. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apontou mais empregos, faturamento e o crescimento do turismo brasileiro. Nos primeiros 7 meses do ano, o lucro foi de R$ 136,7 bilhões, o maior registrado nos últimos 4 anos. Em um cenário de evolução, o turismo faturou R$ 20,4 bilhões em julho e teve um saldo positivo de 25 mil empregos gerados nos últimos 12 meses. No setor de empregos, o bom resultado se deve ao desempenho dos segmentos de hospedagem, alimentação, cultura e lazer. Todas as regiões do país tiveram saldo positivo de empregos, sendo que o destaque foi o Sudeste com 12 mil novas vagas. (Fonte: Ministério do Turismo)

O golpe da troca de máquina de cartão. Uma das fraudes mais comuns que está acontecendo nos bares e restaurantes é a troca da máquina de cartão de crédito. E pelo fato dos funcionários não tomarem os devidos cuidados, os proprietários acabam obtendo um prejuízo financeiro alto, capaz até de encerrar a atividade comercial. Funciona da seguinte forma: o golpista vai no estabelecimento, avalia rapidamente a segurança da máquina e se possui algum identificador. Em seguida, ele troca o equipamento sem que ninguém perceba, digita o valor a ser cobrado e o estabelecimento passa a dar lucros aos bandidos. Se você perceber que caiu no golpe, comunique imediatamente a empresa responsável pela máquina sobre o ocorrido para que se faça o bloqueio. Na sequência, se dirija a uma delegacia e faça um boletim de ocorrência. O alerta serve também para os estabelecimentos comerciais de todos os segmentos.