Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Parabéns, Miguel!
Na foto, Miguel Marcellini Gherardi comemorou no último dia 14, 4 aninhos ao lado de seus coleguinhas no sítio de sua avó Nícia.

OTIMISMO NO SETOR HOTELEIRO
Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo com empresários de hotéis do país revela confiança quando o assunto é investir e criar empregos no setor. Isso porque dois em cada três deles planejam melhorias em seus estabelecimentos no segundo semestre de 2019. A intenção é 21,1% maior do que a verificada quanto ao mesmo período do ano passado. Os empreendedores afirmam que pretendem empregar novos funcionários até o final do ano, já que 39,8% deles acreditam que haverá aumento na demanda por serviços ofertados. Além disso, o estudo aponta que os empresários esperam alta de faturamento dos negócios no período. (Fonte: Ministério do Turismo)

RACISMO NO FUTEBOL
A intolerância racial no futebol continua ocorrendo em todas as partes do mundo. E para divulgar os casos, uma organização denominada Observatório da Discriminação Racial no Futebol, apresentou o Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol em jogos envolvendo brasileiros em 2018. O principal alvo são os atletas: foram 25 vítimas. O quadro de arbitragem e nem mesmo os policiais escapam. Os argentinos lideram as ofensas racistas contra brasileiros, em competições Sul-Americanas. Ao todo foram oito casos, sendo seis em partidas disputadas no país vizinho e dois no Brasil. Considerando apenas os casos provocados por brasileiros, em todos os estádios do país, são 16 episódios. São Paulo lidera o ranking dos estados, com quatro ocorrências. Já no acumulado dos cinco relatórios apresentados, a partir de 2014, o Rio Grande do Sul aparece com 27 ocorrências. São Paulo, com 17, e Minas Gerais, com nove, completam o ranking dos três primeiros. O racismo no futebol precisa ser tratado com mais seriedade, intensificando as campanhas educativas para acabar com essa discriminação nas relações sociais.

BANCOS RETOMAM 90 MIL IMÓVEIS
Os principais bancos do país – Caixa, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander – retomaram entre 90 mil e 100 mil imóveis em pagamento a dívidas, segundo levantamento da ReSale, plataforma especializada na venda desses imóveis. Este total equivale a 74% dos 121,5 mil imóveis novos e prontos para venda no país, de acordo com dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), entidade que reúne as incorporadoras. O número de imóveis retomados reflete a situação da economia. Mesmo com sinais de melhora, o desemprego continua em alta, a classe média segue com a renda comprometida e buscando sobreviver na informalidade. Diante desse quadro, o sonho da casa própria ainda permanece longe de ser realizado.

CANAL ABERTO

Azul Linhas Aéreas. Com previsão de contratar cerca de 2 mil pessoas e de receber, ainda neste ano, mais cinco aeronaves, a Azul Linhas Aéreas dá sinais de que espera, em um curto prazo, uma retomada de crescimento do setor de aviação no Brasil, mas sem deixar de cobrar do poder público uma melhor estrutura para esta retomada. Segundo David Neeleman, fundador da Azul, o setor de aviação brasileiro vai voltar a crescer e a empresa está fazendo a sua parte, inclusive comprando aeronaves mais econômicas, para tentar oferecer tarifas mais baixas e dar mais oportunidades para as pessoas voarem e aquecer este mercado”.

Planos de saúde X Preços altos. De acordo com os dados do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), pela primeira vez desde março de 2012, os convênios médicos figuram com menos de 47 milhões de beneficiários. Os principais motivos são o elevado índice de desemprego e o alto preço dos convênios médicos que acabam afastando os clientes. O levantamento aponta que foram cancelados mais de 93 mil planos de saúde somente entre os meses de abril e julho deste ano. Na avaliação dos últimos 12 meses finalizados em julho, a perda alcança os 133 mil usuários.

Abertura de empresa em 45 minutos. Você sabe quanto tempo demora para abrir uma empresa no Brasil? Se você pensou 45 minutos, errou. Enquanto as cidades brasileiras procuram encontrar formas de reduzir o prazo de abertura de uma empresa, em Portugal já é possível obter o registro em 45 minutos. Qual é o segredo? Investimento em tecnologia e combate aos trâmites burocráticos. Além disso, as autoridades portuguesas reduziram de cinco para um único departamento a responsabilidade pela aprovação dos pedidos. O Brasil está distante de conseguir o mesmo. Considerando todas as etapas, o processo completo de abertura da empresa levará em torno de 30 a 40 dias.