Home > Cidades > Exposição “Amarelo” reúne artista plástico e fotógrafo em Juiz de Fora

Exposição “Amarelo” reúne artista plástico e fotógrafo em Juiz de Fora

O Forum da Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebe a exposição “Amarelo”, reunindo trabalhos do artista plástico Wagner Fortes e do fotógrafo A mostra traz elementos sensoriais, emocionais, reflexivos e artísticos. São 18 fotografias e 9 quadros na técnica encáustica, possuindo algum elemento voltado para o tema amarelo.

De acordo com Wagner Fortes, o nome vai além do que uma simples cor e busca chamar atenção para questões relevantes, como o Aquecimento Global. “A ideia surgiu a partir de um trabalho que fiz há algum tempo e remete ao Rio de Janeiro, terra pela qual tenho muito apreço e onde o assunto do derretimento das calotas polares e da questão ambiental me foi apresentado para discussão”.

A técnica utilizada na produção das obras é denominada encáustica. Seu método se vale de folhas de papel higiênico submetidas à aplicação de uma camada de produto desenvolvido pelo artista plástico, que as prepara para os próximos processos. Ele deu asas à sua imaginação para criação dos quadros. E para dar o acabamento e manter as obras resistentes ao tempo, realizou um processo de veladura com parafina. Esta é a segunda exposição de Fortes, no Forum da Cultura.

A exposição também conta com o trabalho do fotojornalista Bezerra, abordando o tema amarelo com um viés representativo e mostrando mais os elementos alusivos à cor. Suas imagens apresentam lugares como João Pessoa, Juiz de Fora, Natal e Belo Horizonte, entre os anos de 2009 e 2019. Foram usados os mais diversos equipamentos e técnicas. Suas fotos seguem a fidedignidade do meio jornalístico. “O trabalho fotográfico é basicamente documental e instantâneo, no qual se usa a técnica jornalística. As cenas retratadas são feitas buscando-se ter a mínima ou nenhuma interferência no fato”, conclui.