Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Empodere as mulheres!

O ativismo feminista e sua grande importância social tem apresentado uma nova e positiva perspectiva de luta e de vida. E é acreditando na projeção da arte como meio de comunicação e reflexão que a Cia de Dança Bittencourt (Uberlândia/MG), sob direção de Cláudia Bittencourt, montou o espetáculo Empodere as Mulheres!. A apresentação inédita em Belo Horizonte ocorre no dia 14 de setembro, às 20h, no Centro Cultural SESIMINAS. O projeto foi viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e com Patrocínio do Instituto Algar. Realizado pela bailarina, diretora e coreógrafa Karyne Bittencourt, Empodere as Mulheres! ressalta o feminismo como ferramenta de evolução em suas diversas proporções e perspectivas. Os ingressos podem ser adquiridos através do site www.tudus.com.br.

Flanelinhas ilegais continuam extorquindo motoristas em BH

Em duas semanas, as polícias Civil e Militar prenderam 29 falsos flanelinhas que exploravam motoristas em Belo Horizonte. Eles cobravam valores de até R$ 50 e, caso o dono do veículo não pagasse, ameaçavam danificar os carros. Na semana passada, um vídeo que mostra o arrombamento do carro de um empresário, no bairro Buritis, em frente a um bar gerou revolta. Em minha opinião, é um absurdo o cidadão ser extorquido por essas pessoas. Ninguém é contra lavar ou vigiar um carro, desde que esses profissionais sejam cadastrados pela prefeitura e não obriguem os motoristas a pagar qualquer tipo de taxa, pois a rua é de todos. Para quem não sabia, agora, por meio da tecnologia, o motorista pode denunciar sigilosamente onde o flanelinha ilegal está atuando. Basta baixar o BH App e clicar no item ”solicitar serviços” e escolher a opção ”Locais de Atuação de Flanelinhas em Vias Públicas”.

Qual será o futuro da plataforma Uber?
Estamos no tempo de grandes transformações do mundo corporativo. E a Uber, uma das plataformas de transporte mais inovadoras e que as pessoas têm utilizado com frequência, colocou em xeque seus lucros, o que pode comprometer a viabilidade do negócio. Uma das preocupações com o seu futuro se refere às inúmeras ações de motoristas que não têm vínculo empregatício com a empresa e a falta de regulamentação em diversos países, que podem impedir a própria operação de transporte de passageiros. Além disso, a empresa vem sofrendo, cada vez mais com o aumento da concorrência, entre elas a 99 e a Cabify. Mesmo oferecendo um serviço de transporte de passageiros barato e acessível para milhões de pessoas, inclusive em Belo Horizonte, os resultados financeiros não são satisfatórios.

Canal Aberto

Discussão sobre o aumento da pontuação da CNH. A proposta do governo Federal de aumentar de 20 para 40 a pontuação máxima da Carteira Nacional de Habilitação foi reprovada por 56% da população, de acordo com uma pesquisa do Datafolha. Já 41% dos brasileiros ouvidos são favoráveis à medida. O assunto é muito complexo e divide opiniões, mas existe um consenso de que essa decisão poderá aumentar o número de acidentes de trânsito e de mortes que, atualmente, gira em torno de 40 mil pessoas por ano. Especialistas dizem que é um retrocesso aumentar a pontuação, pois será um prêmio aos motoristas, que ficarão mais à vontade para cometerem infrações.

Pesquisa mostra que 70% dos brasileiros estão online. Sete em cada dez brasileiros acessam a internet, segundo a pesquisa da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O levantamento mostra a evolução da conectividade no Brasil e aponta o crescimento de aplicações diversas, como as de mobilidade, de consumo de vídeo e música. O estudo foi elaborado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet. Entre os entrevistados, 90% disseram se conectar todos os dias e 8% pelo menos uma vez por semana. Na avaliação do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia, a prática cotidiana dos brasileiros de navegarem na web sugere um crescimento também do tráfego de dados (os textos, imagens e vídeos vistos, publicados e compartilhados diariamente). Para a entidade, essas informações reforçam a necessidade de atualização das leis municipais para a instalação de antenas e fibra óptica. “No Brasil, grandes cidades, como São Paulo e Belo Horizonte, estão com leis ultrapassadas que estão impedindo a expansão dos serviços e o atendimento adequado à demanda. (Fonte: Agência Brasil).