Home > Cultura e Turismo > 13ª Mostra CineBH discutirá sobre a internacionalização do cinema brasileiro

13ª Mostra CineBH discutirá sobre a internacionalização do cinema brasileiro

Tradicional na capital mineira, a CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte chega a sua 13ª edição, marcada para os dias 17 a 22 de setembro. O tema proposto para esse ano é “A internacionalização do cinema brasileiro e os desafios para o futuro”.

O objetivo, segundo a organizadora Raquel Hallak, é falar sobre a presença maciça da produção brasileira no exterior e da contradição sobre a falta de investimento e espaço dentro do próprio país. “Constantemente lutamos para que o cinema nacional resista e se mostre relevante dentro do seu próprio público. A gente presencia um momento muito importante do cinema brasileiro ganhando força fora do país, com premiações em festivais internacionais e, por outro lado, não há garantia de exibição aqui dentro”.

A temática foi pensada num ano especial em que filmes como “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, de Karim Aïnouz, receberam prêmios importantes no último Festival de Cannes. “O papel da mostra é gerar uma reflexão e, ao mesmo tempo, exibir ao público filmes que são destaques e trazem números relevantes para nosso país, coroando o cinema brasileiro como um produto mundial”.

Desde 2015, já são 166 títulos nacionais selecionados para mostras competitivas ou paralelas, além de sessões selecionadas em festivais ao redor do mundo. “O cinema está presente e é relevante fora daqui. A CineBH oferece uma programação abrangente, diversificada e gratuita que acontece em 5 espaços da capital mineira e que vai atender a todo tipo de faixa etária e público. Temos produções brasileiras, internacionais, infantis e familiares”.

Considerada um empreendimento cultural, a mostra acontece desde 2007 e tem sido uma importante janela de exibição do cinema na Capital. “Além de trazer títulos internacionais para ocupar os espaços alternativos no Brasil. A gente promove a Brasil Cinemundi e, a partir disso, apostamos em novos projetos. A Cinemundi traz profissionais para conhecer as novidades e, por meio disso, há um fomento na formação e qualificação. É uma ideia que aproxima a produção brasileira da indústria internacional e isso é muito importante, pois viabiliza que esses projetos saiam do papel”.

Homenagem
Seguindo a ideia da internacionalização do cinema brasileiro, a CineBH vai homenagear a produtora Filmes de Plástico, que completa uma década de atuação em 2019. Criada por André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia, a empresa ficou mundialmente conhecida ao se tornar uma das principais caras do cinema brasileiro em festivais e eventos no exterior. “A ideia é celebrar essa atuação forte de uma empresa mineira que acabou por se tornar um case mundial”.

A produtora é hoje a marca mineira mais recorrente nos festivais mundiais e uma das mais vinculadas ao Brasil, chegando em Cannes, Roterdã, FID-Marseille, Santa Maria da Feira e Locarno. A empresa surgiu em Contagem, e a geografia da cidade é cenário para os dramas e situações de filmes como “Ela Volta na Quinta”, “Temporada”, “Quinze”, “Mundo Incrível Remix” e “No Coração do Mundo”, entre vários outros dos 15 curtas e três longas já realizados.

Os filmes contam com um elenco formado, principalmente, por moradores dos bairros de Contagem, incluindo familiares, vizinhos, amigos e pessoas do convívio mais íntimo dos cineastas. Os quatro integrantes da Filmes de Plástico estarão presentes na abertura da Mostra CineBH, na noite de 17 de setembro, no Cine-Theatro Brasil Vallourec. No dia seguinte, vão promover uma masterclass nas dependências do Palácio das Artes, para falarem de sua história e formas de trabalho, produção e circulação.

Mais informações:
Para saber os endereços e detalhes da programação do evento, acesse: www.cinebh.com.br