Home > Geral > Obras do pintor suíço Paul Klee estarão expostas no CCBB até 18 de novembro

Obras do pintor suíço Paul Klee estarão expostas no CCBB até 18 de novembro

Sucesso de crítica e público, em passagem pelas capitais São Paulo e Rio de Janeiro, a exposição Paul Klee – Equilíbrio Instável chegou a Belo Horizonte e ficará em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade, até 18 de novembro. A mostra, concebida exclusivamente para a temporada brasileira, é inédita na América Latina e reúne obras do acervo do Zentrum Paul Klee, de Berna, na Suíça, instituição responsável por zelar pelo trabalho do artista que reúne mais de 4 mil obras.

Indicadas para públicos de todas as idades, inclusive crianças, os 120 trabalhos em exibição propõem um mergulho na mente criativa do pintor suíço ao demonstrar sua relação afetuosa com a infância. “Quanto mais as crianças souberem sobre a vida e técnicas de Klee, mais elas são encorajadas a experimentar por si mesmas. E quanto mais se atreverem a ser criativas, maior será sua autoconfiança. Como ele era muito versátil em suas técnicas e usava meios simples, seu trabalho para crianças é extremamente encorajador”, adiantou a curadora da exposição Fabienne Eggelhöfer.

Segundo Fabienne, um bom exemplo disso são os desenhos que o artista fez aos 4 anos, identificados por ele como ilustrações de cena e contos fantásticos. Incentivado por sua avó materna Anna Catharina Frick, que despertou em Klee o prazer pelo desenho, essas ilustrações podem ser vistas, inclusive, como uma espécie de semente de sua obra, já que dão pistas de um estilo que aponta para a beleza e o valor da simplicidade dos traços infantis.

Ainda de acordo com a curadora, as crianças vão perceber, ao olhar para os desenhos de infância de Klee, que até mesmo um artista famoso, como ele, estava desenhando de maneira semelhante à que estão fazendo hoje. Não apenas os bonecos, mas também outras obras, como os desenhos de circo, acrobatas e bailarinos. “Algo que pode ser muito inspirador para o público infantil.”