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Zumba é o exercício ideal para perder peso e tonificar músculos

Você já deve ter ouvido falar da zumba, afinal, o ritmo invadiu os estúdios de dança e academias nos últimos anos. Estima-se que 15 milhões de pessoas em 186 países participem toda semana de aulas do tipo. Mas o que muitos não conhecem são os benefícios para o corpo e a mente que essa atividade pode trazer. Os principais são fortalecer a musculatura, melhorar a saúde cardíaca e perder calorias.

De acordo com a educadora física Fernanda Carvalho, a zumba pode ser praticada por todos em qualquer idade. “Não tem nenhuma restrição, a não ser que a pessoa já possua algum problema de saúde. Nesse caso, o ideal é buscar fazer uma avaliação médica antes de começar a dançar”.

As aulas têm duração aproximada de uma hora e um intervalo de 5 minutos. “Sempre começo com um aquecimento e um alongamento após a atividade. O gasto calórico varia entre 500 e 800 calorias, dependendo da intensidade e dedicação de cada aluno. A zumba, aliada a uma alimentação balanceada, favorece a uma rápida perda de peso”.

Fernanda diz que não precisa saber nenhuma coreografia e nem decorar movimentos. “Basta seguir o ritmo e mexer o corpo. Com o tempo você acaba aprendendo e pegando o jeito. A melhor forma é praticar em estúdios ou academias, pois tem grupos pequenos que deixam a aula ainda melhor. Mas também é possível praticar sozinho em casa mesmo”.

Ela explica que o diferencial de praticar zumba é que é um exercício aeróbico bem completo. “Você acaba fazendo uma atividade física prazerosa, divertida e nem percebe o tempo passar. As músicas ajudam bastante, sempre com ritmos latinos como salsa, merengue, samba e mambo. Tem muitos adeptos, pois cada aula é diferente da outra, não fica naquela repetição quando como se exercita nos aparelhos da academia”.

A professora recomenda que o praticante vista roupas confortáveis e que não sejam pesadas. “Use um tênis adequado para proteger os pés e evitar lesões. Também é importante trazer uma garrafinha de água para se hidratar, além de uma tolha para enxugar o suor, uma vez que os movimentos são bem intensos”.

Entre os benefícios da atividade, a educadora cita que a zumba trabalha e fortalece os músculos. “Os da coxa, glúteo e panturrilha são os mais usados, assim como o abdômen, cintura e quadril. Para quem deseja deixar a perna e o bumbum durinho esse é o exercício ideal. Também beneficia a coordenação motora, melhora o equilíbrio e o sistema cardiovascular”.

A auxiliar de marketing Simone Dias experimentou uma aula gratuita de zumba na praça e se encantou pela dança. “O que mais me motivou a começar a praticar foram as músicas e o divertimento em fazer a aula. A gente faz amizade, brinca e não tem aquela pressão de seguir alguma regra. Vou na academia três vezes por semana e saio de lá de alma renovada”.

Ela diz que não gostava de fazer nenhuma atividade física, mas que isso melhorou depois da zumba. “Fiquei mais disposta, confiante e com a autoestima lá em cima. Já deve ter quase um ano que estou nas aulas e notei muitas melhoras. Consegui perder alguns quilinhos, sem falar nos benefícios que trouxe para minha mente”, finaliza.

Daniel Amaro
Formado em jornalismo, Daniel tem 25 anos e possui experiência em assessoria de comunicação voltado para produção de conteúdo para web. Ama escrever sobre política, cultura, economia e saúde. É apaixonado por jornalismo investigativo e estudar inglês. É perseverante e adora desafios. Seu hobby preferido é viajar.