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Quem sabe, sabe

Na foto,  o casal Samira Souza e Estevão Pinto comemorando, no último dia 20, 14 anos de casados. Nossos parabéns!

Defesa da liberdade de imprensa marca sessão em homenagem aos 40 anos da ANJ
Em uma sessão requerida pelo senador Lasier Martins (Podemos-RS), o Senado homenageou os 40 anos da Associação Nacional de Jornais (ANJ). Todos os discursos abordaram desafios atuais da imprensa, como as fake news, redes sociais, a desvalorização do jornalismo profissional e as críticas de políticos aos meios de comunicação. Lasier afirmou que a ANJ nasceu para defender os interesses legítimos dos veículos de comunicação tradicionais do país e o direito da sociedade de se informar e se expressar com liberdade. O presidente da ANJ, Marcelo Rech, ressaltou o surgimento da associação em pleno regime militar e disse que ela nasceu como um “bastião da defesa da liberdade de imprensa”. De acordo com Rech, a missão da ANJ continua atual e, mesmo desafiada pela revolução da internet, não se descuida de zelar pela livre expressão, um dos pilares da democracia, além de valorizar o veículo jornalístico como instrumento de mediação entre os fatos e a população.

Senado aprova MP da Liberdade Econômica. Quais os benefícios para a hotelaria?
O Senado aprovou a Medida Provisória (MP) da Liberdade Econômica. No entanto, os senadores, retiraram do texto três artigos que envolviam alterações nas regras sobre o trabalho aos domingos. Com essas mudanças, a MP vira lei e segue para sanção presidencial. A MP havia sido apresentada pelo governo para diminuir a burocracia e facilitar a abertura de empresas, principalmente, de micro e pequeno porte. A expectativa é que 3,7 milhões de empregos sejam gerados. Dois pontos do texto-base foram importantes para o segmento hoteleiro num curto prazo. O primeiro é em relação a regulamentação de folgas obrigatórias aos domingos. Como os hotéis funcionam 24 horas e 365 dias, a flexibilização da folga em um domingo ser obrigatória apenas a cada quatro semanas foi benéfica. O segundo é a não obrigatoriedade do registro de ponto para empresas com menos de 20 funcionários, o que também é um ganho, pois livra o proprietário de uma burocracia imensa, o que poderia trazer multas e impedimentos em casos de negligência. Pelas normas atuais, o trabalhador registra os horários todos os dias. Com a MP, se ele e o patrão fizerem um acordo, o ponto só será necessário para registrar hora extra, atraso, folga, férias e falta. Fonte: Agência Brasil

Canal aberto

Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, é um dos mais visitados no Brasil. Segundo o Ministério do Turismo (MTur), no primeiro semestre deste ano, o movimento em museus cresceu 31% frente ao mesmo período em 2018. No ano passado, cerca de 313,7 mil pessoas visitaram as instituições. Nos primeiros seis meses de 2019, o número chegou a 450,2 mil. Os dados fazem parte do levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Petrópolis (RJ), o Museu Imperial foi o mais visitado no primeiro semestre dos últimos anos. Em 2018, foram 159 mil pessoas e, este ano, 183,6 mil. O Museu da República, na capital fluminense, foi a instituição que registrou o maior crescimento: saltou de 58,8 mil visitas de janeiro a junho do ano passado para 105,9 mil este ano. Já o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG), teve público de 96,7 mil em 2019, frente a 64,8 mil em 2018. Também no Rio de Janeiro, o Museu Nacional de Belas Artes passou de 30,9 mil visitantes para 63,9 mil. O Mtur vem dando maior apoio ao turismo cultural no Brasil. Desde sua criação, em 2003, a pasta destinou recursos em projetos de estruturação para diversos museus espalhados pelo país. Ao todo, 653 centros culturais e museus receberam repasse de R$ 313 milhões. (Fonte: Hotelier News)

BH é um dos destinos mais procurados no primeiro semestre. A demanda por viagens a cidades brasileiras aumentou em quase 30% no primeiro semestre, comparado ao mesmo período no ano passado. Os dados são da plataforma Expedia Group. De janeiro a junho, 77% das viagens dentro do território nacional vieram do mercado doméstico, cuja procura cresceu 35%. Com números positivos em todo o país, alguns destinos se destacaram. As 10 cidades com maior demanda no período foram: São Paulo (25%), Rio de Janeiro (20%), Brasília (30%), Curitiba (15%), Salvador (20%), Fortaleza (40%), Belo Horizonte (20%), Foz do Iguaçu (15%), Florianópolis (30%) e Porto Alegre (15%). A duração média da hospedagem no primeiro semestre foi de 2 dias, enquanto a antecedência média da procura foi de 20 dias. Outros destaques envolvem o tipo de demanda e a plataforma usada: a procura por pacotes turísticos (hotel + voo) cresceu quase 20% no primeiro semestre de 2019, com uma antecedência média de 43 dias e hospedagem média de 4 dias. Já a demanda via mobile teve crescimento de quase 65% no período, representando pouco mais de 35% do total. (Fonte: Hotel Consult).