Home > Cidades > Após ter que abandonar casa, rapper do Aglomerado da Serra pede ajuda

Após ter que abandonar casa, rapper do Aglomerado da Serra pede ajuda

Era uma casa muito engraçada. Até tinha teto, mas, de estrutura nada. Até que podia morar nela ali, mas com muito peso pode até cair. Era feita com muita pressa, na beira do córrego. Sem nenhuma intervia, o tempo passou, a casa rachou. Saímos logo debaixo, nos acuda, por favor”. Os versos são de Claudinei Pereira de Souza, mais conhecido como o rapper Bobnei. Morador do bairro Novo São Lucas, no Aglomerado da Serra, o compositor, que costuma afrontar seus concorrentes no Duelo de MCs da capital, agora escreve sobre os desafios da sua própria realidade.

Há um ano, desde o começo de uma obra no andar de cima da sua residência, para construir mais dois andares de forma irresponsável e improvisada, Bob e sua família têm lidado com a insegurança. O rapper conta que morava no local desde que começou a namorar com sua esposa, há 12 anos. Eles compraram o andar debaixo da moradia, até que o antigo dono vendeu a parte superior para uma outra pessoa. “Assim que isso aconteceu, a obra começou. O problema acontece desde sempre, mas vem piorando após as chuvas e com a chegada de novas pessoas na região. Quando mudamos para cá, pouca gente morava aqui”, conta Bob.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que tem como base os dados do Censo Demográfico 2010, o Aglomerado da Serra, na região Centro-sul de Belo Horizonte, é formado por becos, vilas, ruelas e muitas improvisações, que tomam vida com cerca de 300 mil habitantes, em 87 mil domicílios de 169 vilas, favelas e assentamentos.

Bob conta que tentou entrar em um acordo com o novo proprietário. “Chegamos a conversar e o alertamos. A princípio, teve muita confusão, desentendimentos e até polícia. Fomos parar nos mediadores de conflitos da comunidade”. Mesmo com as intervenções, não houve resultado. O dono chama um cara que trabalha dois dias e para, aí vem outro e trabalha mais um dia. Mas, a maioria das pessoas que ele contrata para obra são as que ficam por aqui na rua, bebendo o dia todo, gente que não tem conhecimento do assunto”, diz.

Segundo o rapper, a Defesa Civil de Belo Horizonte e a Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel) foram acionadas, mas não deram a solução esperada, apesar de terem dito que a estrutura era frágil.

A Assessoria de Comunicação da Defesa Civil confirma que esteve no local, mas que suas atribuições não incluem laudo ou parecer, apenas avaliação dos riscos. E, de acordo com a ocorrência no imóvel “verificaram-se fissuras verticais nas paredes do quarto, trincas em duas vigotas e danos nos tijolos cerâmicos da laje da sala, além de sons cavos (ecos) no piso do banheiro; anomalias construtivas, como falhas de concretagem em elementos estruturais da obra que, aparentemente, não dispõe de nenhum acompanhamento técnico”. Segundo o órgão, os moradores foram orientados sobre os riscos e a monitorarem a evolução das patologias. Além disso, foi relatado que a ocorrência foi encaminhada para a Urbel, responsável pelas obras em andamento. Pórem, até a publicação desta matéria, o órgão não respondeu ao contato da reportagem.

Mesmo com o imóvel não tendo sido interditado pela Defesa Civil, Bob, que mora com a esposa e suas duas filhas, decidiu não arriscar e foi morar de favor na casa de amigos. Recentemente, a família conseguiu a doação de um terreno de 6m² para construir sua nova casa. “Nós, na favela, não temos escrituras, pois somos considerados invasores. Não vai rolar de processar, então, o que mais nos importa é seguir a vida, já passamos raiva demais e muito desgaste”, conta.

Para isso, foi dada a largada à campanha “Casa nova do Bob”, com objetivo de arrecadar R$31.200. Até o momento da publicação, a plataforma contava com R$510 de doação, o equivalente a 2% da meta. “Aprendi durante 5 anos no meio cultural que nunca é tarde para um novo recomeço. Talvez não seja a minha vez de estar no lugar, então é preciso ceder e deixa-lo ser ocupado por outros. Tenho do meu lado a melhor mulher do mundo. É por isso que tenho fé e esperança que vai acontecer um milagre”, profetiza o rapper.

Quer ajudar o Bob e sua família?

Para acessar a tabela de custos de toda a obra e doar qualquer quantidade, visite: https://evoe.cc/bobcasanova