Home > Artigo > Dos Jogos Pan-Americanos para as Olimpíadas 2020

Dos Jogos Pan-Americanos para as Olimpíadas 2020

Após a Copa do Mundo de Futebol Feminino e a Copa América de Futebol Masculino, agora será a vez de vários esportes serem atrações com o Jogos Pan-Americanos, em Lima, no Peru. Essa será a primeira vez que uma cidade peruana recebe uma edição dos Jogos Pan-Americanos. Além da capital peruana, as competições também serão realizadas em de Callao, Huacho, Ica, Punta Negra, Cañete e Lunahuaná.

De 25 de julho a 11 de agosto, 6.690 atletas de 41 países irão competir em 417 eventos de 38 modalidades. Os jogos deste ano terá o maior número de categorias classificatórias da história para as Olimpíadas. Das modalidades disputadas, 22 podem qualificar os atletas vencedores para Jogos Olímpicos. A classificação para as Olimpíadas pode acontecer de forma direta ou indireta (por meio do acréscimo de pontos no ranking).

O Parapan-Americanos terá 13 esportes buscando sua classificação para a Paralimpíada, sendo sete deles com vagas diretas. Tanto nos jogos Pan-Americanos como na parapan-americanos, atletas de atletismo e natação terão os índices de suas marcas registradas, pensando em 2020, ano em que acontece os Jogos Olímpicos, no Japão.

Premiação
As medalhas que serão distribuídas na competição serão distribuídas pela Sociedade Nacional de Minério do Peru por meio da campanha “Minério para todos”. Elas terão um peso de 80mm de diâmetro e peso de 300 gramas, tendo uma base de cobre e estarão banhadas de ouro e prata. As medalhas terão imagens da Costa, Serra e Selva do Peru tanto no verso como no inverso. Serão entregue 965 medalhas de ouro, 965 medalhas de prata e 1.098 de bronze durante os jogos.

*Jornalista