Home > Geral > Cuidados no inverno são fundamentais para evitar doenças em animais

Cuidados no inverno são fundamentais para evitar doenças em animais

As baixas temperaturas causam preocupação tanto para os humanos quanto para os animais, pois é nesse período do ano que as doenças infecciosas aparecem. Por isso, os cuidados também devem se estender aos pets.

De acordo com a veterinária Gabriela Fernandes, a doença mais comum nos cães é a traqueobronquite infecciosa canina e nos gatos é a rinotraqueíte felina. “A primeira é similar à gripe dos humanos e gera uma tosse seca, secreções nasais, espirros e a impressão de que o cão está engasgado, a segunda também é semelhante à gripe, porém atinge os gatos. Os sintomas mais comuns são espirros, secreção nasal, falta de apetite e febre”.

Para evitar que os pets peguem essas doenças, recomenda-se tomar a vacina V8 e mantê-la a em dia. Além disso, há alguns outros cuidados que devem ser tomados com os animais. Veja quais são:

Uso de roupinhas
Além de serem bonitas, as roupinhas pets também são um ótimo aliado para esquentar os animais durante o inverno e é sempre recomendada para os que têm pelo curto. Entretanto, pode gerar grande dor de cabeça para os animais com o pelo longo. “Para esses animais, aconselhamos que se coloque a roupinha apenas nos períodos mais frios do dia e, logo pela manhã, ela deve ser retirada, pois o pelo ajuda a manter a temperatura. Além disso, deve-se também escová-los depois do uso desse acessório”, esclarece Gabriela.

Outro ponto destacado pela veterinária é em relação à quantidade de banhos. “Durante essa época mais fria, orientamos para diminuir a frequência dos banhos. Caso ele seja necessário, deve ser com água quente e secar com o secador”, finaliza.