Home > Destaques > Prefeitos já estão de olho nas eleições do próximo ano

Prefeitos já estão de olho nas eleições do próximo ano

As peças do tabuleiro referentes às eleições do ano que vem já começam a ganhar movimento. Recentemente, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, participou de um evento para oficializar sua entrada no PSD. O momento, realizado no auditório principal da Assembleia, mais parecia um lançamento antecipado de sua campanha, repleto de lideranças de peso, inclusive, o presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab.

Desde então, Kalil tem demonstrado interesse em participar do pleito. Recentemente, pesquisas apontaram que, se as eleições acontecessem hoje, ele ganharia logo no primeiro turno. É esperado ainda que o prefeito prefira indicar alguém de confiança para ser seu vice no próximo ano e o atual secretário da Fazenda da PBH e economista, Fuad Noman, é um provável nome para o cargo.
Ao redor de Kalil, dois nomes estimulam os assuntos políticos. Seu vice-prefeito, Paulo Lamac (Rede), que é envolvido em importantes segmentos sociais; e o ex-presidente da Assembleia Legislativa de MG, Adalclever Lopes (MDB), conhecido por sua habilidade política junto aos deputados estaduais.

Contagem
Em um dos principais colégios eleitorais de Minas, o atual prefeito Alex de Freitas segue analisando o futuro. Para alguns observadores da cidade, o chefe do Executivo conseguiu realizar muitas obras e atendeu a população nos diferentes bairros. Acontece que, se ele realmente deseja se reeleger, teria que mostrar para o grande público seus feitos.

Montes Claros
Conhecido por ser um prefeito sincero, Humberto Souto (PPS), que está à frente de Montes Claros, tem entregado inúmeras realizações e obras em todos os cantos da cidade. Isso faz com que a população veja a prefeitura trabalhando. Por causa disso, para alguns deputados, atualmente, não há um nome competitivo para desafiar o atual prefeito de MOC.

Juiz de Fora
Antônio Almas (PSDB) está há mais de um ano na Prefeitura de Juiz de Fora. O fato de estar conseguindo administrar a cidade com desenvoltura faz o prefeito respirar aliviado. Até mesmo a situação financeira do município, proveniente da falta de repasse do governo, está menos dramática. Contudo, ele ainda não comenta sobre o pleito. Mas, vale lembrar que o prefeito comanda uma cidade em que, possivelmente, a disputa irá para o segundo turno. Sendo assim, alianças e parcerias são essenciais para chegar à vitória.

Ipatinga
Pouco se sabe sobre a política de Ipatinga. Por isso, não é de conhecimento dos especialistas do local o desempenho do atual prefeito Nardyello Rocha (MDB). Por outro lado, especula-se sobre a possibilidade do ex-prefeito do município, o produtor rural Sebastião Quintão, entrar na disputa pelo cargo. Também filiado ao MDB, ele está afastado devido à decisão judicial, mas advogados garantem que, agora, sua ficha eleitoral é limpa.

Uberlândia
O deputado Weliton Prado (PMB) garante que os membros de sua família não pretendem bater de frente com o atual prefeito da cidade de Uberlândia. Os antigos adversários de Odelmo Leão (PP) eram petistas, que estão sem forças no cenário político mineiro.

Grande BH
Nas cidades da região metropolitana, o assunto ainda é a falta de verba para que as prefeituras coloquem os carros nos trilhos. Porém, há indícios de que o ex-prefeito Carlos Murta (PP) estaria de olho na sucessão de Vespasiano.

Já em Nova Lima, Vitor Penido (DEM) não pode entrar na disputa, visto que já está em seu segundo mandato consecutivo. Por enquanto, ele não tem sinalizado a possibilidade de ser padrinho de alguém, isso deve ficar para o final do ano.

Por fim, em Lagoa Santa, a situação política para o próximo ano deve ser tensa. O ex-prefeito Genesco Aparecido Filho (MDB) está de malas prontas para embarcar na disputa eleitoral. E isso pode fazer com que Rogério Avelar (PPS), atualmente à frente da cidade, tenha de ser sacolejado politicamente se quiser bater de frente com seu provável adversário.