Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Eleição no MDB

Mesmo tendo perdido a eleição para deputado federal, Saraiva Felipe, atual presidente do MDB, está sendo encorajado por um grupo de emedebistas para disputar a reeleição. Ou seja, no pleito para escolha do novo diretório estadual, que acontece neste final de mês, Saraiva enfrentará o deputado federal Newton Cardoso Júnior. O colégio eleitoral, contando com todos os membros, reúne 400 nomes pelo interior afora.

Uberlândia X Montes Claros

Dois grandes colégios eleitorais de Minas têm algo em comum: a idade avançada de seus prefeitos. Essa é uma realidade tanto de Montes Claros, com Humberto Souto (Cidadania), quanto em Uberlândia, com Odelmo Leão (PP), de Uberlândia. Nas duas cidades se comenta que ambos estariam querendo jogar a toalha, não participando mais de eleições.

Tucanos deslocados

Em Juiz de Fora, comenta-se à boca pequena que o ex-presidente do PSDB estadual e ex-deputado federal, Marcus Pestana, deverá abandonar de vez a vida pública. Aliás, outros tucanos como Narcio Rodrigues e Bonifácio Mourão também analisam a possibilidade de não disputarem cargos eletivos.

Cidade sem prestígio

No passado, Lagoa Santa era uma espécie de paraíso na região metropolitana de Belo Horizonte, porém, nesta atual administração, a cidade perdeu brilho. Ninguém mais fala sobre as boas qualidades existentes por lá. Com a palavra, o prefeito Rogério Avelar (PPS).

Deputado X Zema

O deputado petista Jean Freire é mais um a crucificar o governador Romeu Zema (Novo) por considerar que, na época de campanha, ele prometeu uma coisa e agora age de maneira diferente. O parlamentar assegura aumentar a fileira de oposição aos projetos de reforma fiscal quando eles forem enviados à Assembleia.

PT em Brasília

Em Brasília, a jornalista Cristiana Lôbo comenta que o apoio do PT será fundamental para a aprovação da reforma da Previdência. E, em sua avaliação, isso pode acontecer pelo fato dos governadores petistas estarem apoiando o projeto.

Inovação estagnada

Segundo análise do economista e também cientista político, Ricardo Sennes, o processo de inovação na indústria brasileira está com uma década de atraso e isso vai gerar consequências pesadas para o segmento no futuro. Ele afirma que o ramo pode, inclusive, perder a condição na denominada competitividade mundial.

Sem apoio na Assembleia

Do alto de sua experiência como deputado por vários mandatos, o parlamentar Cássio Soares (PSD) afirma: “Se o governo do estado não conseguir apoio de outros deputados na Assembleia, o projeto de reforma fiscal não tem a mínima chance de ser aprovada”. A cobra vai fumar!

Política em Sabará

Em Sabará, comenta-se que, desiludido da vida pública, o atual prefeito Wander Borges (PSB) pode pendurar a chuteira de vez. Ou seja, não disputará a reeleição. É aguardar para conferir…

Denúncias contra o Moro

O historiador Leandro Karnal espera que as denúncias relativas a um possível envolvimento do ministro Sergio Moro com os procuradores da Justiça, na Operação Lava Jato, não afete o mundo político. Porém, em sua análise, está dito que a oposição no Congresso Nacional vai tentar influenciar negativamente, visando dividir a base aliada. Resta saber se vai conseguir.

Ajuda dos governadores

Na opinião do deputado estadual Guilherme da Cunha (Novo), os demais governadores de estado deveriam forçar o governo federal a mudar a famigerada Lei Kandir. O objetivo seria criar condições para o ressarcimento financeiro aos estados exportadores, somente Minas Gerais teria que receber uma bagatela de R$ 90 milhões.

Brasil de prontidão

“Os brasileiros vão ficar de prontidão quando chegar a hora de votar o projeto de reforma. Será um dia tenso, de muitas expectativas e cercado de lances imprevisíveis”, avalia o jornalista Gerson Camarotti.

Privatização da Cemig?

Mesmo sendo líder do bloco de deputados de sustentação ao governo estadual na Assembleia, o deputado Gustavo Valadares (PSDB) afirma: “Se a votação para a privatização da Cemig fosse agora, dificilmente a matéria receberia o aval positivo do plenário”. Até parece discurso de oposição, não é mesmo gente!?

Governar sem apoio

Enquanto isso, em Brasília, o jornalista Merval Pereira comenta que o presidente Bolsonaro (PSL) tem consciência de que governar sem apoio do Congresso, não é governar. “Ao contrário, é criar dificuldades diárias forçando o Palácio do Planalto a funcionar como uma espécie de Corpo de Bombeiros”.

Fim do mundo?

Ao debater os problemas relacionados ao meio ambiente, em programa da TV Cultura, o advogado Eduardo Muylaert comentou: “Até as crianças já sabem que se o meio ambiente não for preservado, em cem anos, a vida humana estará em risco, uma vez que o nosso planeta pode acabar”. Cruz credo, gente!

Brasil e França

Dados estatísticos comprovam que a França ficou 12 anos debatendo até conseguir aprovar o seu projeto de reforma da Previdência. Aqui, no Brasil, esse assunto está sendo tratado de maneira açodada. Essa é opinião do filósofo Luiz Felipe Pondé.

Faltam 50 votos

O apoio dos governadores pode ser fundamental para que o projeto da reforma da Previdência consiga apoio necessário no Congresso. Isso tem importância, pois eles podem reunir forças e acumular os 50 votos que faltam para complementar a lista de apoiadores.

Para o bem do Brasil

Em São Paulo, o empresário e ex-deputado federal, Emerson Kapaz, disse com todas as letras: “A oposição vai jogar duro para que reforma da Previdência não seja aprovada e isso é para o bem do Brasil”. Então, tá!

Sem saneamento

“Grande parte das doenças que se transformam em epidemias no Brasil acontecem por conta da falta de saneamento”. Opinião do médico e professor do Instituto de Estudos Avançados da UPS, Paulo Saldiva.

Falta sinceridade?

Sem meias palavras, a jornalista Natuza Nery dispara contra os governadores. Ela avalia que o apoio oferecido por eles para a aprovação da reforma pode ser um fiasco. “Eles, até agora, estão só fazendo cena”. Ave Maria, gente!