Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

CANAL NOTICIOSO

 José Aparecido Ribeiro entrevistou o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Giovanne Silva, para o programa Canal Noticioso, disponível no YouTube. Na ocasião, o presidente da ABIH/MG, Guilherme Sanson e o consultor de Hotelaria e Turismo, Maarten Van Sluys, também foram entrevistados pelo jornalista Sérgio Moreira.

MULTAS MILIONÁRIAS
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), sancionou o Decreto 17.086, que prevê multas milionárias para empreendimentos hoteleiros que se beneficiaram de incentivos municipais para atender a Copa do Mundo de 2014 e não foram concluídos no prazo. Com os incentivos da Lei 9.952/10, os hotéis beneficiados tinham até 30 de março de 2014 para ficarem prontos, com funcionamento de pelo menos dez anos consecutivos a partir da abertura. Porém, 13 desses empreendimentos não cumprirão o acordado e terão que quitar um débito milionário com a prefeitura, sem direito a descontos. Em alguns casos, as multas ultrapassam R$ 100 milhões.

PLENA RECESSÃO
Desde janeiro, enfrentamos uma recessão, com desemprego em alta, centenas de lojas fechadas e queda violenta nas vendas no varejo, especialmente, nos últimos dez anos. Dos últimos quatro anos, 2019 destaca-se como o pior.

CANAL ABERTO

Indicadores hoteleiros. A STR, empresa com atuação global em pesquisa no mercado hoteleiro, apresentou recentemente o balanço do mercado hoteleiro mundial. Os primeiros dados mostram que a demanda vai superar a oferta na América do Sul, enquanto a América Central registra queda. Venezuela e Argentina foram impactadas pela desvalorização da moeda, atingindo recorde de inflação. Já o Brasil registrou recuperação, encerrando 2018 com crescimento de 7,4%, com ocupação média anual de 56% e diária média de R$ 289,91. Os destaques ficaram para Manaus, Belo Horizonte e Salvador, que registraram o maior incremento anual em termos do indicador RevPar dentre as capitais brasileiras no ano passado.

Quer vender? A crise está tão brava que muitos empresários e comerciantes parecem não enxergar o seu tamanho. Hoje, do jeito que anda a situação, se a loja não abaixa o preço, parcela no cartão de crédito e não cobra juros, não adianta: não vai conseguir vender.

Sindhorb-BH e PBH discutem ações fiscais em bares e restaurantes
O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindhorb-BH), representantes de bares e restaurantes e a Prefeitura de Belo Horizonte reuniram-se para discutir as ações fiscais que estão ocorrendo em todas as regiões da capital. Este colunista e presidente do Sindhorb-BH abriu a reunião destacando a importância do setor para a economia em geral. O subsecretário de Fiscalização da PBH, José Mauro Gomes, informou que há 220 fiscais nas ruas e que passam, constantemente, por treinamentos e orientações nas ações de fiscalização. “Gostaria que a atuação dos nossos fiscais fosse sempre de forma educada, equilibrada e de acordo com que estabelece a lei, mas é impossível ter um controle absoluto do seu comportamento, porque em todos os setores da sociedade existem pessoas mais tranquilas ou mais estressadas”. Ao final, José Mauro disse que a reunião foi muito positiva, colocou-se à disposição e sugeriu fazer encontros periódicos para buscar soluções para diminuir os conflitos e as penalidades previstas em lei.

STF julgará multa de 10% do FGTS. No dia 8 de maio, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio determinou a inclusão em pauta do RE 878313/ SC, que julgará a inconstitucionalidade da multa de 10% do FGTS para os casos de demissões de empregados sem justa causa. O tema também é discutido na ação direta de inconstitucionalidade nº 5.050. Atualmente, esse tributo é cobrado conjuntamente com a multa de 40% do FGTS, porém, tais 10% são destinados à União. A data do julgamento ainda será designada conforme disponibilidade da pauta e conforme determinação do presidente da Casa.

Troféu Tancredo Neves 2019. Em grande estilo, o jornal Edição do Brasil convida para a solenidade de entrega do Troféu Tancredo Neves de 2019, no qual serão homenageados personalidades mineiras de diversos segmentos. O evento acontecerá no dia 1º de julho, às 20h, no Auditório do Tribunal de Contas de Minas Gerais, na Avenida Raja Gabáglia, 1315. O traje é passeio completo.