Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Oposição sem motivos?
Acostumado a ser aliado do governador ao longo de duas décadas, o deputado Alencar da Silveira (PDT) tem transformado a vida de Romeu Zema (Novo) em um verdadeiro inferno. Mas, nos bastidores os comentários são de que essa oposição sistemática não tem nenhum motivo aparente e pode ser passageira, segundo avaliação de colegas de parlamento do famoso Alencarzinho. É aguardar para conferir…

Sem empolgação
A Copa América está para começar e, mesmo com o Mineirão sediando alguns jogos, os mineiros não se empolgaram com o assunto. Deve ser a deficiência na divulgação. Também, puderas, com a falta de prestígio da Federação Mineira de Futebol (FMF) e a não convocação de jogadores daqui, o desânimo é natural.

Silêncio na Cemig
Depois que assumiu a presidência da Cemig, o Sr. Cledorvino Belini, estabeleceu uma espécie de toque de recolher. Ninguém fala nada e o silêncio, baseado em sua orientação, vale até para os diretores das empresas do grupo. Isso ainda vai gerar polêmica, podem apostar!

Política em Nova Lima
Envolto pelos problemas das barragens da Vale, o prefeito de Nova Lima, Vitor Penido (DEM), não quer ouvir falar de política, nem mesmo de sua sucessão. “Ele está focado na solução dos entraves”, diz um amigo. No entanto, sua oposição, capitaneada pelo ex-prefeito Carlinhos Rodrigues (PT), começa a colocar as mangas de fora. Segundo informações, ele continua sem poder para disputar a eleição por conta de proibição judicial.

Sucessão em BH
A vida dos políticos é sempre comentada pelos frequentadores do Café Boca de Pito, no edifício 5ª Avenida, na Savassi. Semana passada, por exemplo, surgiu a informação de que, no próximo ano, o atual diretor de Futebol do Cruzeiro, Itair Machado, deverá ser candidato à prefeito da capital. Isso é, se o clube estiver atravessando boa fase, claro.

Crítica aos políticos
Recentemente, Jair Bolsonaro (PSL) fez uma crítica aos políticos não democráticos que, supostamente, estariam fazendo pedidos não republicanos. Mas, para o filósofo Mario Sérgio Cortella, a fala do presidente foi muito vaga, fazendo parecer que o assunto não era sério. “Ele está errado e precisa mencionar os ditos políticos insensatos”, opina.

A favor do clima
Na avaliação do jornalista Antônio Gois, o governo brasileiro deveria aproveitar o debate internacional sobre a necessidade de preservação da Amazônia para levar algum tipo de vantagem. “As instituições internacionais deveriam investir mais no nosso país a fim de desenvolver ações de preservação do meio ambiente”. Ele também é presidente da Associação Nacional de Jornalistas de Educação.

Sucessão em Contagem
Tudo indica que a deputada Marília Campos, do PT, estaria com tudo acertado para disputar a prefeitura de Contagem outra vez. Porém, lá no município, tudo acontece ao contrário. Alguns comentários, inclusive, revelam que, por problemas pessoais, ela não entraria na peleja. Só resta esperar…

Sucessão em MOC
Ao ser informado da pretensão do deputado Marcelo de Freitas (PSL) em se candidatar à Prefeitura de Montes Claros, o deputado petista Paulo Guedes teria demonstrado interesse em entrar para lista de pré-candidatos.

Bolsonaro sem apoio
Na avaliação do experiente jornalista Waldo Cruz, a base governista no Congresso é cada vez mais insossa. “E, para piorar, o presidente da República quer levar os parlamentares à base do solavanco. Aí, tudo vai ficar mais complicado”, sentencia.

Agostinho Patrus elogia
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) anunciou os maiores investimentos feitos pelo grupo desde sua instalação no Brasil. Serão R$ 8,5 bilhões até 2024, que incluem uma fábrica de motores GSE turbo de alta eficiência, 25 novos modelos de veículos e novas tecnologias, além de uma parceria com o estado e universidades no setor educacional. O presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus (PV), destacou a importância dos novos projetos para Minas Gerais. “Investimentos trazem desenvolvimento, empregos, oportunidades para as pessoas e é isso que a Fiat está fazendo hoje”.

Sucessão em Sabará
Depois que retornou à Prefeitura de Sabará, o ex-secretário e ex-deputado Wander Borges (PSB) sumiu das rodadas políticas da capital. Contudo, lá na cidade histórica, fala-se que ele está com toda sua estratégia pronta, visando ser candidato à reeleição. Logo ele que, nas poucas vezes que foi visto nos corredores da Assembleia, reclamava horrores por conta da falta de verba nos cofres da prefeitura.

Sucessão em Vespasiano
Em Vespasiano paira um silêncio em torno da atual prefeita Ilce Rocha (PSDB) no que se refere a política partidária. No entanto, na Cidade Administrativa é cogitada a possibilidade de o ex-prefeito Carlos Murta (PROS) querer voltar a participar da peleja. Aí, tudo fica diferente, pois Murta seria eleito de balaiada.

Sucessão em Fabriciano
Ex-presidente da Câmara, vereador por vários mandatos e bacharel em comunicação Marcos da Luz (PT) confessa que pretende levar seu nome aos companheiros de partido, visando disputar a prefeitura de Coronel Fabriciano no ano que vem.

De volta a 2013?
Quando participou de um debate na TV Cultura, semana passada, o jornalista e apresentador Marcelo Tas disse que ver tanta gente nas ruas protestando contra o corte de verba da educação, o fez lembrar da manifestação de 2013, quando grande parte da população foi às ruas, sem viés ideológico, apenas com a finalidade de se expressar.

Crítica da ministra
Em tom de desabafo, a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia disse que a administração pública brasileira está doente. “É hora de reverter essa situação, para o bem de todos”, aconselha a ex-presidente do STF.

Complicando mais
Para o jornalista Gerson Camarotti, as manifestações contra os cortes na educação, proposto pelo Ministério da Educação, podem complicar a vida de Bolsonaro (PSL). “O assunto é melindroso e vai atingir todas as classes sociais”, aponta.

Incerteza econômica
“A economia brasileira voltou a ficar estagnada devido à incerteza do segmento político. Isso tem que passar rápido, para evitar maiores consequências”, diz o comentarista e jornalista João Borges.

Cemig e Copasa
“Mesmo que o governador Romeu Zema (Novo) pense o contrário, a venda de estatais mineiras, como a Cemig e a Copasa, não vai resolver nada no que se refere à necessidade de equilibrar as finanças do estado. E pior, Minas Gerais ficaria sem qualquer ativo importante e perderia sua referência econômica, que já está combalida”. Opinião de Maria Aparecida Meloni, presidente da Associação dos Funcionários Fiscais de Minas Gerais (AFEMG).

Problema da automedicação
Sem meias palavras, a presidente do Conselho Federal de Farmácias, Josélia Frade disse, recentemente, em um programa de TV, que a taxa de automedicação no Brasil é uma das maiores do mundo. Apesar de representar a classe, a presidente não poupou os próprios farmacêuticos, especialmente das cidades menores, onde o receituário indevido corre solto.
Vamos devagar pessoal.

Publicidade desperdiçada
“Os R$ 37 milhões investidos para publicidade relacionada à reforma da Previdência pode ter sido dinheiro jogado fora. Afinal, o governo federal não tem convicção sequer de que o projeto original será aprovado, então, divulgar algo que pode não ser real é um engodo”, avalia a jornalista Nathalia Arcuri, de São Paulo, em um programa de TV.

Deputado questiona
O deputado federal Weliton Prado (PROS) questionou mais um reajuste nas tarifas cobradas pela Cemig. “Não se justifica um aumento em pleno momento de crise econômica e de grande dificuldade para a população. A Aneel atua, mais uma vez, como advogada das empresas. Enquanto os consumidores sofrem para pagar a conta de luz”. O parlamentar vai apresentar pedido de investigação à Comissão de Defesa do Consumidor.