Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

5 MILHÕES USAM APLICATIVOS

No Brasil já alcançamos a marca histórica de 5 milhões de motoristas de aplicativos. O lado positivo é que esses brasileiros estão no mercado de trabalho. Infelizmente, por enquanto, nada sinaliza que o número de 14 milhões de desempregados irá diminuir. Os especialistas acreditam que as vagas voltarão a aparecer somente a partir da aprovação da reforma da Previdência.

BOAS NOVAS PARA A HOTELERIA

Em março duas notícias foram positivas para hotelaria no Brasil e no trade em geral: a isenção de visto para cidadãos americanos, australianos, canadenses e japoneses e a abertura de 100% do capital estrangeiro para as companhias aéreas internacionais ingressarem no nosso país. O fim dos vistos para as quatro nacionalidades passa a valer em 17 de junho e facilita o ingresso deles no Brasil. O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz, elogiou o ministro Marcelo Álvaro pelo feito histórico. “A Argentina que não exige vistos americanos – embora os americanos exijam deles -, teve avanços importantes. A partir dessa facilidade, abrimos as possibilidades de ter navios o ano todo no Nordeste, por exemplo. Isso estimula toda a indústria do turismo a investir”, acredita.

CANAL ABERTO

Posse da AMM. O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), 1° vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Moema, Julvan Lacerda (MDB), convida para a cerimônia de posse da diretoria e conselho fiscal da AMM, gestão 2019/2021. O evento acontecerá no dia 15 de maio (quarta-feira), às 18h, no Mineirão.

Sobre a Medida Provisória 873. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh) expressa seu repúdio à decisão do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), em adotar uma Medida Provisória (MP) 873 que altera a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Esse ato demonstra falta de sensibilidade da presidência em relação à luta pela defesa dos direitos da classe trabalhadora. Ressalta-se ainda que dentro do entendimento da Contratuh, a MP 873 também não preenche os requisitos previstos na Constituição Federal para ter efetividade.

 Curso de manipulação de alimentos. A Vigilância Sanitária de Belo Horizonte está iniciando uma fiscalização em todos os hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes, motéis, pizzarias, churrascaria e similares. O Sindhorb e a Amibar, em parceria com a Alimentum Consultoria, estão recebendo inscrições para mais um curso na área de manipulação de alimentos, exigido pela Anvisa. O curso será de 20 a 24 de abril de 2019, na Avenida Brasil, 510, 4º andar, das 15h às 19h.

As inscrições poderão ser feitas pelo site do sindicato www.sindhorb.org.br e também pelos e-  mails:  tesouraria1@sindhorb.org.br (Bruno); assessoria.presidencia@sindhorb.org.br (Daniel) e cobranca1@sindhorb.org.br (Márcio).