Home > Destaques > O ar começa a ficar mais leve em torno do governador Zema

O ar começa a ficar mais leve em torno do governador Zema

A partir da decisão do PSDB mineiro em continuar fazendo parte da base aliada do governo, no âmbito da Assembleia Legislativa, o governador Romeu Zema (Novo) pôde respirar aliviado.

Ainda no decorrer dos últimos dias, o chefe do Executivo mineiro circulou por Brasília, frequentando gabinetes de ministros e outras autoridades com intuito de encontrar alternativas para minimizar o abismo financeiro no qual se encontra o governo do estado.

Uma de suas visitas aconteceu no gabinete do deputado federal Diego Andrade (PSD), coordenador da bancada federal em Brasília. Andrade é um político de muito prestígio, especialmente, por conta de sua inserção na área de transportes e obras públicas. Alias, está sob a coordenação do parlamentar uma série de iniciativas visando trazer benefícios para Minas Gerais, inclusive a expansão do metrô de Belo Horizonte até a região do Barreiro.

Bastidores da ALMG
Manifestações isoladas, de alguns parlamentares, em favor do governo traz otimismo sobre à construção de um trabalho do Executivo, especialmente quanto ao encaminhamento de projetos para a Casa Legislativa. A parlamentar Ione Pinheiro (DEM), por exemplo, confessa, aos amigos, que não tem dificuldade de convivência com o pessoal do Executivo.

Em verdade, há 15 dias, os governistas comemoraram o apoio do Legislativo, comandado pelo presidente Agostinho Patrus (PV). Na ocasião, foi aprovado o projeto de reforma Administrativa, encaminhado pelo Palácio da Liberdade.

Apoio dos empresários
Os ares que rondam Zema começaram a mudar quando ele promoveu mudanças internas e, inclusive, nomeou o publicitário Roberto Bastianetto para comandar sua comunicação. O nome de seu novo auxiliar ainda repercute positivamente nos meandros da comunicação de Belo Horizonte.

Em verdade, a situação do governador ficou mais desanuviada depois de sua decisão em fazer um acordo com os prefeitos mineiros, por meio da Associação Mineira de Municípios (AMM). A partir disso, diminuiu-se as críticas à sua administração, embora setores mais conservadores da imprensa continuem repercutindo, quase que cotidianamente, assuntos negativos notados nos bastidores do governo.

Com seu estilo direto de atuar, Zema tem feito constantes visitas a entidades, como a Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Seu prestígio na Fiemg anda tão alto ao ponto do presidente da entidade Flávio Roscoe externar suas impressões: “O apoio do governador tem elevado significado, uma vez que visa o soerguimento do parque industrial mineiro, especialmente no tangente ao setor mineral, segmento que gera emprego e renda, tanto para as prefeituras como para o próprio governo estadual”, disse Roscoe.

Pessoas que, no passado, tiveram oportunidade de conviver com Zema, como o empresário Fabiano Lopes Ferreira, avaliam a tenacidade do chefe do Executivo e garantem que ele, em breve, vai contornar o quadro de dificuldade enfrentado pelo governo do estado.