Home > Vigílias > Vigílias

Vigílias

Fracasso de uma reunião
Quem teve oportunidade de participar de uma recente reunião com Romeu Zema (Novo), em Montes Claros, na sede da Associação dos Municípios, ficou abismado com o autoritarismo disfarçado durante o evento, só o governador e o anfitrião puderam falar, sem deixar que os outros prefeitos presentes fizessem qualquer tipo de manifestação. Foi uma frustração só.

Mudanças na CNT
Depois de cerca de 30 anos no comando da influente Confederação Nacional do Transporte (CNT), o empresário mineiro Clésio Andrade resolveu abdicar do comando da entidade. Porém, permanece na presidência do Conselho Administrativo, ou seja, não saiu da direção completamente.

Cutucando Anastasia
Em recente debate no programa Mundo Político, na TV Assembleia, o ex-ministro da Previdência, Carlos Gabas, alfinetou o atual senador Antonio Anastasia (PSDB). Segundo o ex-ministro, o tucano gastou o dinheiro do Fundo dos Servidores do Estado e, agora, não sabe como recuperar esses valores. Claro que o senador deve ter uma explicação plausível para a denúncia.

Política estadual
Consta nos bastidores que existe uma fila para conseguir uma audiência com o presidente da Assembleia, deputado Agostinho Patrus Filho (PV). No momento, são cerca de 380 solicitações para tratar dos mais diversos assuntos. O principal deles: pedidos de emprego.

Vizinho privilegiado
Os curiosos de plantão ainda não sabem o nome do deputado federal que estaria residindo ao lado da casa alugada por Romeu Zema (Novo), na região da Pampulha, em BH. Mas, pela relevância da informação, isso deve ser revelado em breve.

Política nacional
Os jornalistas que fazem a cobertura política no Congresso Nacional comentam que, quando deputado, Jair Bolsonaro (PSL) agia sempre isoladamente, sem se relacionar com as bancadas ou grupos de parlamentares. Agora, como presidente, ele precisa da coesão de todos para aprovar a Reforma da Previdência, mas a sua dedicação para garantir sucesso na empreitada não está nada boa.

Sem se desgastar
Ainda segundo comentários, na Sala de Imprensa da Câmara dos Deputados existem alguns ministros dizendo que o presidente da República quer que a Reforma da Previdência seja autorizada pelo parlamento. Ele, em síntese, almeja continuar fazendo cenas, declarações contundentes, como forma de pressionar o andamento do projeto, sem se envolver diretamente na polêmica advinda por conta do resultado da votação da Reforma, já que as mudanças serão profundas.

Pacote anticrime
Depois de analisar o assunto com devido cuidado, o cientista político Rodrigo Prando atacou: “Não vai ser fácil a aprovação do pacote anticrime enviado pelo ministro Sérgio Moro ao Congresso. Os deputados, por conta de interesses próprios, irão desidratar o projeto ao máximo”, diz.

Merval X Temer
O jornalista, advogado e membro da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira considera que os processos contra o ex-presidente Michel Temer (MDB) não irão se desenvolver na mesma velocidade que os de muitos políticos de prestígio nacional. Isso porque muitos delitos, que podem ter sido praticados ao longo de décadas, estariam prescritos. Mas, o comunicador esquece que na operação Lava Jato tudo acontece de maneira diferente. Ou seja, seria bom o ex-presidente preparar sua pele.

Conflito desnecessário
Com experiência de longos anos como professor de Relações Internacionais, Oswaldo Dehon garante que a ideia de uma invasão militar na Venezuela é dos norte-americanos. Mas, os gringos querem usar os militares brasileiros apenas com a finalidade de invadirem o país vizinho. “Se o presidente Bolsonaro (PSL) fizer isso vai estar dando um tiro no pé” afirma o mestre.

Aparato supérfluo
Sem dúvida, o assunto da semana passada foi o envolvimento do ex-presidente Temer (MDB) com a Polícia Federal. Na avaliação do ex-deputado e advogado Airton Soares, houve um exagero da PF no ato da prisão. “Não havia necessidade de interceptar o veículo conduzido em plena via pública, interrompendo o trânsito como se estivesse em uma operação de filme. É muita cena”, finaliza.

Críticas aos Bolsonaros
“Os parentes do presidente Bolsonaro (PSL) são verdadeiros fabricantes de crise contra o governo. Os filhos dele precisam de um puxão de orelha para não ficarem agredindo os parlamentares. Isso ainda vai terminar muito mal, a não ser que mudem de atitude”. Opinião do cientista político José Álvares Moisés.
Comentário único – O problema disso é que, muito provavelmente, o pai não domina mais os filhos já que cada um tem seus respectivos mandatos.

Reforma dos militares
Depois de muitas visitas aos gabinetes de parlamentares em Brasília, a jornalista Natuza Nery sentenciou: “A Reforma da Previdência dos militares está sendo um divisor de águas na Câmara dos Deputados. Aliás, esse assunto está colocando em xeque a liderança do governo no Congresso”.

À moda antiga
Já a veterana jornalista Cristiana Lôbo avança em seus comentários e conclui: “Os parlamentares brasileiros, em sua maioria, não querem saber desta nova política. Querem ser tratados à moda antiga, ou seja, no toma lá, dá cá”.

Lula e Temer
Fazendo um comparativo entre as prisões dos ex-presidentes Lula (PT) e Temer (MDB), o filósofo paulistano Luiz Felipe Pondé entende que a prisão de Temer não teve a mesma repercussão que a de Lula por um fato: a Operação Lava Jato já está sendo desidratada. Será?

Falta de liderança
Depois de ver o noticiário negativo envolvendo inúmeros políticos e muitos deles sendo presos, o historiador Leandro Karnal opinou: “Tudo isso está acontecendo pelo fato de não termos, no momento, grandes líderes políticos no âmbito nacional”.

Pagando a conta
Ao saber do envolvimento do ex-presidente Michel Temer (MDB) com a Polícia Federal, o deputado Ivan Valente (PSOL) não perdeu a oportunidade de alfinetar. “Temer foi o principal articulador para a derrubada indevida da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Agora ele está sendo crucificado, preso e tudo mais. Está pagando a conta, mediante o uso da mesma moeda: a maldade”, sentenciou.

Tietagem internacional
“O motivo da visita do presidente Bolsonaro (PSL) aos Estados Unidos foi buscar aproximação e parceria proativa para o Brasil. Já os seus filhos foram lá fazer tietagem, uma vez que são fãs incondicionais do presidente americano”. Opinião do economista e cientista político, Ricardo Sennes.

Só promessas
Segundo o jornalista Valdo Cruz, da Globo News, a visita dos brasileiros aos EUA foi inócua para nosso país, pois as nossas autoridades ofertaram vários itens, enquanto que os anfitriões ficaram só nas promessas, sem nada concreto.

Servas em apuros
A caótica situação financeira do governo mineiro já reflete em vários segmentos. Consta, por exemplo, que a presidente do Servas, Alexia Paiva, tem recorrido a recursos pessoais em várias situações a fim de garantir itens de primeira necessidade, como material higiênico, etc.