Home > Destaques > Calor pode fazer mal para o corpo e a mente

Calor pode fazer mal para o corpo e a mente

A banda Jammil e Uma Noites canta que no verão é “tempo bom de ser feliz”, mas, segundo estudos da American Physiological Society, não é bem assim. É que a alta temperatura faz subir o nível de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, em nosso corpo.

Contudo, o professor da pós-graduação em endocrinologia da Faculdade IPEMED, Hamilton Junqueira, explica que o cortisol não é ruim. “Muito pelo contrário, quando estamos sob estresse, precisamos de uma resposta endócrino-metabólica e é ele quem dá esse retorno”.

Ele aponta que é um hormônio do bem. “Ele vai subir no calor, mas no frio excessivo também. Isso ocorre porque a oscilação de temperatura causa alterações no nosso corpo que requerem uma resposta hormonal. Não é patológico, mas sim metabólico que ocorre em várias situações do dia, como uma doença, acidente e etc”.

Enquanto o cortisol cuida da resposta do corpo, a mente também precisa ser trabalhada para suportar o calor sem entrar em um quadro de estresse que, segundo a psicóloga e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, Ellen Senra, é comum. Ela explica que, no geral, as pessoas ficam mais irritadas no calor. “A tendência é ficarmos mais desconfortáveis, uma vez que suamos muito e estamos mais cansados”.

Ellen acrescenta que uma mente cansada pode prejudicar o corpo. “A irritabilidade pode desencadear picos de ansiedade, perda de sono, dores musculares, falta ou excesso de apetite, queda de cabelo e unhas fracas. Além disso, os pensamentos podem ficar acelerados e isso faz com que a gente não foque nas tarefas cotidianas”.

O ideal, segundo a especialista, é procurar um escape. “A meditação ou ioga pode ajudar, um banho relaxante no final do dia também. A pessoa pode buscar alguma atividade que acalme e que ela julgue prazerosa para ter esse momento de cuidar da mente. Praticar exercícios físicos também pode ser uma opção, tudo que a direcione para um caminho oposto ao do estresse é bem-vindo”.

Alerta
O endocrinologista chama a atenção ao fato de a alta temperatura ser prejudicial de inúmeras formas. “O calor excessivo desidrata nosso corpo, abaixa a pressão, traz uma sensação de mal-estar e pode até matar. Tudo que é demais, é perigoso”.

É necessário tomar alguns cuidados com a exposição solar. “Se hidratar e alimentar bem, evitar alimentos quentes e dar preferência a comidas mais leves. Além disso, pratos que contém muito carboidratos devem ser cortados assim como o excesso alimentício”.