Home > Colunas > Quem sabe, sabe

Quem sabe, sabe

Na foto: José Carvalho Jorge, Lena Brandão e Aldija Carvalho na comemoração dos 17 anos da Revista Fotos & Festas

Vinho & Café

O vinho inspirou muitos escritores e poetas. Há anos, o setor relacionado à bebida e sua valorização no mercado consumidor é uma fonte de inspiração para a cadeia de café. Veio daí a adoção da denominação de origem, já adotada, por exemplo, na região do cerrado mineiro e em outras regiões produtoras do país. Mais recentemente, a fermentação, fundamental na produção do vinho, vem ganhando mais e mais espaço nas discussões entre cafeicultores. Muitos dos quais interessados em conhecer mais sobre a fermentação controlada ou processamento de via úmida do grão. Hoje, o Brasil adota majoritariamente a via seca.

1º Curso de manipulação obrigatório do ano – novas turmas

A Vigilância Sanitária de Belo Horizonte está iniciando uma fiscalização em todos os hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes, motéis, pizzarias, churrascaria e similares. O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Belo Horizonte (Sindhorb) e Associação Mineira de Bares e Restaurantes, Hoteis e Lanchonetes a (Amibar), em parceria com a Alimentum Consultoria vai realizar mais um curso na área de manipulação de alimentos, exigido pela Anvisa. O curso terá a duração de cinco dias, e vai acontecer dos dias 4 a 8 de fevereiro de 2019, das 15:00 às 19:00 horas na Avenida Brasil, 510, 4º andar. As inscrições poderão ser feitas pelo site do sindicato www.sindhorb.org.br.

Autores Brasileiros

O livro “Um escritor na biblioteca 2014/2018” – obra que reúne entrevistas com 23 autores brasileiros que participam do projeto homônimo – foi recentemente lançado pela Biblioteca Pública do Paraná (BPP). A obra fornece ao leitor as visões dos escritores acerca de temas como criação literária, leitura e influências. É o terceiro livro que reúne bate-papos publicados originalmente no jornal cândido, produção da BPP dedicada à literatura.

Canal aberto

Tudo por dinheiro. O ex-jogador do Cruzeiro, Arrascaeta, que agora está no Flamengo, pisou na bola ao não se apresentar na Toca da Raposa no dia 3 de janeiro. Sem nenhuma comunicação, aviso ou telefonema, durante o período que esteve de férias ele negociou com o Flamengo através do seu empresário a saída do Cruzeiro. A torcida celeste não vai perdoá-lo e, inclusive, já está o chamando de Judas.

Carnaval 2019. A Belotur (empresa municipal de turismo de Belo Horizonte) divulgou semana passada o edital do processo seletivo que vai escolher as atrações para o Carnaval de BH deste ano. As inscrições vão até o dia 22 de janeiro. Segundo a Belotur, os gêneros samba, pagode e axé serão priorizados no processo, mas artistas de qualquer estilo podem se inscrever.

Álcool & gasolina. Enquanto em São Paulo a gasolina está abaixo de R$ 4 desde dezembro de 2018, aqui em Belo Horizonte os postos de combustíveis não sinalizam que o preço será semelhante. Nas refinarias o preço do litro está  R$ 1,43, é o menor valor desde outro de 2017.

Menos empregos. Centenas de edifícios comerciais e residenciais de Belo Horizonte e Região Metropolitana, estão diminuindo drasticamente o número de porteiros, tudo em função da crise e do alto custo dos salários e encargos, que venham aumentando muito a taxa condominial. Dezenas de edifícios, principalmente residenciais, estão optando por portaria eletrônica.