Home > Colunas > Acir Antão

Acir Antão

15 anos

Na foto, este colunista com o apresentador do Viação Cipó, Otávio di Toledo, em comemoração dos 15 anos do programa na TV Alterosa.

OS FILHOS DO BOLSONARO – Nos últimos dias, o povo brasileiro se deparou com problemas criados pelo filho mais velho do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). O fato se prende ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), um órgão da Receita Federal que identifica movimentações financeiras anormais de pessoas que não têm lastro para tal. O caso chegou ao Bolsonaro, já que sua esposa recebeu um cheque de R$ 24 mil do assessor de Flávio Bolsonaro (PSL), que ainda é deputado estadual do Rio de Janeiro. O fato me fez lembrar do velho político mineiro governador Israel Pinheiro da Silva que, no exercício do seu mandato de chefe do Executivo mineiro, impediu que seu filho Israel Pinheiro Filho disputasse uma vaga para a Câmara Federal. Israelzinho, como sempre foi chamado, ficou desempregado, pois nem mesmo no governo do pai ele poderia servir como assessor. Lembro-me também que ainda governador de Minas, ele fez uma viagem ao Japão com o então governador indicado, Rondon Pacheco e, naquela oportunidade, pediu ao futuro governante de Minas que nomeasse Israelzinho para algum cargo no Estado. Rondon prometeu, mas não cumpriu. A esposa de Israelzinho, Vera Pinheiro, foi trabalhar no gabinete do deputado João Ferraz na Assembleia para poder ajudar na casa e ele, engenheiro formado, teve que fazer “bicos” para sobreviver. O filho do ex-governador só ganhou um cargo na administração de Luiz Verano, quando foi nomeado secretário de Obras e presidente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).

MORTE DE EDUARDO CAMPOS – Só agora chegou a Brasília o processo da queda do avião que matou o candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos, e mais seis pessoas que o acompanhavam. O acidente foi na campanha de 2014. A justiça de São Paulo já condenou o partido e os donos da aeronave a pagar indenização à moradora do imóvel atingido. A sentença determinou a indenização de 10 salários mínimos por danos morais e prejuízo material ainda será calculado. Os condenados recorreram ao Supremo Tribunal de Justiça.

MAIS UMA VEZ AÉCIO NEVES – No dia 11 acordamos com a informação de que a Polícia Federal estava novamente investigando Aécio Neves (PSDB) e, mais uma vez, era alguma coisa relacionada a Friboi, onde políticos de vários partidos foram buscar dinheiro para suas campanhas. Interessante é que vem e vai eleição, eles não emendam: o dinheiro sempre é originado das empresas. Aécio foi um bom governador de Minas, manteve em dia o pagamento do funcionalismo e realizou muita coisa. Mas o seu comprometimento com o ilegal o colocou a nível de outros políticos que usaram a mesma coisa.

DA COCHEIRA

É bom lembrar que o então secretário da Fazenda de Aécio (PSDB), em Minas, foi Fuad Noman, o mesmo que mantém as contas da prefeitura de Kalil (PHS) em dia.

Sérgio Moro em conversa com Alexandre de Moraes, que também foi ministro da Justiça, ficou sabendo que dificilmente a Polícia Federal informa onde vai. O ministro acorda pela manhã e descobre como todos onde a PF foi e quem prendeu.

O caso de Flávio Bolsonaro pode atrapalhar a posse de Jair Bolsonaro (PSL) em Brasília. O PT já está preparando manifestações.

Falando em PT, o partido já fez escala para Lula não ficar sozinho no Natal e Ano Novo nas dependências da PF do Paraná. Militantes farão plantão na porta da cadeia.

ANIVERSÁRIOS

Domingo, dia 16 de dezembro
Ananias Neves Ferreira
Coronel Jonas Cruz
Madalena Viana – Curvelo

Segunda-feira, 17
Jornalista Oswaldo Diniz – Rádio Itatiaia
Jornalista Cecília Ribeiro
Ludmila Marques Capanema

Terça-feira, 18
Larissa Lucas – Contagem
Médico Ilânio Starling
Rafael Vaz de Melo

Quarta-feira, 19
Ministro João Camilo Pena
Izabel Ferreira – Rádio Itatiaia
Dr. José Ernesto – Brumadinho

Quinta-feira, 20
Orlando José – Rádio Itatiaia
Jornalista Helen Araújo – Rádio Itatiaia
Dorinha do Amaral

Sexta-feira, 21
Valéria Lucas Bambirra – esposa de Luizinho Castro e Silva
Ludmar Valente Diniz
Otacílio Borges

Sábado, 22
Jornalista Antônio Silveira Soares
Ana Flávia Jordane
Jose Maria Cançado

A todos, os nossos parabéns!